Vamos falar sobre a evolução que os cofres tiveram com o tempo. Desde sempre guardar dinheiro e ter uma programação financeira foi tarefa importante para as pessoas. Atualmente, graças a nova tecnologia, é possível guardar dinheiro e pertences de valor com muito mais segurança.
O famoso cofre de porquinho, sem dúvida, foi o primeiro meio que muita gente utilizou para guardar dinheiro. É um costume ensinado desde que somos crianças, poupar as moedinhas em cofres residenciais, no porquinho de barro que geralmente as próprias crianças faziam.
Existem algumas lendas e histórias que explicam como surgir essa cultura do cofre ser feito em formato de porquinho e porque usavam o barro para fazer os diferentes formatos.
Existem algumas histórias envolvendo este engraçado mistério que diz respeito sobre a reprodução acelerada da animal e grande quantidade de procriação. Acredita-se que devido a esse fato o porco se tornou um símbolo da multiplicação e da prosperidade financeira.
E há também uma outra teoria que diz respeito que o cofre de porquinho surgiu a Inglaterra do século XVI. Nesta época, os utensílios domésticos que europeus mais desprovidos utilizavam não eram feitos de metal, devido ao custo alto do material, e sim de uma espécie de argila vermelha chamada de pygg clay, ou pygg.
Neste período as pessoas já usavam Cofre para guardar dinheiro, mas eram potes feitos desta argila em eles guardavam seu dinheiro, com o tempo estes potes passaram a ser chamados de pygg banks. O nome do barro possa ter tido influência na escolha dos porquinhos para guardar dinheiro.
Tipos de cofre para guardar dinheiro
Com o passar do tempo, surgiram vários outros tipos de cofres, as latas com cadeados, entre vários outros. Atualmente, graças a tecnologia, surgiram os mais seguros cofres, que são chamados, cofres digitais. Eles podem possuir fechadura eletrônica, leitor biométrico,
Atualmente algumas empresas especializadas fazem cofres desenvolvidos para fins específicos, como os cofres para armas, ou sob medida e encomenda.
Independente do desenvolvimento deste equipamento, guardar os seus bens em cofres modernos ainda é considerado um dos meios mais seguros de proteção aos seus pertences.
O próximo passo para manter seus itens seguros é protegê-los de incidentes que podem ocorrer dentro do cofre por isso propósito de possuir um cofre de segurança é manter itens valiosos protegidos de incidentes que poderiam ocorrer, como:
- Roubos;
- Envelhecimento de joias e pertences;
- Incêndios;
- Danos causados pela água;
- Mofos;
- Desgaste de documentos.
Ao prevenir a umidade em um cofre, você manterá seus pertences em boas condições e manterá o valor.
Quando, por exemplo uma pessoa esteja pensando em comprar Cofre para guardar dinheiro, o melhor mesmo seria o cofre digital, pois existem vários tipos de cofres, atualmente houveram muitas evoluções em materiais os quais garantem total segurança para os pertences.
Os cofres digitais foram a porta de entrada para o conjunto de segurança com tecnologia, pois como oferecem um sistema único de segurança se destacam dos demais. Os cofres estão por todos os lados e muitas vezes escondidos para garantir ainda mais a segurança de seus bens.
No quesito de armazenagem de bens preciosos o cofre digital executa sua função com características ímpares.
De parede, eletrônicos e biométricos?
O cofre de parede é uma boa alternativa também, pois pode ser colocado em local escondido o que garante a total proteção dos pertences que contém lá dentro. Eles podem ser colocados atrás de armários, quadros. Existem dois tipos, eletrônicos e biométricos.
Os eletrônicos são os que você coloca senha eletrônica para fechar o cofre, podem ser por uma senha eletrônica ou manual, porém o seu sistema de abertura é sempre eletrônico.
O cofre biométrico é aquele que você registra alguma parte do seu corpo, pode ser íris, digital, voz, entre outros, porém esse tipo de acionamento varia de cada modelo de cofre.
Esse tipo de cofre é extremamente seguro e confiável, porém o cofre mais recomendado devida a sua total e única segurança é o cofre digital biométrico, pois somente o dono poderá abri-lo. Com esse acionamento jamais haverá problemas de esquecimento de senha, extravio da senha, com isso, além de suas preciosidades estarem sempre seguras, você jamais precisará mudar a senha.
Esses tipos de cofres são mais adequados para o armazenamento de pequenas coisas, como por exemplo, algumas joias, dinheiros, objetos com um sentimento diferenciado, e dificulta muito o roubo ou extravio garantindo a segurança para quem sabe como ganhar 100 reis por dia.
Melhor gestão financeira
Além de contar com boas estruturas para guardar dinheiro com segurança, é importante ter um planejamento adequado para a gestão financeira, investir de forma apropriada e conseguir ter rendimentos e um melhor uso do dinheiro.
Algo que ajuda bastante na segurança financeira e planejamento fiscal é adotar planilhas e aplicativos de finanças pessoais.
Com essas plataformas é possível avaliar qual direcionamento está sendo dado ao dinheiro, em quais locais ele está armazenado, quais os custos mensais e até as categorias que mais comprometem o orçamento.
Consequentemente é possível mensurar como guardar mais e onde alocar cada valor para ter mais segurança e ainda obter rendimentos.