Diferente da visão de muitos, os lacres estão presentes em nosso cotidiano desde o início da civilização, muito embora eles fossem feitos de outros materiais como cera, argila e até mesmo resina. O Lacre de segurança foi criado para garantir o sigilo e melhorar as chances de inviolabilidade de cartas, garrafas com mensagens e até mesmo alguns baús.
Apesar disto, estes materiais poderiam ser facilmente violados com fogo, que os derretia e passava a sensação de que nunca houvera uma proteção ali, comprometendo por exemplo, segredos reais, políticos e causando furos informacionais na época.
Com este problema iminente, os produtores começaram a questionar-se sobre formas de trazer uma resolução eficientemente rápida. Os lacres passaram a ter chumbo em sua composição e mais tarde, sendo totalmente deste material. Desta forma, foi possível aumentar consideravelmente o nível de proteção.
Em meados de 1997, um brasileiro analisava suas sucatas e ficou horrorizado com a quantidade de chumbo ali jogado. Pensando no impacto ambiental que aquela quantidade absurda de chumbo produzida causara, teve a ideia de produzir o primeiro lacre polipropileno da história, cuja praticidade, inviolabilidade e manuseio simples tomaria o lugar do lacre de chumbo, presente de forma constante na civilização desde o período da Idade Média. Tudo isto com o intuito de diminuir o desastroso problema que é a contaminação do chumbo.
Contudo, isto não impediu a criação e evolução de protótipos de outros tipos de lacre com conteúdo que também faria um grande mal para o meio ambiente, sendo o principal deles, o ouro. Com o passar do tempo, o homem viu a necessidade de adaptar os lacres de ouro, chumbo e polipropileno para diferentes situações, e com diversos materiais, sempre buscando formas de aumentar o seu nível de segurança e combater às formas de fraudes, frequentemente, criadas.
Quais os modelos de lacres?
Atualmente contamos com variações no mercado atual, sendo uma delas extremamente popular: o Lacre para malote. Malote é uma bolsa pequena, pasta, mala ou pacote utilizado em serviço particular de transporte, entrega ou encomenda, geralmente rápido e direto. Muito popular para envio de encomendas e, até mesmo, dinheiro, com o passar dos tempos, tornou-se necessário realizar uma adaptação e construir um lacre para este tipo de pacote tão utilizado.
O lacre plástico para malote possui diversas variações de cores, tamanhos (medidos em cm), trava simples e trava dupla. Em tese, é uma tirinha de plástico regulável que pode ser utilizada em malotes diversos, graças à sua alta resistência e variabilidade de tamanhos, que garantem uma fácil adaptação de acordo com a necessidade de uso do cliente.
Apesar disso, podem ser facilmente rompidos com um material cortante como uma faca, por isso, geralmente, acabam sendo utilizados mais de um lacre na mesma encomenda. Temos também o lacre para malote personalizado, que é elaborado de acordo com a necessidade do usuário, podendo possuir logotipos, numerações e até mesmo uma codificação específica gravada, como QR e códigos de barra. Além de alcançar uma extensa variedade de cores e tamanhos, ele também pode ser feito de um material de escolha do cliente, como nylon ou polipropileno.
É comum vermos o lacre de segurança plástico em diversos objetos além de malotes, como taxímetros, extintores, sacolas e, até mesmo, contêineres. Geralmente feitos de polipropileno, policarbonato ou nylon, estes tipos de lacre podem assumir diversos tamanhos e cores, oferecendo a possibilidade de personalização e gravação a laser.
O lacre de segurança adesivo também é um artigo da linha extremamente popular no mercado. Consiste em uma espécie de tarja ou fita adesiva que após ser fixada no produto, pacote ou embalagem, consegue lacrar e fornecer uma segurança. Muito embora seu uso inicial não tenha sido para auxiliar no fechamento do produto, e sim para avisar quando este sofreu alguma tentativa de abertura durante o trajeto, tornou-se um objeto popular e muito comum nos dias de hoje, sendo usado inclusive, para rotular muitas caixas e encomendas.
Por último, o temos o Lacre numerado. Dentre eles, o lacre numerado personalizado faz parte do grupo de lacres de plástico, e é caracterizado por cada unidade ou lote carregar uma gravura de numeração. O diferencial desta categoria, é que assim como a maioria dos lacres, pode ser totalmente personalizado de acordo com a necessidade do cliente e sua numeração também pode ser feita com base nisto.
É possível ver uma clara e constante evolução quando o assunto é lacres e pode-se notar, facilmente, uma enorme demanda de opções inovadoras no mercado atual, sempre prontas a mudar e acompanhar a necessidade de seus clientes, de forma que mantenha, cada vez mais, seus pertences devidamente protegidos.