Os supermercados são estabelecimentos comerciais que foram desenvolvidos com o objetivo de tornar o processo de compra de vários suplementos e utensílios domésticos mais simples e centralizados em um único espaço.
Segundo a revista Superinteressante, os supermercados chegaram ao Brasil na década de 50 e logo se tornaram indispensáveis ao lares brasileiros.
Com o passar do tempo e desenvolvimento das empresas, atualmente os supermercados são estruturados e divididos estrategicamente por corredores que permitem o aumento das vendas, aplicando estratégias de marketing em detalhe das prateleiras e dos corredores.
Os avanços e desenvolvimentos tecnológicos permitiram a implantação de softwares e programas que auxiliam no processo de organização das mercadorias, estoques e até mesmo no processo de soma e realização da compra nos caixas.
Por terem uma grande parte reservada para a venda de comidas e bebidas, os supermercados são estabelecimentos considerados essenciais dentro da sociedade. Dessa forma, investir neste setor é garantia de funcionamento até em tempos mais extremos.
Assim, para se manter competitivo e presente no mercado os empreendedores e empresários precisam compreender as dinâmicas e estruturas essenciais para a sobrevivência desses estabelecimentos.
A automação nos supermercados
A automação é um dos reflexos da evolução tecnológica e ela consiste na utilização de tecnologias para a realização de processos automáticos dentro das empresas, com o intuído de criar ambientes que exijam cada vez menos o esforço físico humano.
Dentro do supermercado há vários processos que são automatizados e tornam a administração mais prática, bem como a execução mais simples, moderna, prática e segura, tanto ao empreendimento quanto aos clientes.
Uma das implantações da automatização foi o software automação comercial supermercado, que é um sistema de automação de processos, ou seja, as atividades mais mecanizadas realizadas por pessoas passam a ser executadas por esses sistemas.
Personalizáveis, esses programas precisam ser montados após o mapeamento de todas as atividades realizadas em cada setor para a identificação dos principais gargalos e processos que precisam ser otimizados e, a partir daí, definir um planejamento completo e detalhado das funções que podem ser desenvolvidas pelo software.
Após o desenvolvimento das ferramentas é preciso realizar o treinamento com todos os colaboradores que irão utilizar o programa para a realização das atividades cotidianas.
Por fim, mapear as melhorias que foram obtidas e quais são os pontos que ainda precisam de aperfeiçoamento e mais otimização são essenciais pára garantir a plena eficiência de tudo.
O sistema de automação comercial para supermercados resulta em diversos benefícios aos negócios, sendo eles:
- Contribui para tomadas de decisões mais assertivas;
- Melhora o atendimento ao cliente;
- Aumenta o controle dos processos realizados no estoque;
- Otimiza o tempo das equipes;
- Diminui a ocorrência de erros;
- Aumenta o controle financeiro;
- Contribui com a organização mais eficiente dos documentos.
Interligando processos, a automação permite que a administração seja realizada com mais eficiência e padronização, assegurando o desenvolvimento mais rápido e organizado.
Além disso, a automação permite que vários sistemas sejam centralizados em um único programa. Assim, o sistema SAT, projeto pela Secretaria da Fazenda, pode ser implantado em todos os caixas, permitindo a emissão do cupom fiscal e fazendo o cumprimento da legislação do direito dos consumidores.
Estruturas funcionais do supermercado
Além dos programas e sistema automatizados o supermercado é configurado com prateleiras e sessões de compra para produtos variados e necessários para alimentação e preparo das refeições.
Além disso, tem a segurança interna identificada pelo uso de uniforme de segurança, tendo como função a proteção do local e dos clientes.
Além dos seguranças, há outros profissionais e sistemas que tornam o ambiente mais seguro e confiável aos consumidores, entre eles a implantação de câmeras de segurança posicionadas estrategicamente para o monitoramento constante de todos os locais que compõem os supermercados se tornam essenciais.
O sistema de catraca mecanica também é comum para o controle de entrada e saída das pessoas, impedindo que as pessoas saiam com produtos sem pagar e entrem com objetos que apresentem riscos a integridade física dos colaboradores e demais clientes dentro desses estabelecimentos.
Produtos ofertados
Os supermercados possuem gôndolas para exposição e venda de produtos nos seguintes segmentos:
- Bebidas alcoólicas e não alcoólicas;
- Produtos para limpeza da casa;
- Produtos de higiene pessoal;
- Produtos de beleza e cuidado com o corpo;
- Produtos naturais;
- Alimentos não perecíveis.
Além das sessões de congelados, frutas, verduras e legumes, sessão de eletrodomésticos, padarias e açougues.
Com uma estrutura ampla eles vendem até elementos para composição de um enxoval infantil moderno, composto por fraldas, mamadeiras, shampoo, sabonete e demais itens necessários ao cuidados dos bebês.
Investindo em produtos, estruturas e atendimento personalizado e eficiente as redes de supermercados facilitam o dia a dia da população e tornam-se a cada dia mais necessários a sobrevivência humana, pois são os maiores intermediadores entre a industria e a sociedade civil.