Esperava ser promovido e não foi? Veja como agir!

Subir na profissão faz parte do plano de carreira de todo profissional que almeja alcançar o sucesso e ocupar os melhores cargos em seu ramo de atuação. 

No entanto, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com excelentes profissionais, ser promovido não é uma tarefa fácil e nem todos que merecem conseguem uma promoção, nem mesmo quando o chefe a promete.

Mesmo sabendo disso, é difícil para um profissional evitar os sentimentos de frustração e desânimo quando a promoção que julgava merecer não foi obtida.  

Mas, é importante aprender a lidar com esses sentimentos e agir da melhor forma, pois assim, novas oportunidades de promoção não serão prejudicadas e você continuará trilhando um caminho de sucesso.

Assim, antes de mais nada, é preciso entender algumas razões que podem impedir um profissional de ser promovido em seu trabalho. Confira abaixo e boa leitura!

 

Por que você ainda não foi promovido?

Já faz um bom tempo que você trabalha dentro da empresa, possui vasto conhecimento sobre sua área mas ainda assim recebeu apenas um sonoro “não” sobre ser promovido. 

Ainda que você se sinta injustiçado, é importante analisar alguns dos possíveis motivos que atrapalham a sua ascensão profissional. Confira-os abaixo:

 

  • Talvez você seja um ótimo profissional, com habilidades técnicas impecáveis, mas para ser promovido não basta que você execute suas funções como elas devem ser executadas. É preciso ir além das metas estabelecidas, se destacar, inovar e propor ideias. É preciso mostrar disposição para ser líder ou ocupar outros cargos de níveis mais altos que exigem a capacidade de pensar fora da caixa;

 

  • A insegurança é uma das causas principais que impedem um profissional de ser promovido. Não adianta muito se você for um trabalhador genial, com competências além das suas funções, se no final você não tiver coragem de colocar em prática essa atitude proativa no seu dia-a-dia dentro da empresa. 

 

  • Ser anti social é sem dúvida um grande empecilho para promoções. Para ser promovido, um profissional precisa saber se comunicar bem, para que assim seja visto como uma pessoa que se associaria facilmente a membros de cargos mais altos e investidores. Se você não é sociável, fica difícil para seus supervisores visualizarem você em cargos mais importantes. 

 

  • A falta de humildade em saber lidar com críticas construtivas ou o não reconhecimento desse tipo de feedback como motor para crescimento profissional, sem dúvida alguma é capaz de impedir qualquer tipo de promoção. É preciso analisar o melhor caminho a seguir dentro de uma empresa, e isso é feito principalmente através de críticas e se você não consegue lidar com elas ou repensar o que foi pontuado, receber uma promoção se torna muito distante. 

 

  • Esperar ser promovido para mostrar do que é capaz, fará você esperar para sempre. É necessário aproveitar todas as oportunidades que surgem e que podem provar que você está pronto. Esteja disposto a oferecer ajuda nas áreas que interessam a você, abrace projetos paralelos que não são exclusivos da sua função (de uma maneira que não o deixe sobrecarregado e que impeça de executar suas tarefas principais), saia da sua zona de conforto e seus chefes reconhecerão isso.

 

Esses são alguns dos principais motivos que podem impedir uma promoção. Agora que você pôde analisá-los, já tem uma base para entender de que maneira você pode ter colaborado para não ser promovido.

Obviamente, pode ser que tudo que tenha sido descrito não corresponda com as suas atitudes profissionais e que motivos que não dependem da sua atuação tenham interferido em sua subida dentro da empresa. 

Ainda assim, é importante considerar esses pontos, mas mais importante ainda é saber como agir em situações assim. 

 

Veja como agir se você não foi promovido 

Para que você seja o protagonista da sua própria carreira, é importante que ao se deparar com essas situações contrárias ao que foi desejado, você não se paralise e se deixe tomar pelo desânimo. 

Se vitimizar não conduz com os objetivos de um plano de carreira que visa o sucesso profissional. 

Tudo tem o seu tempo certo para acontecer, parece filosófico dizer isso, mas é um pensamento mais prático do que parece, pois o melhor que você pode fazer em momentos assim, é manter as suas atitudes coerentes com seus objetivos. 

Para isso, algumas coisas precisam ser feitas. Confira abaixo!

 

Compreenda os seus sentimentos

Não dá para dizer ao certo quais os sentimentos invadem uma pessoa que lida com o sonho de uma promoção que não aconteceu. 

Já que, pode acontecer frustração, desânimo, tristeza, vontade de desistir, revolta, enfim, eles podem ser os mais variados possíveis. 

Por isso, tire um tempo para que você possa analisá-los até chegar a uma conclusão de como lidar com eles da melhor maneira. Reprimi-los totalmente ou deixá-los que eles venham à tona sem filtro algum, são duas formas erradas de processá-los. 

Já que, é importante que você os entenda, para que consiga achar um meio termo para lidar com eles, de maneira que eles não interfiram na sua vida profissional e acabem prejudicando seu trabalho ou novas oportunidades de promoção. 

 

Mantenha o seu profissionalismo 

Ao receber a notícia de que não foi promovido, é importante que você mantenha a educação e o respeito para com os seus chefes. Essa é uma situação difícil para ambas as partes, e torná-la mais constrangedora não ajudará você em nada. 

Ficar se lamentando, reclamando sobre o ocorrido com colegas de trabalho ou dando indiretas, sejam para líderes ou para outros profissionais que tenham sido promovidos, são atitudes totalmente erradas e que interferem no seu profissionalismo, por isso você deve evitá-las. 

 

Busque feedbacks

Não existe problema algum em tentar entender os motivos que impediram que você fosse promovido. Por isso, você pode tentar pedir feedbacks aos seus líderes ou a outros profissionais que estiveram envolvidos nesse processo. 

Dessa forma é possível que você receba o retorno necessário sobre quais as melhorias que você precisa para conseguir novas promoções. Mas, caso eles evitem esse tipo de conversa, é importante não insistir. 

 

Comece a definir uma nova estratégia 

Caso você tenha chegado à conclusão de ter sido injustiçado e de que sua empresa atual não oferecerá novas possibilidades de crescimento, talvez seja hora de buscar novas oportunidades. 

No entanto, se você acredita que ainda pode evoluir na empresa em que está, continue executando seu trabalho com excelência, volte ao tópico dos motivos que podem impedir uma promoção e os evite. 

Além disso, em uma nova oportunidade de ser promovido, avalie o que é exigido no próximo cargo para que você possa performar de acordo com ele. 

Continue acreditando em você, pois sem autoconfiança será impossível que seus chefes o enxerguem como um profissional capaz de ocupar os melhores cargos.