Quando se pensa em montar um negócio, é importante ter noção dos elementos que devem ser pensados para que ele seja um sucesso. Nesse contexto, elementos como a segurança e a qualidade dos produtos e serviços são essenciais.
Um dos negócios mais lucrativos dos últimos tempos se enquadra no ramo da beleza, que agrega desde cosméticos até serviços como cabeleireiro, manicure, esteticistas, entre outros. Apesar de envolver uma gama de profissionais e setores, o grande diferencial e destaque desse setor são os famigerados salões de beleza.
Eles possuem um perfil diversificado, que vão desde os salões de beleza de luxo, que possuem desde cabeleireiros até esteticistas renomados, até salões de beleza populares, com acesso a serviços como manicure e pedicure.
O fato é que antes de montar esses salões é preciso ter muito mais do que talento na tesoura, mas pensar nos elementos que compõe esse negócio e estruturar todo um planejamento em diversos níveis para obter sucesso.
Desse modo, este texto tratará dos elementos importantes dentro de um salão de beleza, que vai desde a segurança com a instalação e manutenção de cameras de segurança, até equipamentos básicos para o serviço em si.
Montando um salão de beleza
Há diversas formas de montar um salão de beleza, um exemplo é que você pode estabelecer uma franquia, que já possui nome no mercado, o que garante a você reputação e clientes que sempre quiseram experimentar o serviço da marca.
Além disso, outras vantagens desse formato é contar com toda uma estrutura de fornecedores e até de equipamentos e sistemas, como o sat e impressora fiscal usados para controle de estoque, tudo isso com apoio da marca.
Você também pode comprar um salão de beleza que já está estabelecido, com clientela fixa, mas que por algum motivo o empresário deseja vender, seja por aposentadoria, falência ou então usou uma estratégia que falhou.
Esse caso tem vantagens, pois o salão é conhecido e os problemas são mais de gestão que de serviço, fora que os gastos com equipamentos como autoclave salão de beleza preço, cadeiras e secadores diminui.
Por fim, você pode montar seu próprio salão. Assim, a marca, a gestão inicial e a busca por clientela vai demandar talento, trabalho duro e uma boa gestão.
Local, segurança e funcionários: pontos para o sucesso de um negócio
Com relação a montagem e abertura de salão, muitos optam por começar do zero. Por isso, nesse início é importante estar atento em alguns pontos como o fiscal. Aqui você deverá investir em um sistema de retaguarda sat que cuida da validação e emissão de cupons e notas fiscais. Isso da ao seu negócio seriedade e comprometimento com seus clientes.
Tendo isso em mente, é hora de pensar no local. O ponto deve ter um médio ou alto tráfego, com acesso fácil e que a concorrência não esteja diretamente à sua frente. Procure ruas em que haja movimento e que o único salão seja o seu, ou ainda um quarteirão em que o seu salão será o único. Isso permite um “espaço” da concorrência.
Procure locais bem iluminados e seguros, optando pelas esquinas, isso diminuirá os gastos periódicos com manutenção de cameras de segurança e trará mais clientes para o estabelecimento por se sentirem seguros ali.
Invista em uma decoração elegante. Seu salão é de beleza, então o local deve ser elegante e confortável, com cores que variam entre o vibrante e o neutro.
A área do seu estabelecimento deve ter pelo menos quatro pontos chave:
- Recepção e vendas;
- Lavagem;
- Corte/serviço;
- Armazenamento.
Além do banheiro, que deve ser limpo e confortável. Ter uma área de recepção e vendas com um bom atendimento garante uma fidelização do cliente.
Para isso é necessário treinamento e estratégia, por isso utilize ações nas redes sociais como sorteios, cartões-fidelidade e até o uso de outros serviços como manicure e pedicure grátis em troca de um corte ou procedimento.
Por fim, invista em profissionais adequados. Se o salão for pequeno, contrate pelo menos uma manicure/pedicure ou esteticista e mais uma cabeleireira, para atender a demanda. Esses profissionais devem ser qualificados e treinados, pois vão garantir a fidelização desse cliente e o chamado marketing orgânico.
Atração de clientes para seu negócio
Para além do cuidado com a montagem do espaço físico para um bom atendimento e atração de clientes, também é preciso pensar em estratégias de divulgação do salão.
Nesse contexto, o investimento em ações de marketing – tanto tradicionais quanto digitais – é fundamental.
No modelo online, uma opção bastante atrativa é o tráfego pago. Isso porque é possível segmentar o público com muito mais precisão, atingindo potenciais clientes que realmente compõem o público-alvo. Mais ainda, as ações não precisam de um alto orçamento para trazer resultados, e isso ocorre exatamente por esse poder de segmentação.
Orientações finais
Neste artigo vimos que montar um negócio não é fácil, exige elementos de gestão como o conhecimento do sistema sat fiscal, até o serviço propriamente dito, bem como estratégias de atração e retenção.
No entanto, com trabalho, planejamento e responsabilidade, é possível um negócio saudável e altamente lucrativo, afinal todo mundo quer ficar um pouco mais belo e, se o seu negócio estiver pronto, você é a pessoa certa para atender essa demanda que só aumenta todos os dias no Brasil e no mundo.