Logo para advogados: as melhores dicas para se destacar no digital

Hoje em dia o digital domina muitas áreas do mercado, tanto que, em diversos segmentos podemos encontrar profissionais que trabalham diretamente e exclusivamente com o meio digital. Hoje vamos falar sobre dicas importantes de logos para advogados afim de se destacarem no marketing digital.

 

Podemos dizer que o meio digital impõe bastante influência em nosso dia a dia, onde constantemente buscamos por reviews de produtos que desejamos comprar, para ter um feedback de alguém que já tem o produto ou utiliza tal serviço.

Por isso é importante consultar uma Agência de Marketing Digital para Advogados e definir a melhor estratégia para o seu negócio.

Essa é a era inovadora que chegou em nosso mundo, uma era repleta de tecnologia, profissionais antenados em tendências, e inovações que beneficiam diversas áreas do mercado e segmentos do direito.

 

Hoje em dia, um advogado estar presente no digital é de extrema importância para seu futuro na carreira jurídica, além do mais, grande parte dos clientes desses profissionais estão constantemente conectados nas redes.

 

Podemos observar que a grande demanda por profissionais que saibam lidar com o meio digital vem crescendo a cada ano, já que estamos nos modernizando cada vez mais.

 

Se queremos, de fato vender, precisamos nos adequar a essa nova realidade, e não é vivendo de estratégias tradicionais e básicas que vamos conseguir alcançar novos clientes constantemente.

 

O público está cada vez mais exigente, e isso é normal e até saudável para que o mercado prospere. Então, se você é um advogado e não sabe como prospectar clientes, creio que este artigo irá te ajudar muito.

 

Acompanhe no decorrer do texto o tema sobre logo para advogados, que é a imagem, a cara do escritório no mercado, e claro, uma dos primeiros aspectos que a maioria dos clientes enxerga em um escritório.

 

O que é uma logo?

 

Existem diversas formas as quais nos referimos a logo, e caso você não a conheça por esse nome, pode se identificar como logomarca, logotipo, logótipo, ou do jeito mais simples e direito, logo.

 

Mas afinal, o que vem a ser a logo na advocacia?

 

Pois bem, a logo é uma peça de design, normalmente composta por símbolos e palavras que compõem uma sigla, e a mesma tem como objetivo principal, identificar ou representar uma entidade, ou seja, um escritório de advocacia, um e-commerce, etc.

 

Agora, ainda que possamos identificar uma logo por diversos nomes, a mesma possui diferentes significados para cada palavra, porém as mesmas servem para a mesma finalidade, que é identificar um escritório ou empresa.

 

No caso de logomarca, podemos dizer que essa palavra se refere ao desenho/imagem que representa graficamente aquela logo, assim como o logotipo se refere a escrita na logo.

 

Observe o exemplo abaixo:

A parte representada pelo símbolo da advocacia, ou seja, a balança, é identificada como logomarca, que é a marca da logo daquela empresa, assim como, a parte escrita nesse exemplo de logo, onde normalmente fica o nome/sobrenome do advogado, refere-se à logotipo.

 

Ao criar a sua logo e apresentá-la para o mercado jurídico, você precisa ter em mente que é a forma como os seus clientes irão ver o seu escritório, é a marca que ficará guardada na mente deles para que se lembrem de você e do seu escritório.

 

Pensar em uma boa logo, sem que seja uma cópia ou, de certa forma, muito genérica, é um grande passo para o seu escritório e pode te ajudar a conquistar muito no digital.

 

Por que utilizar uma logo na advocacia?

 

A logo na advocacia, como já dito acima, é a sua identidade no mercado e no mercado jurídico, é ela que vai determinar o seu espaço no mercado, e claro, o digital.

 

Sua logo é como se fosse o seu estilo de vestimenta, é a forma como você poderá se expressar, se destacar e marcar cada cliente que conhecer o seu escritório.

 

Além disso, é por meio da logo que você consegue apresentar o nome do seu escritório, que também é muito importante para que seus clientes te localizem em pesquisas, ou mesmo saibam com quem estão em contato.

 

Por padrões impostos pela OAB, a logo precisa seguir algumas especificações, assim como todo o restante do marketing para advogado, que é regulamentado pela OAB e que, caso o advogado não o siga, pode sofrer com algumas penitências vindas da ordem. 

 

Um bom exemplo do que é imposto pela OAB é que uma logo para advogados precisa, especificamente, conter o sobrenome do advogado registrado e aprovado pela OAB.

 

Ou seja, assim que o nome for aprovado, sua logo poderá ser construída como “seu sobrenome advogados associados” ou como você preferir, o importante é conter o sobrenome/nome do advogado, que é obrigatório.

 

Como o advogado pode conseguir mais credibilidade no digital?

 

Existem diversas formas nas quais o advogado pode conseguir mais credibilidade no digital, algumas delas por meio de conteúdos, através de campanhas, por meio do esclarecimento de dúvidas jurídicas, dentre outras.

 

Falando sobre conteúdos. Um advogado consegue aumentar sua credibilidade produzindo conteúdos relevantes, ou seja, é importante se manter atento às tendências.

 

O texto precisa ser objetivo, de fato esclarecer a dúvida que o usuário procura, caso contrário, é provável que o algoritmo das plataformas as quais você poste o conteúdo, nem ache relevante indicar o seu conteúdo aos outros usuários.

 

Você precisa se apresentar no digital imaginando que, essa é a forma com que seus clientes e seu público-alvo vai vê-lo, é dessa forma que você consegue aumentar, ou em alguns casos, diminuir a sua credibilidade.

 

A logo é tudo para se destacar no digital?

 

Apesar do que muitos profissionais do direito imaginam, a logo não é tudo na vida de um profissional do direito, ainda mais quando falamos do digital.

 

A presença do advogado no digital é algo novo, considerando que os limites impostos pela OAB foram alterados recentemente, podemos considerar que a presença do advogado no digital é quase que inovadora para a advocacia.

 

E, apesar de inovadora, é um tanto quanto tardia. Podemos observar pelo ponto de vista de um espectador, que chegou nas redes sociais há muito tempo, passando pelo surto do Facebook, do Instagram e agora do TikTok, que vem construindo uma grande presença no digital.

 

O advogado, que a pouco pôde ingressar nesse universo, precisa se adequar a muitos padrões e princípios aos quais não estavam acostumados, e acaba sendo até que muito desafiador para alguns profissionais do direito.

 

A advocacia tradicional ocupou, por muito tempo, um grande espaço no que vemos hoje em dia dos advogados, que a cada dia nos apresentam uma imagem completamente diferente daquela em que vemos nos filmes e séries.

 

Portanto, podemos afirmar que, para que o advogado se destaque no digital, apenas ter uma logo bonitinha e bem desenvolvida pode não fazer diferença alguma.

 

Para que a sua presença no digital seja relevante e agregue valor à sua marca, você precisa saber conversar, se adequar às diversas formas de se expressar, e claro, aos diversos públicos na plataforma.

 

Além disso, você precisa entender e aplicar um bom marketing e marketing jurídico em suas estratégias, já que farão muita diferença.

 

O que é um slogan?

 

Apesar de a logo ser muito importante para o escritório de advocacia, também existem outras estratégias de marketing que ajudam a melhorar o visual da marca, sendo uma delas o slogan.

 

Mas afinal, você sabe o que é um slogan, para que serve e qual o seu impacto em suas estratégias de marketing?

 

Assim como a logo, para identificarmos um slogan podemos nos deparar com derivações da palavra, como slôgane ou até mesmo eslogã. E, para entendermos melhor ao que ele se refere, vou explicar de uma forma bem simples.

 

O slogan é conhecido, não só no marketing, como também no mundo, como um tipo de frase de efeito, ou uma frase que seja fácil de memorizar e que em resumo apresenta as características de um produto, de um serviço, ou em alguns casos, de uma pessoa.

Tenha em mente que o slogan fica guardado na memória de seus clientes, e para que lembrem de você positivamente, ele precisa despertar boas memórias.

 

Como a credibilidade da marca impacta na jornada do cliente?

 

A jornada do cliente é um fator muito importante no processo de vendas, e na maioria das vezes é muito esquecido por diversos profissionais e grandes empresas.

 

Precisamos entender que nem todo cliente está de fato com a intenção de comprar quando busca por um conteúdo ou dúvida jurídica na internet.

 

Então, para conseguir se adequar aos diversos tipos de públicos e usuários, você precisa entender como é a jornada do cliente com o seu escritório para conseguir desenvolver estratégias que sejam significativas para eles, e os encaminhe para sua jornada final, que seria a compra do produto ou serviço.

 

Temos como base para tomar decisões na jornada do cliente, o tão comentado, funil de vendas.

 

No funil de vendas temos clientes classificados como topo de funil, aqueles que não estão interessados em comprar, temos também os clientes meio de funil, que são aqueles interessados no serviço, mas não com a decisão de compra tomada, e por fim, temos os clientes de fundo de funil, que são aqueles que de fato irão comprar.

 

Quando digo que precisamos nos adequar aos diversos tipos de clientes e seu estágio no funil de vendas, digo que não tem como implementar uma estratégia de venda ativa em um cliente que não está NADA interessado em comprar.

 

Nisso atentamos ao tipo de conteúdo, você precisa diversificar e desenvolver conteúdos que atraiam os clientes topo de funil para mudarem de estágio, assim como também precisa de conteúdos que encaminhem os clientes meio de funil para a compra, e por fim os conteúdos que ajudem os clientes fundo de funil a finalizar a compra.

 

Como o marketing jurídico pode impactar os resultados?

 

Existem muitas estratégias que ajudam o advogado a conseguir mais clientes na advocacia, como por exemplo o marketing de conteúdo para advogados, que é uma estratégia voltada para os conteúdos, e que de fato faz sentido.

 

Assim como o marketing de conteúdo, podemos citar o marketing de atração, o remarketing, o inbound marketing, dentre outros tópicos que são totalmente eficazes na advocacia.

 

Mas afinal, marketing jurídico dá mesmo certo?

 

Apesar dos mitos que envolvem o advogado e o marketing jurídico hoje em dia, posso afirmar que marketing jurídico dá certo, e caso o profissional ainda não invista nessa estratégia, os riscos de ficar atrás da concorrência são imensos.

 

Podemos dizer que o marketing é imenso, não só quando falamos de marketing para advogados, mas o marketing no geral.

 

Ele é repleto de estratégias e de ações que podem ser implementadas em campanhas, conteúdos, postagens e até mesmo vídeos, e claro, existem diversas plataformas em que essas ações de marketing são implementadas.

 

O marketing jurídico dá resultados?

 

Assim como citei anteriormente, sim, o marketing jurídico dá resultados.

 

Caso você ainda não saiba, o marketing jurídico é uma forma de fazer marketing digital para advogados, estando dentro dos limites impostos pela OAB.

 

É o marketing que cuidará de campanhas, conteúdos e ações para a prospecção de clientes, geração de leads, e até mesmo a construção de mais credibilidade para o advogado e seu escritório no digital.

 

Então, todo advogado que não implementa o marketing jurídico em suas ações ou em seu escritório, acabam ficando atrás de seus concorrentes no mercado, pois desta forma, ele consegue estar atento ao que mais se tem de novo no marketing para se destacar.

 

Como o marketing jurídico pode impactar os resultados?

 

Existem muitas formas com que o marketing jurídico pode impactar os resultados, já que ele se trata de uma estratégia de marketing para advogados, voltada exclusivamente para o digital.

 

Então é por meio do marketing jurídico que você vai se adequar e implementar estratégias no Instagram, Facebook, LinkedIn ou até mesmo no Google.

 

O advogado precisa estar atento a essa estratégia e inovar em seus conteúdo e campanhas, sempre buscando novas formas de inovar e testar novas ações, para conseguir a sua “galinha de ovos dourados”.

 

SEO na advocacia realmente importa?

 

Se você pensa em se destacar no Google, nas redes sociais, ou em qualquer outra ação que queira implementar em seu escritório, você precisa entender o que é SEO, para que serve e o porque ele é tão importante.

 

SEO não é fácil, e sempre que o desenvolvemos, nos deparamos com mudanças que podem ser muito significativas para os profissionais do direito, assim como qualquer outro que quer se destacar em sua carreira.

 

O SEO é uma estratégia focada na otimização de mecanismos de busca, ou seja, se trata de um conjunto de estratégias e técnicas, normalmente divididas entre a tecnologia, conteúdos e autoridade para alcançar um bom posicionamento em páginas de busca, como o Google ou o Bing.

 

E, caso você não saiba, o SEO é voltado para a atração de tráfego orgânico, ou seja, um tráfego de acessos que não tem influência de campanhas pagas, portanto, é uma ótima estratégia para otimizar seus conteúdos jurídicos sem muito investimento.

 

Como fazer uma logo da forma certa?

 

Agora que você já conhece um pouco sobre cada estratégia digital para conquistar um bom rankings nas plataformas, você precisa de algumas dicas para criar a logo perfeita.

 

Utilize as cores certas

 

O visual da logo é sempre importante quando estamos elaborando-a, e não digo isso apenas pelos elementos gráficos e elementos visuais utilizados em sua construção, mas sim nas cores que você vai utilizar.

 

Normalmente um escritório ou empresa, tem as cores de sua identidade de marca, que são postas em prática na produção da logo, então tenha em mente que a cor precisa ser significativa e despertar sensações para que fique marcada na memória de seus clientes.

 

Cores quentes são fáceis de se destacar, mas não quer dizer que você não possa investir em cores mais neutras ou frias para que a sua logo tenha um bom destaque e chame a atenção.

 

Conquiste a emoção do seu público

 

Diversas ações de marketing são implementadas visando mexer com os sentimentos do público daquela empresa/escritório de advocacia.

 

Então, se você quer se destacar, não esqueça de olhar a sua logo por um outro ponto de vista e garantir que ela, de certa forma, irá conquistar seus clientes pela emoção.

 

A arte é uma forma muito bonita de nos expressarmos, e colocá-la em prática na produção de um objeto gráfico para a sua logo, te ajudará a conquistar o destaque esperado.

 

Seja criativo

 

Muitas pessoas colocam em suas mentes que, ao copiar a concorrência, elas estarão fazendo algo que já deu certo pra alguém e que é certeza que dará certo para elas também.

 

Porém, isso é um pouco diferente na prática do que na teoria, já que o plágio é considerado crime.

 

Então, seja criativo, tanto na produção de seus conteúdos e posts, como também na criação da sua logo.

 

Tenha em mente que ela vai ser a forma como o mercado jurídico vai se lembrar de você e do seu escritório, então seja criativo, original e mostre quem você e o seu escritório são.

 

Utilize um design simples

 

Você já ouviu aquela frase que diz “menos é mais”? Pois bem, saiba que ela também se aplica para a criação de logos.

 

Muitas pessoas acabam se empolgando demais, criando designs cheios de cores, símbolos e formas, que acabam sendo complicados demais, e podem até confundir algumas pessoas.

 

Tenha em mente que, para você ser facilmente lembrado, você precisa ser simples, mas marcante e despertar emoções, então não precisa exagerar no design.

 

Apresente bem o seu nome

 

Já citei anteriormente a importância (e obrigação) de se utilizar o nome/sobrenome do advogado na logo do escritório, então tenha em mente que, se você não utilizar, poderá ser punido pela OAB.

 

Além disso, ter o seu nome em sua logo é a forma de se identificar para as pessoas, ajuda a criar intimidade com elas, se apresentando e apresentando a sua empresa ou escritório de advocacia.

 

Utilize formas geométricas

 

Como já citei anteriormente, é importante que você busque por um design mais simples, porém isso não impede que você faça um design utilizando algumas formas geométricas.

 

A maioria das logos na advocacia utilizam o símbolo da balança, que remete muito ao meio jurídico, mas nada te impede de utilizar círculos, triângulos e até quadrados, ou investir em algo mais abstrato também.

 

Faça designs modernos

 

Quando você utiliza traços simples e formas geométricas em seus designs, consegue enxergar algo moderno, que hoje em dia é criado por meio de traços finos, simples e assertivos.

 

Escolha bem suas fontes

 

Assim como o design é importante, o nome e as cores, a fonte que você utiliza também é muito importante.

 

Entendemos sobre a logo que, quando implementarmos ela em nossos sites, redes sociais ou conteúdos, caso necessário, elas irão ser pequenas e não terão muito espaço na tela.

 

Então, utilizar fontes menores e com traços mais finos, pode não ser a melhor escolha.

 

Mesmo que o seu design precise ter um bom destaque, tenha em mente que o seu nome, sobrenome ou o nome do escritório PRECISA de espaço, caso contrário as pessoas não conseguirão te identificar.

Conclusão

 

Enfim chegamos ao fim de mais um conteúdo e espero que você tenha entendido a importância da logo para advogados, afinal, ela será a sua identidade no mercado jurídico.

 

O marketing é extremamente adaptável, suas estratégias de ontem podem não dar o mesmo resultado hoje, então é preciso testar, é preciso investir, e acima de tudo, é preciso ter a mente aberta.

 

O seu público pode ser diferente em cada etapa do processo da venda, então não serão todas as estratégias que irão se adequar para cada cliente, tenha em mente que o desenvolvimento dos conteúdos impacta muito em sua credibilidade.

 

E claro, as dúvidas jurídicas são muito benéficas, é por meio delas que você consegue demonstrar sua autoridade, ainda mais quando as esclarece em um artigo ou post nas redes sociais.

 

Por fim, seja original, sempre. O número de pessoas que somente copiam umas às outras está crescendo cada dia mais, e são poucos os profissionais que se destacam por serem originais e inovadores.

 

Agradeço por ter chegado até aqui, e claro, caso tenha alguma dúvida, basta deixar um comentário!

 

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.