Escolher uma escola para os seus filhos pode ser uma tarefa difícil, principalmente pela enorme oferta de escolas e diversas opções de aulas. Neste cenário, é preciso levar em conta vários fatores na hora da escolha. Isso porque, muito provavelmente, ela ditará os costumes e aprendizados do seu filho.
Sendo assim, é preciso entender se toda a estrutura atende às necessidades da criança, se os professores possuem a didática e adaptação necessária para uma comunicação efetiva com as crianças e também, é claro, entender quais são as preferências/gostos e necessidades daquele aluno.
Isso deve ocorrer para que, além do aprendizado ser eficiente, o tempo que a criança passar no ambiente seja agradável; tornando o processo de aprendizagem muito mais dinâmico e sadio.
Por este motivo, vamos abordar neste artigo os tipos de escolas que mais podem atender as principais necessidades dos seus filhos.
Escolas com música
Atualmente, é normal as crianças terem gosto por tocar música e, inclusive, se interessarem pelo aprendizado de algum instrumento ou do canto.
Por conta dessa necessidade surgiram muitas escolas que integram o ensino básico junto com o ensino musical, criando um ambiente muito mais viável e sadio para as crianças.
Neste contexto, além das aulas tradicionais como:
Português;
Matemática;
Biologia;
Ciências.
As crianças irão contar com diversos modelos de aulas, responsáveis por integrar o meio musical. Desse modo, será entregue uma noção para seus filhos de qual ramo musical seguir para ter um rendimento acima da média.
1. Aula de canto
A aula de canto para iniciantes já é comum nesse tipo de escola, principalmente pelo canto ser uma das aulas mais procuradas.
É bem provável que isso aconteça pela paixão das crianças pelo palco, por se expressarem de uma forma mais artística e também pelo cantor sempre ser o centro de uma banda, sendo além da voz, o rosto do grupo.
A aula de canto deverá sempre ser aplicada por um professor atencioso, que consiga organizar os timbres, sons e melodias que mais se adequam a cada aluno.
O professor também será responsável por fazer um assentamento, seja mais agudo ou grave, refinando os ouvidos da criança para que ela aprenda a cantar de uma forma adaptável mas sem perder seu estilo único.
2. Aula de violão
A aula de violão é, juntamente com a de canto, uma das mais procuradas. É possível afirma que isso ocorre pelo fato de o violão ser o instrumento mais popular e tido como um dos mais fáceis de aprender.
Com essa popularidade, ele se torna o instrumento de entrada para outros, como bateria, baixo e etc.
Assim, as aulas focadas em violão deverão dar para o seu filho uma noção musical extremamente precisa, entendendo toda a organização e o tempo de uma banda e, principalmente, o conhecimento sobre a organização das notas.
3. Aula de piano
A aula de piano já é mais procurada por crianças que gostam de instrumentos clássicos e mais tranquilo, com um som mais leve e harmonioso.
Diferente do que se pensa, o mercado para pianista é enorme, sendo só necessário a mão de obra qualificada, afinal é um dos instrumentos mais difíceis de se aprender, pela grande quantidade de combinações de notas e peças.
Desse modo, é necessário que o pianista tenha muitos anos de estudo e, principalmente, de treino.
Dentro de diversas apresentações é possível achar o piano como peça central. Atualmente os filmes-musicais tem entrado na moda, fazendo com que um novo mercado surja para essa área, sendo muito proveitoso que o seu filho tenha conhecimento desse instrumento no futuro.
A música como arte
Apresentar para o seu filho uma escola infantil com um ensino um pouco diferente, voltado não só para as matérias básicas mas também para o ensino da música ou outros conhecimentos de forma lúdica, ou não, será benéfico pelo reflexo que esse ensino terá na vida dele.
Vale, nesse momento, destacar que a música é um dos principais veículos artísticos no mundo, sendo popularmente distribuído.
Atualmente, é possível achar com certa facilidade uma escolinha de meio período em são paulo que atenda a todas essas necessidades.
Ainda é possível achar escolas que tenham um foco artístico mais abrangente, ensinando a história da arte, da música, de compositores, autores e nomes referência do ramo musical. Esse conhecimento é muito necessário para seus filhos pois irá agregar de forma ampla o repertório da criança, fazendo com que ela enxergue outros pontos sobre a mesma arte.