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Negócios: características para empreender no comércio

Empreender não é uma tarefa fácil, pois envolvem uma série de elementos e complementos que por um momento parecem ser um bicho de sete cabeças nos negócios.

O que temos que entender primeiro, é que são muitos os setores que podem ser explorados, que vão desde o de entrega rápidas até o setor industrial.

No entanto, um setor que sempre tem crescimento, é o de comércio. E isto envolve uma série de outros tipos de estabelecimentos que vão da escolha do setor, o tipo de loja que abrirá e quais serão os pontos de venda, os players que estão no mercado dentre outros.

Com isto, neste artigo falaremos sobre aspectos que são inerentes em qualquer negócio, e que podem ser aplicados no planejamento e execução de quase a totalidade dos tipos de comércio, seja uma loja de roupas ou de artigo de decoracao.

Assim, você entenderá o que fazer e como fazer para o desenvolvimento de negócio de sucesso.

O plano de negócios: a rosa dos ventos do seu empreendimento

Para a montagem de qualquer negócios é necessário o planejamento do estabelecimento. Esse planejamento está dentro de um documento conhecido como plano de negócios.

Neste plano são definidos:

  • Estratégias;
  • Metas;
  • Objetivos;
  • Situações de risco.

Que o seu negócio pode passar durante a execução do empreendimento. Assim, o plano de negócios precisa ser feito com muito cuidado e com muita paciência para identificar os possíveis gargalos que você talvez não conheça, e assim, se aprofundar para solucionar esse ponto.

Ter esse plano garante uma vista em perspectiva do seu negócio, de modo que você saiba onde está sendo investido o seu dinheiro e como será que ele voltará para você e te dará lucro.

A elaboração de um plano não é tão simples, e para isso, o empreendedor tem que se aprofundar na realidade do negócio, para que todas decisões tomadas sejam feitas com segurança.

Essa decisões estão dentro de uma série de elementos como financeiras, mercadológicas e estratégias de marketing, operação da loja, uso de camera de monitoramento para segurança, e outros aspectos.

Por fim, o plano de negócios atua nos seguintes setores:

  • Análise de mercado;
  • Plano de marketing;
  • Plano operacional;
  • Plano financeiro;
  • Análise estratégica.

Abaixo falaremos sobre outros pontos que devem ser levados em consideração após o plano de negócios.

Escolha o local ideal para sua loja

Feito o plano de negócios é hora de fazer com que sua loja apareça ao mundo, e um ponto fundamental para isso é a escolha do ponto comercial.

A definição do local está contemplado dentro do plano de negócios e ela precisa estar alinhada com o público-alvo.

Por isso, que é preciso avaliar os espaços com muito cuidado, tanto na parte externa, com o acesso, os concorrentes que estão perto, como na parte interna, pois o espaço interno te ajudará na definição do layout com o uso de balcão caixa com vitrine, prateleiras e outros componentes.

Um dos pontos que podem ser levados em consideração para escolher o local ideal é o fluxo de carros. Isso é importante, pois se a rua em que sua loja está passa muitos carros, sua loja pode não ser notada.

Também é importante verificar como que o local lida com questões climáticas, como o risco de alagamento, exposição prolongada ao sol, e possibilidade de ventilação natural.

Isso também ajuda na definição dos sistemas de segurança, como a colocação de câmeras, alarme antifurto perimétrico, sensores e outros equipamentos.

Conheça o seu público-alvo

Um dos pontos mais importantes tratados no plano de negócios e que não pode ser deixado de lado nunca é a definição e conhecimento de quem são as pessoas que seu negócio atuará.

Isto acontece porque são essas pessoas que além de comprar seus produtos, trabalharão de forma inconsciente na divulgação da sua loja, do seu produto ou do seu serviço.

Assim, se sua loja for de roupa masculina, é importante que conheça para que tipo de homem sua loja é direcionada. Para o homem mais formal? Informal? Voltado ao público teen masculino?

Sabendo dessas informações conheça os hábitos do seu público, desse modo, é possível criar promoções e estratégias de marketing certas para essas pessoas.

Assim, vimos que para ter um negócio, uma loja, é preciso atentar-se para muitos aspectos, que vão desde a definição do setor, até o que comporá a loja, seja balcão, porta de vidro de correr, prateleiras e outros. Porém, para que tudo ocorra bem é muito importante a elaboração de um plano de negócios detalhado.