Todos nós possuímos um conjunto de características que nos torna únicos e reconhecidos pelos demais. O mesmo acontece com marcas e empresas. Cada item da identidade visual permite que o negócio seja lembrado pelos clientes.
O que é identidade visual?
A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e visuais – entre eles cores, logo, tipografia, grafismo e slogan. Estes itens são responsáveis por identificar e individualizar a marca.
Ainda nesse conceito, entram aspectos não tangíveis, como missão, valores e princípios. Eles possibilitam que a marca se torne conhecida, e consequentemente reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão.
Importância
Uma identidade visual bem estruturada é uma ótima estratégia para a marca. Ela é capaz de levar ao reconhecimento e aumentar o valor da marca.
É importante lembrar que, a construção da imagem de uma marca está diretamente ligada aos resultados que serão obtidos, inclusive os lucros.
Um dos grandes fatores de importância para a criação dela é que, com ela é possível definir de forma prática e “a primeira vista” quem é a empresa. Se a marca não tem , automaticamente, passa a ser uma empresa de pouca credibilidade.
E qual a diferença entre Identidade visual e branding?
Identidade visual e branding são conceitos distintos. O primeiro conceito é o conjunto de elementos que ajudam a caracterizar a personalidade de uma marca.
Enquanto que, o branding é o posicionamento estratégico, ou seja, um conjunto de ações que ajudam a fidelizar o cliente.
O que torna uma identidade ruim?
É essencial não cometer erros na identidade visual, isso porque, qualquer falha pode afetar a credibilidade da empresa. A seguir indicamos quais são os seis erros que devem ser totalmente evitados:
- Excesso de cores e efeitos
- Falta de clareza
- Escolher fontes complexas
- Falta de objetivo
- Logotipos irremediáveis
- Incompatibilidade com diferentes plataformas
Quero uma identidade, como faço?
A leitura despertou o desejo de criar uma identidade visual ou redesenhar a sua marca? Para que não haja falhas, o indicado é sempre escolher profissionais qualificados da área. A BDDB.ag possui uma equipe preparada para auxiliar em todo o processo de criação visual.
Conteúdo desenvolvido pela equipe da BDDB.ag, agência de design e branding. Empresa que busca cativar o seus públicos alvo através de cor, forma, cheiro, gosto e experimentações que estimulam todos os sentidos.