Green Card o que é e como conseguir

Green Card: o que é e como conseguir?

Sua vontade é morar nos EUA? Saiba que para isso você vai precisar ter uma série de documentações, inclusive, uma delas é o assunto deste artigo, o Green Card.

 

Sendo um ilegal em outro pais, não necessariamente apenas nos EUA, você fica impossibilitado de ter acesso a inúmeros serviços como bancos, serviços públicos, trabalho, compras, etc. sem isso fica impossível seguir a vida normalmente.

 

Você pode obter o Green Card de várias maneiras, além disso, ele é a porta de entrada para se conseguir realizar um pedido de cidadania americana. Vamos conhecer mais sobre ele e como consegui-los, continue lendo para descobrir tudo sobre o Green Card.

 

O que é o Green Card?

 

Trabalhadores, investidores, imigrantes e pessoas com algum parentesco ou relação familiar que tenha residência nos EUA podem solicitar o Green Card.

 

Basicamente é um documento que permite o imigrante ter acesso a serviços públicos e financeiros do país. Além, claro, de poder arrumar um trabalho legítimo.

 

Como conseguir o seu Green Card?

 

Como eu falei antes, tem várias formas de se conseguir um Green Card. O primeiro passo é comprovar o seu direito ao documento. Além disso, os interessados podem dar entrada no Green Card sendo auxiliado por uma assessoria de imigração.

 

Para conseguir um você precisa atender a algum desses requisitos:

 

  • Ser casado com uma cidadão estadunidense;
  • Ter parentes diretos no país;
  • Para trabalhar;
  • Ser um investidor.

Quando se solicita um Green Card para trabalho é preciso verificar em quais categorias você se encaixa. Elas estão divididas em 5. EB 1 – EB 5.

 

  1. EB 1: Pessoas cuja habilidade extraordinária é reconhecida, ou seja, você deve ter obtido reconhecimento por algum feito grandioso.
  2. EB 2: Pessoas que são destaque em suas determinadas áreas, nessa categoria estão incluídas pessoas com mais de 10 anos de atuação do ramo de trabalho, que tenham algum diploma acadêmico, que seja reconhecido por algum feito nessa área, etc.
  3. EB 3: Residentes de fora do país que receberam de suas empresas uma solicitação para trabalho nos EUA;
  4. EB 4: Essa categoria atende a pessoas que possuam alguma ligação colaborativa com as Forças Armadas do país e líderes religiosos.
  5. EB 5: Essa categoria é destinada a empreendedores ou investidores que pretendem fundar uma empresa em solo Norte Americano.

Qual a diferença entre Green Card e cidadania?

 

Em comparação, o Green Card e a cidadania têm muitas diferenças gritantes uma da outra que podem afetar a pessoa que busca criar uma vida fora de seu país de origem.

 

Primeiramente, vamos apontar os pontos fortes. O Green Card é um visto permanente, ou seja, você pode permanecer o tempo que for no país, apenas renovando-o a cada 10 anos.

 

A cidadania é a como você é no seu país de origem, ou seja, é considerado um cidadão daquele país, sendo assim, em caso de haver filhos, a cidadania é passada para eles, já o Green Card não oferece isso. Talvez essa seja a principal diferença entre os dois.

 

Outra coisa, com o Green Card, você não terá direito a voto ou a candidatar-se a serviços públicos, com a cidadania, você tem direito a isso.

 

Mas, digamos que sua família está passando por dificuldades e o governo oferece algum tipo de auxílio, você apenas terá acesso a esses serviços sendo considerado um cidadão, mesmo com o Green Card você não vai conseguir obter.

 

Como saber se você é elegível?

 

Você leu até aqui, sabe se é elegível em algum critério que mencionei? O primeiro passo é atender a ao menos um deles, sendo assim você já pode estar elegível para iniciar seu Green Card. Isso poderá ser feito estando nos EUA ou fora dele.

 

No caso dos vistos de trabalho, cada categoria apresenta algumas subcategorias que podem de deixar elegível ou não para o Green Card. No caso do EB 1 e 2, é preciso atender a ao menos 3 critérios para ser elegível.

 

Uma informação relevante que você vai querer estar por dentro é sobre o custo disso tudo, e é bem caro.

 

Contabilizando todos os custos como especialistas e advogados, taxas, documentação e o tipo de categoria, estima-se um gasto entre US $10 mil até US $25 mil dólares.