Os dados mestres reúnem as principais informações da empresa e são essenciais para o planejamento e execução de atividades dentro do negócio. Por isso, a governança de dados mestres é um assunto relevante e que merece destaque na gestão das empresas.
O conceito de dados mestres contempla a reunião de todos os dados de uma organização empresarial:
- Localização;
- Produtos;
- Clientes;
- Ativos;
- Entre outros.
Como esses dados não são criados de maneira igualitária, eles precisam passar por uma gestão a fim de unificar e coordenar as informações.
O que é a Gestão de Dados Mestres?
A Gestão de Dados Mestres, também conhecida pela sigla MDM, é um serviço de dados que reúne a tecnologia, processos e ferramentas aplicados para unificação e coordenação de dados oriundos de várias fontes.
Talvez você esteja se perguntando: afinal, que dados são esses? De forma geral, os dados capturados pelas empresas podem ser divididos em três categorias:
Dados transacionais: dados gerados durante a execução dos processos diários da empresa.
Dados analíticos: são os dados gerados por meio de cálculos e análises executadas a partir dos dados transacionais.
Dados mestres: os dados mestres são aqueles que traduzem os objetivos de negócio sobre os quais as transações são executadas, considerando os parâmetros aplicados para a análise de dados realizada.
Problemas causados pela ausência de uma gestão de dados mestres
A adoção de boas práticas de gestão de dados mestres traz muitos benefícios para as empresas. No entanto, antes de falar destes benefícios, vamos destacar quais são os problemas atrelados a falta de gerenciamento de dados mestres.
Entre os principais problemas, destacamos questões que envolvem a redundância e inconsistência de dados e a ineficiência dos processos de negócios.
No caso da redundância de dados, ela acontece, pois é comum que vários departamentos mantenham dados em vários aplicativos, sem um padrão de uniformidade.
Com isso, as mesmas informações acabam sendo divididas várias vezes e gerenciadas de formas distintas em cada setor. Isso aumenta o custo para a empresa, além de ampliar as chances de confusão no tratamento de dados.
A inconsistência acaba sendo outro problema, geralmente vinculado a questões que envolvem erros manuais e manutenção inadequada das informações.
A inconsistência também está relacionada à redundância de dados que são consolidados em aplicativos diferentes e seguindo processos distintos em cada setor no qual são tratados.
Ainda, outro problema enfrentado por empresas que não aplicam boas práticas de gestão de dados mestres é a ineficiência dos processos.
A partir do momento em que os dados mestres são armazenados com redundâncias e inconsistências, o fluxo dos processos da empresa podem ser afetados de maneira negativa.
Isso inclui os processos de ponta a ponta que, quando reúnem dados inconsistentes, impede uma execução das etapas de maneira bem-sucedida.
Com isso, problemas como o envio de produtos para endereços errados e até erros no envio de mercadorias podem afetar a produtividade e qualidade do serviço prestado ao consumidor final.
Benefícios da Gestão de Dados Mestres
Os problemas causados pela falta de gestão de Dados Mestres já apontam a importância de adotar boas práticas de gerenciamento. Somado a isso, elencamos a seguir alguns dos principais benefícios que essa gestão pode trazer para a empresa. Confira!
Uma boa gestão de dados contribui para o desenvolvimento dos negócios, simplificando processos e reduzindo a ocorrência de erros e retrabalhos.
Pode ser aplicado em processos de empresas de diferentes portes e segmentos, tanto aquelas que atuam com B2B quanto as que operam no modelo B2C.
Por meio da gestão de dados mestres, a empresa tem mais segurança com relação ao cumprimento de conformidades regulatórias. Aprimora o processo de integração de produtos.
Facilita o desenvolvimento de ações e iniciativas que criam experiências mais personalizadas para o cliente. Com o cliente bem atendido é natural que o relacionamento entre cliente e marca melhore e isso se reflete no aumento das vendas.
O gerenciamento de dados mestres facilita o processo de segmentação e também a elaboração de relatórios gerenciais. Os gestores e empresários passam a ter mais controle sobre os dados do negócio.
Com melhoramento dos processos e redução de erros, a gestão de dados mestres contribui para a proteção financeira da empresa.
O gerenciamento de dados mestres é uma excelente solução para empresas que desejam melhorar os seus processos, acessando informações relevantes para a gestão e ampliando as possibilidades de melhorar os resultados do negócio como um todo.
Portanto, para realizar esse gerenciamento, é indispensável buscar o suporte de empresas e profissionais especializados em MDM.