Estilo além da roupa: por que as brasileiras amam design?

Cada mulher tem seu próprio estilo e, pode ter certeza, está dentro dos sete estilos universais. Muitas vezes é uma mistura de dois ou mais deles que faz com que a mulher se sinta bem vestindo sua roupa, acessórios e expressando sua personalidade.

Não é à toa que elas amam design, não apenas na moda, mas na decoração e em tudo que permita dar aquele toque pessoal, inclusive em semijoias exclusivas. Mas, por que as brasileiras amam design?

O foco no novo

As marcas já perceberam esse interesse em fugir do que é produzido em série e focar no artesanal e único. Com isso, muitas collabs com designers têm aparecido em áreas como:

  • Decoração;
  • Joias;
  • Roupas;
  • Calçados.

A ideia é criar um produto em quantidade limitada, tanto que até marcas de bebidas já oferecem um vinho ou cerveja exclusivo em embalagem diferente e número máximo de vendas.

Quem sai ganhando é a consumidora, pela oportunidade de ter algo feito para ela. Em alguns casos a parceria ainda permite personalizar outros detalhes do produto. Ou seja, a peça se torna totalmente exclusiva.

A busca de exclusividade

O interesse por algo único não é recente. Por mais que as roupas e outros itens fossem produzidos em série, as mulheres brasileiras sempre buscavam uma forma de destacar e mudar um pouco, trazendo para o seu estilo pessoal.

O faça você mesmo, da sigla em inglês DIY (Do it yourself), faz muito sucesso por aqui. O detalhe é que antes essa exclusividade era voltada apenas para as classes mais altas, em contato direto com designers. 

Essa situação mudou e, como dito acima, as marcas mesmo já pensam em parcerias para entregar algo novo — e diferente — aos seus clientes. Assim, quem quer fugir do óbvio já fica de olho no que é apresentado nas passarelas e começa a pensar em como trazer isso para o guarda-roupa.

Um bom exemplo dessa personalização e exclusividade, fugindo das roupas, é a pulseira de berloques de prata. O modelo até hoje encanta as mulheres e é fácil de montar. 

Tudo o que elas precisam fazer é comprar a pulseira e montar com os berloques que mais chamam sua atenção.

Expressão do estilo pessoal

Existem sete estilos universais, sendo eles: tradicional, elegante, romântico, sexy, dramático urbano, criativo e natural esportivo. As mulheres experimentam vários deles em sua rotina, mas dois são os preferidos e sempre presentes no look.

No caso das roupas, é fácil observar essa expressão do estilo. Alguém que está sempre com roupas pretas e de cor mais escura provavelmente se identifica com o estilo dramático urbano. Por outro lado, apaixonadas por estampas florais, cor-de-rosa e roupas mais soltinhas se encaixam bem no romântico.

Estilo pessoal fora do guarda-roupa

E como isso é observado fora do guarda-roupa? No décor da casa está na roupa de cama, na pintura da parede e até nos pequenos itens. Você pode não perceber em um primeiro momento, mas são uma extensão da dona da casa. 

Ainda na linha dos exemplos anteriores, uma mulher com estilo romântico vai apostar em cores mais leves e delicadas, em quadros com corações, flores e até frases fofas. 

Já aquela que tem estilo criativo irá variar muito os ambientes, trazendo, inclusive, cores que não estão na primeira escolha das pessoas.

Nas joias, a ideia é ter uma peça única. Ela pode ter uma base comum, como na pulseira de berloques, mas pingentes diferentes. 

Para as elegantes, algo discreto, mas banhado em ouro; para as criativas, joias coloridas, grandes e que se destacam; para as românticas, muitos pingentes de coração, flores e aquele ar mais delicado. Independentemente da escolha, é certo que terá o estilo delas!