Os gestores e administradores de uma empresa, seja de qual for o segmento, tem como principal objetivo firmar sua marca no mercado para se tornar reconhecido por seu trabalho e atrair cada vez mais pessoas.
Mas, para que isso aconteça, é importante criar estrategias de marketing voltadas ao seu público-alvo para chamar atenção e fidelizar os clientes.
Essas estratégias consistem na elaboração de um plano de divulgação, afinal, por mais que o produto ou serviço seja de ótima qualidade, se não for visto pelas pessoas não será comprado, então é fundamental apresentar-se para o mercado e mostrar o trabalho de excelência que é desenvolvido.
É neste momento que a comunicação visual entra, é a maneira mais eficiente de promover a empresa por meio do uso de elementos visuais que chamam a atenção e ajudam a propagar as informações.
Neste sentido, existem diferentes técnicas usadas para comunicar, então é importante conhecer todas elas para saber a que melhor se enquadra nas necessidades de cada setor, então é possível utilizar:
- Faixas e letreiros luminosos;
- Expositores para produtos;
- Tendas e estandes para eventos;
- Brindes promocionais, como copos, chaveiros e camisetas.
Todos esses itens são personalizados para conter informações sobre a empresa e ajudam a aumentar significativamente a sua visibilidade.
Contudo, além dos elementos da comunicação visual também há outros métodos bastante eficientes para promover a marca como a identidade olfativa, técnica sutil, mas que apresenta muitos resultados.
O cheiro tem grande influência sobre as pessoas, quando o cliente entra em uma loja, restaurante ou qualquer outro estabelecimento e sente uma fragrância diferente, ela fica armazenada em seu cérebro e, quando sentir novamente, vai automaticamente ser direcionada a este momento.
Ou seja, pode passar muito tempo, mas se a identidade da marca estiver atrelada a um cheiro, o cliente se lembrará da empresa sempre que senti-lo.
Além da imagem, a empresa também precisa se preocupar com a segurança
Sabe-se que a imagem de uma empresa está diretamente ligada ao modo de como os clientes a enxergam, então é importante transmiti-la de forma positiva para conquistar o público.
No entanto, se uma empresa deseja ser reconhecida efetivamente no mercado, ela deve também se mostrar preocupada com a segurança e bem-estar de seus clientes e colaboradores.
Neste sentido, uma loja ou prédio deve seguir as normas de segurança vigentes no setor, por exemplo, o Laudo AVCB, transmitido pelo Corpo de Bombeiros, visando assegurar que aquele lugar está apto para trabalhar e protegido em casos de incêndio.
Mas, apenas é possível conseguir tal certificado se a estrutura estiver adequada, além de contar com os objetos necessários para o combate a emergências.
A exemplo existe a sinalização de segurança, são placas colocadas em lugares estratégicos que contém informações sobre as saídas de emergência e onde estão os extintores e hidrantes, afinal, estes dados são básicos para que as pessoas saibam para onde ir e como agir nessas situações.
Além disso, ter equipamentos adequados que são vistoriados frequentemente também é fundamental para garantir a total segurança do espaço.
A proteção dos colaboradores é algo que também demanda muita atenção
A segurança do trabalho existe para zelar pelos profissionais de determinadas áreas, tais como indústrias de usinagem, solda, construção civil e outras que fazem trabalhos em que os funcionários fiquem sujeitos a riscos diariamente.
De modo geral, devem fazer uso de equipamentos de proteção tanto coletiva como individuais, que são chamados de EPI e possuem um papel fundamental.
Os EPI garantem a segurança individual de cada pessoa, como exemplo é possível citar o protetor auricular EPI, sendo um item disponível em diferentes modelos e que possui uso obrigatório em locais que os ruídos ultrapassem 85 decibéis.
Isso porque o barulho alto pode prejudicar a audição dos funcionários, então para evitar estes problemas é preciso usar os equipamentos certos.
O mesmo ocorre quando o trabalho envolve energia ou elementos eletrônicos. Para preservar a saúde destes profissionais e facilitar suas atividades, existem materiais como a embalagem antiestática, dedais antiestática e mantas antiestéticas, que tem proteção contra a estática e diminui os riscos na execução de diversas tarefas.
Por fim, no mercado há empresas especialistas na elaboração de estratégias de marketing e também aquelas responsáveis pela consultoria na segurança do trabalho, ou seja, para cada necessidade há uma corporação certa que tem soluções exclusivas e inovadoras.