Hoje, existem diversos métodos de marketing digital que fornecem soluções para clientes e cada vez mais buscadores, com medidas sutis em relação ao marketing tradicional, como o inbound marketing. É um método também conhecido como marketing de atração porque cumpre o princípio de os clientes se voltarem para o negócio.
Como desenvolver uma estratégia de inbound? Os pilares do inbound estão basicamente relacionados à aquisição, conversão e encantamento do cliente, mas para que isso seja possível, claro, existem alguns passos importantes para acertar e corrigir.
- Determinar o alvo;
- Identificar objetos;
- Desenho preciso;
- Fechar;
- Organizar e atualizar o conteúdo.
A definição de um objetivo tem impacto em todas as outras etapas, pois afeta o período de ação para atingir esse objetivo, por exemplo, cerca de um ano, que é sempre atualizado, pois o mercado está em constante mudança. Além disso, o estabelecimento de uma personalidade contribui para estratégias mais precisas e busca de público mais fácil, pois corresponde ao representante do consumidor ideal, ou seja, a um meio perfil.
A atração, por outro lado, se dá basicamente pelo desenvolvimento de conteúdo de qualidade que seja capaz de trazer soluções para todos e por isso é praticamente uma das principais etapas do inbound marketing. É aconselhável criar documentos legíveis com a ajuda de empresa de gestão de documentos.
Para converter leads, correspondentes à oportunidade de negócio, é necessário ter ofertas atrativas, como cartões exclusivos, e-books, e-mails e outras técnicas que contribuam para um comportamento favorável.
Os últimos passos são cruciais para não comprometer todo o percurso, pois uma boa organização e manutenção ajudam a garantir que os compromissos sejam cumpridos e que os conteúdos sejam devidamente atualizados. Por exemplo, uma empresa que fabrica corte de chapas de aço e comercializa produtos a partir deste material, além de cumprir as medidas apresentadas, poderá também relançar uma nova forma de captação de clientes, como a venda de acessórios de aço inoxidável. Aço inoxidável
Quais ferramentas podem ser usadas?
Para que as novas técnicas sejam implementadas, diversas ferramentas podem ser utilizadas, como blogs, que permitem publicações informativas e interessantes para potenciais consumidores. Além da relevância do conteúdo, o interessante é que ele é realmente envolvente. Por isso, apostar em infográficos, imagens de qualidade, vídeos, adesivos personalizados de empresas, listagens, curiosidade, entre outras possibilidades, pode ser ainda mais lucrativo.
Os sites e blogs das empresas são otimizados para promover uma melhor experiência do cliente, mas aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca também é essencial e faz parte dos métodos que podem ser aplicados no marketing doméstico. A otimização para mecanismos de busca corresponde às técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e é ideal para aumentar o tráfego orgânico.
As redes sociais também são uma importante ferramenta nesse cenário, principalmente considerando a contribuição que podem dar no fortalecimento da imagem de uma empresa. Para isso, é preciso ter muita cautela no conteúdo publicado e uma identidade visual clara. Além disso, aproveitar ao máximo o espaço para interagir com os usuários também é muito interessante.
Características do Inbound para cada empresa
Claro que é preciso considerar que cada tipo de empresa tem suas peculiaridades, desde determinados objetivos até o público-alvo. Investir apenas em inbound marketing não é suficiente, toda estratégia implementada deve contar com os recursos necessários. Afinal, o público de uma empresa que vende fios elétricos de qualidade é diferente de uma empresa que fornece gravação a laser, então a abordagem deve ser diferente e talvez os canais de ação.
É fundamental que a estratégia e o plano sejam implementados com foco na personalidade e seguindo os passos mencionados em cada tipo de negócio. As pequenas empresas podem buscar maior competitividade, assim como as grandes empresas podem ver o inbound marketing como uma oportunidade de expansão.
Como cada modelo de negócio possui determinadas características específicas, é importante analisar que, com a aplicação de práticas adequadas, é provável que o interesse do cliente aumente significativamente. Com isso, a fidelização é conquistada com maior agilidade e firmeza.
Várias soluções podem ser encontradas de forma eficiente e não importa o tamanho ou setor, é importante que a estratégia projetada certa seja sempre importante. Caso contrário, o prejuízo pode ser grave para a empresa por falta de retorno ou até mesmo para a imagem da empresa.
Este texto foi desenvolvido originalmente pela equipe do blog Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.