A globalização diminuiu as distâncias, aproximou as pessoas e permitiu que os negócios tivessem uma expansão a nível mundial, descentralizando produções e permitindo que a importação feita e os produtos e serviços fossem realizados em diferentes continentes. Além disso, fez com que o segmento desenvolvesse um novo mercado.
Permitindo que os produtos fossem importados e exportados, atualmente, com o auxilio das tecnologias é possível comprar ou vender para qualquer região do globo terrestre.
Sendo a empresa de importação e exportação responsável por realizar todas as atividades e processos necessários para que essas ações ocorram adequadamente, dentro da lei.
Quais os processos de importação de mercadoria?
A importação consiste em comprar um produto produzido em outro país e trazer para o seu.
No Brasil, todo produto que vêm de outro país está sujeito ao desembaraço aduaneiro, um procedimento executado pela Receita Federal que visa verificar a concordância entre os dados reportados pelo importador, observando a conformidade com qualquer particularidade exigida pela legislação.
O desembaraço aduaneiro de importação consiste em uma operação alfandegária que pode demorar até 8 dias para ser concluída, quando não há nenhuma divergência.
Quando a mercadoria chega ao país, ele entra na lista de espera para que seja feita uma análise prévia para detectar possíveis irregularidades.
Depois disso, o software de acompanhamento e controle, denominado Siscomex, inicia o processo de cadastro aduaneiro. Após isso, o comprador pode receber o seu pedido, junto com:
- Comprovante de exportação;
- Comprovante de conhecimento de carga;
- Pagamento do imposto ICMS;
- Comprovante de pagamento da taxa marítima.
Esse último comprovante só é necessário quando a carga vier via navio. Todas as regras do desembaraço está presente no decreto 6.759 de 2009. Além disso, a receita disponibiliza um manual com todos os documentos necessários para o processo.
Quais os serviços prestados pelas importadoras e exportadoras?
Os processos aduaneiros são compostos por uma variedade de processos, legislações, documentos e normas que precisam ser executados corretamente para liberação das cargas, tanto para envio quanto chegada.
Com isso, as empresas precisam ter todo esse conhecimento, ou realizar a contratação dos serviços prestados pelas empresas importadoras e exportadoras.
A atividade principal desse modelo de empresa é acompanhar todos os processos e providenciar todos os documentos que são necessários para que o desembaraço ocorra.
Essenciais, elas facilitam as vendas e comercialização dos produtos dentro e fora do país. Ao realizar a contratação, a empresa desenvolve o Radar de importação, um registro legal que viabiliza que os processos sejam conduzidos de acordo com a lei.
O sistema faz parte de um controle prévio da Receita Federal, impedindo que ações criminosas, como fraude fiscal, sejam realizadas pelas empresas.
Segurança da mercadoria
As empresas exportadoras e importadoras também cuidam da carga. Por isso, é comum que elas atuem em parceria com as empresas de vigilante para proteção de todas as mercadorias. Essas empresas são responsáveis por realizarem a atividade de segurança de todo o patrimônio.
Uma atividade estratégica, contratada pelas empresas para que todos os recursos sejam mantidos em segurança, não apenas a mercadoria, mas também os colaboradores e estrutura física do local.
Para que as atividades possam ser realizadas adequadamente, o processo de segurança patrimonial precisa ser executado por uma equipe de profissionais capacitados.
A segurança permite que todas as mercadorias sejam mantidas em segurança, durante todo o processos de desembaraço aduaneiro, tanto para importação quanto para exportação, impedindo que o produto de alguma forma seja extraviado.
Ao oferecer esse serviço adicional, as empresas que realizam as atividades de comércio exterior ficam mais assistidas.
Para isolar as mercadorias e os locais, as empresas usam o cone barril, que delimitam e contribuem para a organização dos espaços e de todos as mercadorias estocadas. Com isso, as operações podem ser realizadas com mais segurança e planejamento.
Essenciais, as empresas de importação e exportação contribuem para que o comercio nacional se desenvolva cada vez mais e atinja bons níveis mundiais.
Além disso, os efeitos dessas empresas promovem mais conforto, praticidade e avanços ao país, permitindo que os consumidores tenham acesso a todos os produtos e novidades no mercado, mesmo que o produto não seja produzido no país.
O mesmo acontece com todos as mercadorias que podem ser exportadas para todos os locais do mundo, movimentando a economia e o mercado.