A contratação de uma empresa que tem como foco a consultoria em EPI é necessária principalmente para empresas industriais que não possuem um campo especial de treinamento de segurança do trabalho NR12 de acordo com a legislação brasileira.
A segurança do trabalho é uma ciência que tem como foco os acidentes e doenças causadas pelo ambiente de trabalho. Em quase todos os ambientes de trabalho, existem diversas situações de risco que exigem o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC), além de outras importantes medidas de segurança.
Trabalhar em ambiente seguro e confortável, sem riscos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais é direito de todos os colaboradores da empresa, independentemente do porte ou ramo de atividade.
É importante que os empresários se conscientizem das medidas de segurança mais importantes relacionadas ao seu negócio e procurem se adequar ao que prescreve o Ministério do Trabalho.
Como funcionam os EPI’s e as orientações de segurança do trabalho?
O objetivo da segurança do trabalho é garantir aos empregados e empregadores um local de trabalho que permita a realização de todas as atividades, minimizando possíveis riscos de acidentes ou ameaças à saúde dos empregados.
Envolve o trabalho de uma equipe composta por diversos especialistas, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros, médicos e enfermeiros.
Eles são responsáveis por garantir condições de trabalho saudáveis e conformidade com as normas e legislação do setor.
Nesse sentido, equipamentos de proteção individual e assessoria de segurança do trabalho, juntamente com todos esses especialistas, oferecem ajuda às empresas que ainda não possuem um campo de segurança. Geralmente são contratados por empresas que ainda não necessitam de SESMT (Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho).
Mas também é bastante comum que os empresários não tenham conhecimento suficiente para implementar as medidas de segurança necessárias em suas empresas.
Na indústria, pode-se dizer que a terceirização de funções relacionadas à segurança é tão comum e importante quanto contratar uma empresa de construção e montagem industrial para cuidar da eficiência das linhas de produção.
Tarefas de EPI e consultoria em segurança ocupacional
As empresas especializadas em equipamentos de proteção individual e consultoria em segurança ocupacional realizam as mesmas atividades que a indústria de segurança interna. Entre elas:
- Nomeação e treinamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
- Supervisão de treinamento, uso e manutenção de equipamentos de proteção individual;
- Elaborar LTCAT (Relatório Técnico de Condições Ambientais do Trabalho);
- Elaboração de relatório de trabalho doente;
- Prepara ordens de serviço para funcionários;
- Organização de treinamento de segurança de equipamentos;
- Organização de treinamento de segurança de manutenção de equipamentos;
- Organização de treinamento de segurança em atividades relacionadas à eletricidade;
- Realização de testes e treinamentos ergonômicos;
- Organizar treinamentos de segurança sobre manuseio de explosivos.
Dicas para locação de EPI e consultoria em segurança do trabalho
Escolher uma empresa de consultoria em segurança do trabalho pode ser um pouco difícil, afinal é importante contratar uma equipe de qualidade que demonstre a efetiva implementação das medidas de segurança e compense o investimento.
A primeira dica ao se candidatar a empresas é a pesquisa e opinião de gestores que já contrataram outros serviços.
Também é importante garantir que os membros da equipe de manutenção sejam qualificados e que os preços estejam em linha com o mercado. Os serviços oferecidos no contrato devem ser os mais adequados para a empresa.
Antes de assinar o contrato, é importante ler atentamente todas as informações para evitar informações erradas no futuro.
Por fim, o contratante deve estar atualizado sobre as atividades da empresa subcontratada. Quanto mais o gestor considerar importante o uso da proteção individual e o cumprimento das normas de segurança nas empresas, melhor será o impacto das medidas no cotidiano dos colaboradores, o que as torna ainda mais eficazes.
Equipamentos de proteção
Caso não seja possível eliminar os riscos do ambiente de trabalho, entram em cena o IKV (Equipamento de Proteção Individual) e o EPC (Equipamento de Proteção Coletiva).
1. Equipamentos de proteção individual
Caso as medidas de segurança relacionadas à instalação de EPCs não sejam eficazes e suficientes para reduzir os riscos da atividade industrial, o uso de equipamentos de proteção EPI auxilia na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Em um ambiente de trabalho onde, por exemplo, é feita a montagem de painel comando elétrico, além de etiquetas lembrando os requisitos de segurança, é imprescindível que o funcionário responsável pela atividade utilize equipamentos de proteção individual adequados para evitar choques e choques elétricos. pode resultar em morte.
Os equipamentos de proteção individual são equipamentos ou itens destinados ao uso pessoal dos trabalhadores, cuja finalidade é protegê-los contra perigos que possam ameaçar sua saúde e integridade física. Ainda de acordo com a NR 6, a obtenção e manutenção dos equipamentos de proteção individual é de responsabilidade dos empregadores.
Os equipamentos também devem responder ao risco apresentado pela atividade, sendo os principais equipamentos de proteção individual:
- Proteção de cabeça: capacetes, capuzes, balaclava, etc.;
- Proteção dos olhos: óculos de proteção individual;
- Proteção facial: máscaras de proteção;
- Equipamentos de proteção auditiva: protetores auditivos, protetores auditivos, etc.;
- Proteção respiratória: respirador;
- Proteção do corpo e membros superiores: coletes; luvas, pulsos;
- Proteção dos membros inferiores: botas de segurança e calças especiais.
2. Equipamentos de proteção coletiva
EPCs são utilizados em locais de trabalho, como uma empresa de levantamento topográfico em São Paulo, para proteger os trabalhadores de riscos relacionados ao trabalho. Os itens mais importantes para reduzir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais são:
- Placas e faixas de sinalização para diversos fins;
- Sistema de iluminação de emergência;
- Sistemas industriais de ventilação e exaustão;
- Sensores de ocupação e equipamentos de alarme de incêndio preço;
- Sistema de proteção contra ruído e vibração.
A utilização de EPCs foi implementada a partir de estudos de ambiente de trabalho realizados no âmbito do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Os riscos estão descritos na NR 9 do Ministério do Trabalho, que também prevê medidas protetivas.
Todos os equipamentos desempenham um papel importante para garantir a segurança e reduzir os riscos no ambiente de trabalho.
Por exemplo, quando se trata do uso de sinalização vertical, é uma forma simples e muito eficaz de alertar os trabalhadores para determinados riscos, além de alertar e direcionar situações.
Exemplos de etiquetas de segurança industrial são, por exemplo, placas com rotas de saída, placas indicando extintores de incêndio, placas de proibido fumar.
3. Kit CIPA: Primeiros Socorros
Ressalta-se também que os ambientes de trabalho devem ser sempre controlados pelos integrantes da CIPA, funcionários treinados e focados na implementação de medidas de proteção e segurança.
Em caso de incidentes, a equipe dispõe de um kit de primeiros socorros completo, um kit CIPA, que possibilita o atendimento de primeiros socorros em caso de emergência.
Assim ele pode ser parado e encaminhado a um médico para tratamento especial. Em geral, os kits exigidos por lei incluem: lava olhos de emergência, mesa longa, kit cinto, kit tala, coleira de vários tamanhos, óculos de segurança, gaze, soro fisiológico e bandagens, manta térmica aluminada, máscara de reanimação descartável, bandagens diversas. tamanhos, bandagens, luvas cirúrgicas, tesouras e outros itens úteis.
De acordo com a regulamentação do Ministério do Trabalho, os principais produtos da série CIPA também podem depender das atividades da empresa. Por exemplo, uma empresa de mineração pode precisar de equipamentos de primeiros socorros diferentes de uma empresa de instalação elétrica.
Todos os dias, os acidentes de trabalho e as doenças profissionais colocam centenas de especialistas fora do trabalho, o que representa um custo e uma grande responsabilidade para os empregadores. A razão para isso é principalmente o descuido dos contratados e também dos funcionários, que muitas vezes são descuidados com sua própria segurança.
Ao contratar uma empresa especializada em equipamentos de proteção individual e consultoria em segurança do trabalho, é possível promover uma cultura de segurança no ambiente de trabalho. Dessa forma, os colaboradores são estimulados a cuidar melhor de sua saúde e valorizar mais suas próprias atividades, o que contribui para a produtividade do campo.
Por fim, todo gestor e empregador tem o dever legal de zelar pela saúde e motivação de seus empregados. Garantir um ambiente de trabalho adequado e seguro que atenda às normas de segurança é essencial e nunca deve ser visto como uma despesa adicional, mas sim como um investimento.