Floricultura: 7 Estratégias para aumentar seu faturamento

Um grande problema em todas as empresas é o giro dos produtos, todo empreendedor sabe que um produto parado é sinal de prejuízo.

E em uma floricultura, o problema é ainda maior, pois as flores podem murchar, secar e morrer. 

Neste caso, tempo de estoque é dinheiro.

Pensando nisso, reunimos dicas valiosas sobre estratégias testadas e comprovadas para te ajudar a aumentar a lucratividade da sua floricultura.

Falando em floricultura, conheça a Floriza que trabalha com vendas de flores online, e pode te ajudar.

Conheça as 7 estratégias para aumentar o lucro da sua floricultura 

  1. Faça um kit

Uma das estratégias mais eficazes para floristas é usar um produto órfão para aumentar as vendas. 

Você pode oferecer um produto não rotativo com desconto se for comprado junto com outro. 

Por exemplo, você tem vasos bloqueados e não sabe o que fazer, ofereça ao cliente que pretende comprar vasos de flores com 20% de desconto no conjunto. A liquidação total deve ser sempre a última opção.

  1. Cuidado ao comprar

O problema começa aqui na compra. Esse é o momento fundamental para pensar no que seu público realmente quer consumir. Antes de fazer um pedido, faça um levantamento dos produtos que representam 80% do seu faturamento e invista neles. Você tem dúvidas? Compre uma quantidade mínima do produto em questão e, se for bem-sucedido, peça mais.

Um bom exemplo que comprou com a Floriza, foi a Madesco que trabalha com a venda de Portas Frisadas, e pode te ajudar.

  1. Peça menos, com mais frequência

Um dos principais custos do estoque ocioso pode ser o armazenamento. Uma solução eficaz é fazer mais pedidos com menos itens. Em vez de pedir tudo de uma vez para os próximos três meses, faça pedidos todos os meses, por exemplo. Claro, se o fornecedor tiver condições especiais para pedidos maiores, conte e tome a decisão que pesa menos no seu bolso.

  1. Os produto precisa estar em locais de fácil acesso

Você já percebeu que um produto não está saindo bem, e vai verificar o motivo e descobre que é por devido a sua localização.

Portanto, deixe os melhores produtos em um lugar onde os clientes possam ver com mais facilidade, pois o produto escondido não vende!

Esta é uma das maiores razões pelas quais os clientes não compram. 

Por isso, destaque os itens que precisam vender mais rápido, as pessoas preferem produtos que estão no campo de visão. Além disso, você pode misturar mensagens em sua vitrine com aquelas que estão paradas de plantão – isso lhe dará a sensação de que elas são novas.

  1. Fortaleça sua equipe de vendas

Ninguém melhor do que o vendedor pode indicar quais produtos são mais procurados e quais justificativas são dadas pelos clientes para não comprar “perdido”. 

Dê autonomia aos vendedores para organizar os produtos, dar feedback sobre as melhorias da loja e sugerir quais os produtos mais apreciados pelo público. Esta pode ser uma valiosa ferramenta de compras.

  1. Não compre o que você gosta

Suas preferências podem ser muito diferentes de seus clientes. Com isso em mente, ao fazer compras, não pense que as compras são para você, mas para seus clientes mais fiéis. Lembre-se de Maria, Paula, Roberto e assim por diante. Será que eles vão gostar? Então compre, mas nem sempre se atenha aos mesmos produtos, aposte em novos lançamentos, procure sempre inovar seu mix.

  1. Promova treinamento para sua equipe

Uma das razões pelas quais um produto perde o mercado é a falta de oferta. Isso significa que, se não for oferecido, as chances de ser vendido são pequenas. 

É muito comum, principalmente quando se trata de um novo produto no mercado ou em uma empresa, que os vendedores não saibam explicar como funciona. 

É por isso que é importante treinar os funcionários para evitar que esses componentes fiquem presos apenas porque ninguém pode dizer o que há de novo neles quando um cliente pede.