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Gestão de investimentos em marketing: como fazer?

A utilização de recursos financeiros nas empresas é decisiva para o seu desenvolvimento, e as falhas podem afetá-la seriamente. Nesse caso, a gestão de investimentos em marketing pode representar maior segurança e prosperidade para as empresas.

Quando houver uma gestão eficaz, os investimentos estarão alinhados com o planejado e, portanto, terão mais chances de lucro e menos chances de perda.

Claro que, quando se trata de direcionar parte do orçamento de uma empresa para o marketing, os cenários apresentam uma grande variedade. Afinal, é um setor de grande porte, que pode ter em sua base de investimentos os seguintes elementos: 

  • Recursos para automação;
  • Impressão;
  • Eventos de promoção;
  • Campanha digital;
  • Agentes ou profissionais autônomos.

Se a gestão eficaz de qualquer área da empresa é importante para o crescimento sustentável dela, não deve ser diferente para os recursos financeiros utilizados nas atividades de marketing.

Um dos pontos que sustentam a necessidade de um controle efetivo é que a competitividade do mercado está se tornando cada vez mais evidente. Dessa forma, é extremamente importante manter o setor em crescimento e equilibrado.

Como é definido o investimento?

Seja em uma empresa de aluguel de aparelho lava jato ou em qualquer outra área, para que os investimentos sejam claramente estabelecidos, em muitos casos, os objetivos precisam ser previamente traçados com precisão.

Sem dúvida, existem outros pilares neste contexto, mas cabe mencionar que cada tipo de objetivo tem suas peculiaridades quanto ao intervalo de tempo necessário para o escopo e valores associados.

Desta forma, é interessante que os planos financeiros sejam elaborados ao mesmo tempo que os planos estratégicos. Afinal, o marketing é fundamental para a consolidação das empresas e para a reputação de seus serviços e produtos.

O alinhamento entre os responsáveis ​​pelas finanças e os gestores das táticas de marketing deve ser priorizado para manter o equilíbrio e a precisão dos recursos.

A rentabilidade deve ser sempre estudada neste cenário, mas o empresário deve ter como consequência que as previsões devem incluir investimentos e ganhos potenciais. Ainda mais o restante das despesas da empresa também deve ser levado em consideração.

Se não for um negócio novo, para determinar o tipo de investimento a ser feito, podem ser utilizadas referências para tomar decisões mais bem informadas.

Por exemplo, uma empresa de filmagem com drone profissional que investe em freelancers e eventos corporativos tem dados que dão uma estimativa mais firme para as previsões. 

Também porque os cálculos entre o investimento e a venda foram feitos, é muito útil determinar a aplicação pela venda. Os lucros também devem ser examinados para determinar o percentual de margem que será transferido para os investimentos.

Por outro lado, profissionais responsáveis ​​podem fornecer cotações para o valor médio de mercado. Você tem que trabalhar com variações, porque são apenas estimativas.

Quais áreas decidem investir? 

Ressalta-se que a definição de investimento direcionado ao marketing pode vir tanto da diretoria da empresa quanto da própria área. Naturalmente, os fatores estudados foram muito diferentes nesses casos.

Por exemplo, em uma empresa prestadora de serviços de consultoria e licenciamento ambiental, ela é responsável por apresentar o tipo de investimento, questões como histórico de vendas, margem do produto, valor total disponível para a área e cronograma dado.

Em relação à definição da equipe de marketing, entre os pontos a serem destacados estão: 

  • Principais objetivos de marketing para o período;
  • Projetos para atingir metas;
  • Diagnosticar a situação atual;
  • Custo estimado.

A escolha depende basicamente do que é mais compatível com a empresa, afinal, o que funciona para uma conhecida empresa de climatizador para fábricas, pode não ter o mesmo efeito para outras empresas, por isso é interessante observar as peculiaridades de cada empresa.

Dicas para uma gestão eficaz de investimentos 

Operar com margem de segurança é um ótimo conselho quando se trata de gestão de investimentos em marketing, especialmente porque, como vimos, são estimativas. 

Por esta razão, limites seguros podem ser possíveis para evitar sérios inconvenientes. Os valores podem variar consoante as particularidades de cada empresa, mas recomenda-se um lucro de cerca de 15%.

Há empresas que por algum tempo operaram com segurança e altas margens de lucro devido às baixas vendas, devido a uma estratégia de longo prazo.

No entanto, é importante ressaltar que com uma gestão eficaz, os custos de aplicação podem ser reduzidos e as margens de lucro aumentadas.

Além disso, é fundamental garantir que profissionais especializados estejam à frente dos processos. Isso porque entender o mercado também é importante para encontrar aplicações favoráveis ​​ao negócio.

Por exemplo, podemos citar uma instituição que oferece um curso de segurança e saúde ocupacional.

Nessa situação, entre os aspectos que devem ser estudados para o controle dos investimentos estão os tipos de estratégias mais compatíveis com o setor de educação, tendências, investimentos rentáveis, prazos, lucros e planos de desenvolvimento.

Além dos aspectos apresentados, existem indicadores que podem ser aplicados ao acompanhamento orçamentário e podem contribuir significativamente para a gestão, tais como:

1) Objetivo x Resultado Real

Neste primeiro caso, para cada ação realizada, os resultados são estudados e, portanto, os ajustes são constantes para permitir que os resultados globais definidos pela empresa sejam alcançados.

2) Valor Orçado x Aplicado 

Observar a relação entre o investimento investido e o valor efetivamente orçado, permitindo ao gestor saber se o orçamento está sendo respeitado ou não.

Trata-se de um recurso importante pela importância de evitar investimentos que fujam completamente dos prazos e limites estabelecidos.

3) Resultado Líquido x Investimento

Este tipo de métrica apresenta o ROI (Return on Investment) e sua relação com as ações realizadas. É uma forma de observar as melhores práticas e fazer ajustes no orçamento. 

Assim como as opções anteriores, este tipo de indicador é muito flexível. Por exemplo, se uma empresa de paisagismo de jardim estiver procurando informações mais poderosas para um investimento, ela poderá aplicar essas informações às práticas de marketing anteriores. 

Procedimentos que empresas podem implementar

Dependendo do tipo de negócio, pode haver uma flexibilidade considerável nos recursos de marketing. No entanto, em meio a um mercado diversificado, o investimento muitas vezes é limitado, principalmente quando se trata de pequenas empresas.

De qualquer forma, em resposta à restrição, atenção redobrada deve ser dada ao valor que realmente pode ser direcionado para marketing e, a partir desse valor, organizá-lo de acordo com os gastos planejados.

Acordos podem ser necessários para viabilizar valores, além de priorizar táticas com maior potencial de retorno e impacto positivo em todo o negócio.

Para empresas que já possuem margens de lucro significativas em determinados produtos, como uma fábrica de argamassa polimérica alvenaria estrutural, um foco inicial pode ser nesses itens. 

A partir desta tática pode-se basear a percepção da empresa e a análise de formas e até custos de captação de novos clientes.

Um ponto interessante a ser mencionado nesse contexto é que existem algumas recomendações para maiores investimentos por parte de novas empresas.

Essa é uma questão que pode ser melhor compreendida se considerarmos as empresas que se consolidaram no mercado.

Nesta fase, o posicionamento de mercado é mais necessário, o que só reforça a importância de definir claramente os objetivos e sua relação com os investimentos.

Conheça os erros mais comuns 

Um desafio comum das empresas é definir claramente o que será investido e gerenciar esse dinheiro ao longo do plano de ação.

Um dos pontos que muitas vezes é esquecido é que ao longo do tempo é normal que novos recursos sejam aplicados em decorrência de ajustes na estratégia.

Por isso, ter margem de segurança e um planejamento correto desde o início é fundamental, assim como determinar as estratégias que melhor se alinham aos objetivos da empresa.

Independentemente de quem é o responsável pela determinação do investimento em marketing, vale ressaltar que muitas vezes na análise de corte de negócios o orçamento para essa área é um dos primeiros eixos.

No entanto, dada a sua importância para o reforço e visibilidade da marca, é essencial para uma visão mais ampla.

Essa questão apenas reforça a necessidade de alinhar o planejamento financeiro com o planejamento estratégico, caso contrário a gestão de investimentos pode ficar desequilibrada e levar a grandes prejuízos.

Além dos aspectos mencionados, a gestão também está associada ao acompanhamento regular dos resultados. Após realizar um investimento, é importante que os profissionais avaliem se as ações realizadas estão realmente gerando lucro.

O acompanhamento inadequado dos resultados da gestão de investimentos também é um erro de mercado muito comum, mas, como observado, existem diferentes maneiras de fazer isso.

Então, seja uma empresa fabricante de tubo de silicone, cosméticos, vestuário ou qualquer outro setor, estabelecer medidas de controle é fundamental para o progresso.

Quando consideramos as flutuações do mercado, constatamos que as necessidades de investimento das empresas para inovação são constantes. Então, para cada setor, é interessante orientar e monitorar os investimentos sem prejudicar o outro.