Marketing de conteúdo: sua importância no mercado atual

As empresas que desejam permanecer relevantes para seus clientes devem investir em marketing digital para ganhar visibilidade online. As estratégias se tornaram muito mais do que uma tendência de marketing, um investimento importante para a maioria das empresas, e o marketing de conteúdo é uma estratégia importante para se diferenciar da concorrência.

Nesse sentido, o mais importante não é apenas estar online, mas também implementar as melhores estratégias para chegar aos clientes.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se concentra na criação e distribuição de conteúdo relevante para o público de uma empresa sem promover explicitamente a marca. É uma maneira de ajudar um público-alvo de nicho a resolver problemas, construindo lentamente autoridade sobre o assunto.

O que é marketing de conteúdo?

A ideia central do marketing de conteúdo é informar um determinado público-alvo para que ele respeite a marca e a use como referência. Isso aumenta a probabilidade de que as pessoas se tornem clientes da empresa.

Embora o marketing de conteúdo fosse considerado novo, já acontecia antes da era digital, no mundo offline. Exemplos clássicos são revistas e livros. Ao contrário do marketing tradicional ou de um comunicado à imprensa, não se trata do que a empresa faz ou oferece, mas do que os clientes precisam saber.

Conteúdo Relevante

Um bom conteúdo não se concentra apenas nas vendas, ele deve beneficiar os consumidores.

Por exemplo, uma Empresa especializada em licenciamento ambiental podem investir na produção de conteúdo, pensando em solucionar problemas de poluição, respondendo dúvidas sobre desenvolvimento sustentável ou ensinando temas de interesse de um público de nicho.

Então o conteúdo é importante porque ensina tudo o que as pessoas precisam saber para tomar uma decisão que pode levar à contratação de uma consultoria. O mesmo se aplica a empresas que vendem Bomba dosadora ou outros produtos que exigem informações antes da compra.

Formatos e Canais

Além de produzir conteúdo que contenha informações úteis para o público-alvo da empresa, é importante compartilhá-lo da forma mais eficaz possível para atingir os objetivos da estratégia.

O público-alvo deve ser bem conhecido para definir quais são os formatos de conteúdo e onde serão distribuídos.

As principais opções online são:

  • Blogs de texto, áudio, foto e vídeo;
  • Redes sociais que também permitem diferentes formatos de conteúdo;
  • E-books, modelos e white papers, material rico em informações;
  • Email marketing, mais próximo dos clientes.

É importante estar atualizado com as novidades do mercado para identificar novas tendências.

Por exemplo, a venda de Transdutor de pressão pode ser mais eficaz nas redes sociais do que em um blog, e a melhor forma de descobrir é estudar os hábitos do seu público-alvo e testar formatos e canais.

Também é importante planejar toda a estratégia e analisar os resultados obtidos. A contratação de equipes especializadas em marketing de conteúdo garante uma estratégia de maior qualidade.

Quais são os objetivos do marketing de conteúdo?

Muitos empresários do setor de construção e design de interiores podem perguntar qual a vantagem de investir na produção de conteúdo ao invés de criar anúncios clássicos que mostrem todas as informações sobre os produtos.

Podem ser identificados seis dos principais objetivos da estratégia:

  1. Aumentar a visibilidade na Internet;
  2. Aumentar a comunicação entre a marca e os consumidores;
  3. Elevar a base guia;
  4. Reduzir os custos de aquisição de clientes;
  5. Promotores de confiança, fidelização e marcas do público;
  6. Melhore a experiência pós-venda.

Entenda por que esses objetivos são importantes para uma estratégia de marketing e como o marketing de conteúdo trabalha em conjunto para alcançá-los.

Visibilidade na Internet

As estratégias de SEO são amplamente utilizadas no marketing de conteúdo para colocá-los na primeira página do Google.

Por exemplo, um Gradil revestido em pvc pode ser encontrado se um cliente em potencial estiver interessado em saber mais sobre os modelos. Ele insere palavras-chave em um mecanismo de pesquisa e encontra um artigo de SEO bem otimizado para responder às suas perguntas.

Hoje sabemos que publicar texto ruim com palavras-chave soltas e quebradas não é suficiente. O algoritmo de pesquisa do Google é muito avançado para determinar a relevância do conteúdo para os usuários com base em vários fatores.

Entre eles podemos citar o tempo gasto na página e a qualidade dos links referidos no texto. Todos esses aspectos, entre outros, são analisados ​​e afetam o ranking.

Mais comunicação

O marketing de conteúdo também cria um canal de comunicação com a marca, onde os clientes podem conversar com representantes da empresa, tirar dúvidas ou entender mais sobre os produtos oferecidos.

Um exemplo seria uma estratégia de Assistência técnica perícia trabalhista, onde você poderia investir em conteúdo com perguntas e respostas gerais ou conselhos sobre boas práticas.

Ao atrair a atenção do público e fazer com que ele compartilhe conteúdo considerado necessário nas redes sociais, por exemplo, ocorre a promoção espontânea. É melhor investir em conteúdo altamente envolvente.

Lead

Lead é uma pessoa que representa uma oportunidade de negócios fornecendo informações de contato em troca de conteúdo comercial.

Trata-se de uma pessoa que demonstrou interesse em um segmento, mostrando que deseja saber mais sobre determinados produtos ou serviços e como resolver problemas simples com eles.

Por exemplo, ao procurar Moldura de Madeira, Lead é uma pessoa que não hesita em dar seu nome e e-mail para receber material exclusivo, por exemplo, qual vidro escolher para a estrutura que está sendo construída.

Por meio do marketing de conteúdo, é possível fornecer material relevante para essas pessoas, preparando-as para o momento da compra. Às vezes pode até levar muito tempo para o cliente realizar as compras, e em muitos casos falta a informação para ele enxergar o valor da empresa e do produto.

Reduzir Custos de Aquisição de Clientes

O custo de aquisição de clientes é o valor que uma empresa gasta em média para adquirir um novo cliente.

Quando uma empresa investe em marketing de conteúdo e otimização de mecanismos de busca, é natural que novos clientes em potencial se familiarizem com a marca. Isso porque utilizam o site de forma orgânica e repetida, atraídos por conteúdos informativos, relevantes e de alta qualidade.

Confiança, Lealdade e Distribuidores de Marca

O marketing acompanha as mudanças nos públicos, especialmente na forma como as pessoas percebem e compram as marcas hoje.
Com a ajuda do marketing de conteúdo, as empresas ganham reputação no mercado com prestígio e confiança. Isso ocorre porque o conteúdo gratuito e valioso faz com que os consumidores se lembrem melhor.

Desta forma, um Fornecedor de luminária led, que compartilhe textos ou vídeos apresentando os usos de seus produtos e ideias de design de interiores na área de lazer, pode ganhar potencial competitivo em relação a um concorrente que não investe em marketing de conteúdo.

Além disso, ao focar nas principais preocupações dos clientes e não nos produtos em si, é mais provável que o público compartilhe informações em sua rede de contatos, promovendo atributos e reconhecimento da marca.

Melhore a experiência do serviço

O marketing de conteúdo ajuda a melhorar a experiência do cliente pós-venda criando perguntas frequentes, uma central de ajuda, treinamento on-line ou até mesmo e-mail marketing.

Conteúdo relevante que foca no acolhimento dos clientes mesmo após a compra, por exemplo em Loja de materiais de iluminação, garante que eles continuarão usando serviços ou produtos. Nesta fase, é importante que eles sintam que podem continuar a confiar na marca quando surgirem problemas ou surgirem novos requisitos.

Marketing de conteúdo e seus resultados no mercado

O marketing de conteúdo se destaca como estratégia adotada por empresas de sucesso no mercado brasileiro. Uma pesquisa com
participantes brasileiros de diversos setores mostrou que 71 empresas adotaram a estratégia.

As empresas mostraram que as estratégias poderiam gerar 2,2x mais tráfego no site e 3,2x mais referências. Ao produzir mais de 13 conteúdos por mês, eles receberam em média ,2 vezes mais visitantes em seus sites. Assim, 60,6% preveem um aumento no investimento em marketing de conteúdo.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog do Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos em diversos segmentos.