O WhatsApp é o aplicativo de mensagem instantânea mais utilizado pelos brasileiros. Muitas pessoas o utilizam para falar com amigos e familiares, porém, o seu uso também está sendo útil para as empresas.
A facilidade de comunicação que este app proporciona faz com que as empresas entrem em contato direto com o cliente, gerando uma aproximação que pode proporcionar um aumento nas vendas.
Uma função muito importante para o meio empresarial é a mensagem automática do WhatsApp, podendo automatizar o contato e direcionar conteúdos para uma lista grande de contatos.
Mas como funciona este processo de envio de mensagens automático? Será que ele é realmente útil para lojas e demais comércios? Vamos entender um pouco melhor sobre o assunto.
O que é e como funciona a mensagem automática do WhatsApp business?
Em primeiro lugar, é importante entender o que é o WhatsApp business. Basicamente, ele é uma versão gratuita que o aplicativo disponibiliza com o objetivo de facilitar o atendimento e comunicação de pequenas e médias empresas.
Uma das funções facilitadoras desta versão é a possibilidade de ela automatizar alguns serviços, como a comunicação rápida e direcionada para várias pessoas ao mesmo tempo.
A mensagem automática é um dos recursos que a versão business oferece. Os usuários podem selecionar uma lista de números, onde serão enviadas mensagens padrões para todos, como saudações, mensagem de ausência e até a criação de respostas rápidas para perguntas frequentes.
Veja dois exemplos:
- Mensagem de saudação
Olá, tudo bem? Seja bem-vindo a <nome da empresa>. Está com alguma dúvida? Deixe uma mensagem que logo entraremos em contato.
- Mensagem de ausência
Olá, como você está? No momento estamos em recesso, voltaremos os atendimentos no dia 06/01. Obrigado e boas festas.
- Resposta rápida
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar? Abaixo estão algumas opções para que possamos direcionar o seu atendimento:
1 – Dúvidas sobre o atendimento
2 – Parcelamento da compra
3 – Problemas com o recebimento do produto
É claro que esses são apenas exemplos, pois o empresário poderá criar uma mensagem própria e que esteja de acordo com o nicho em que ele trabalha.
Passo a passo para inserir a mensagem automática no WhatsApp
Para entender todos os passos, é importante lembrar mais uma vez que existem três modelos de mensagens automáticas: saudação, ausência e resposta rápida. Os passos iniciais são os mesmos, porém, mudará no momento da definição do tipo de mensagem.
Vamos entender melhor conhecendo todos os passos:
- O primeiro passo será abrir o aplicativo do WhatsApp business e clicar no menu que está localizado no canto superior direito, representado por três pontos;
- Feito isso, deve-se selecionar a opção “Configuração”, acessando assim as suas preferências;
- Agora é preciso clicar em “Configurações da Empresa” e, em seguida, selecionar o tipo de mensagem automática que deseja, sendo que as opções são aquelas já citadas: saudação, ausência e resposta rápida;
- Caso a opção escolhida seja saudação ou ausência, basta clicar no ícone que apresenta o desenho de um lápis e então digitar a mensagem;
- Se a escolha for por resposta rápida, será preciso modificar a mensagem padrão e, se necessário, adicionar alguns atalhos ou palavras-chaves que farão com que a resposta seja enviada;
- Por fim, basta salvar.
Lembrando que é possível gravar mais de uma mensagem automática, melhorando ainda mais o atendimento e a comunicação com os clientes.
Quais as vantagens da mensagem automática WhatsApp business?
Ter um mecanismo que automatiza o atendimento é muito útil para empresas que estão em fase de crescimento e não conseguem atender, de forma eficiente, todos os chamados.
Mas além disso, existem outras vantagens que a mensagem automática do WhatsApp Business pode oferecer. Confira:
- Criação de mensagens personalizadas
Uma das principais vantagens que muitas empresas veem ao usar esse mecanismo de automatização é a possibilidade de personalizar as mensagens enviadas. Assim, a empresa pode inserir uma linguagem que esteja de acordo com o perfil do negócio, consolidando ainda mais a marca.
Outro ponto positivo em relação à personalização é a segmentação do público. Sabendo que seja possível criar diferentes tipos de mensagens, então o empresário pode direcionar diferentes textos e respostas rápidas para os múltiplos perfis de clientes existentes.
- Redução do tempo de espera
O envio de mensagem instantânea de forma automática faz com que o cliente não tenha que esperar muito para ter uma resposta. Por mais que a mensagem seja automática, esse mecanismo é capaz de diminuir a ansiedade gerada pela espera, aumentando as chances de compra do produto ou serviço oferecido.
- Aumento do engajamento e confiança na empresa
Ter esse cuidado com o atendimento gera uma confiança maior na empresa. Os clientes entendem que a marca se preocupa com o atendimento, aumentando o engajamento e a possibilidade de uma nova compra.
O atendimento é uma das principais reclamações que os pequenos e médios negócios recebem, então ter um atendimento rápido, ágil e eficiente fará com que a empresa saia na frente das demais que estão disputando o mesmo nicho de mercado.