Escola infantil com educação diferenciada

A educação é um direito de todos os cidadãos, concedido desde a infância. Assim, cabe ao Estado, a sociedade a ao responsável legal prover a todas as crianças e jovens uma educação de qualidade que permita o desenvolvimento intelectual, motor e moral.

Atualmente no Brasil a educação básica é dividida nas seguintes categorias:

  • Educação infantil;
  • Educação fundamental I;
  • Educação fundamental II;
  • Ensino Médio;
  • Ensino superior;
  • Pós-graduação.

Além desses, há também a educação voltada para jovens adultos que na infância não tiveram a oportunidade de estudar.

Dentre todas as categorias, a educação infantil é um das mais importante pois é a primeira etapa da educação básica. Atendendo as crianças de zero até cinco anos de idade, o seu objetivo principal é a promoção de atividades e ferramentas que contribuam para o desenvolvimento dos seguintes aspectos:

  • Físico;
  • Motor;
  • Cognitivo;
  • Emocional;
  • Social.

É na educação infantil que as crianças começam a sair da sua zona de conforto e passam a interagir com pessoas fora do seu circulo social e começam a aprender a lidar com as diferenças, desenvolvendo personalidade, autonomia e criação dos primeiros laços de amizade.

Investir na criação de uma escola responsável pelo primeiro ensino requer muito cuidado com as crianças e maneiras diferenciadas de estimular o conhecimento.

Saber como sair do comum e se destacar no mercado é necessário tanto para ter um processo educativo mais completo e divertido às crianças, quanto para o sucesso do negócio. Por isso, abaixo há algumas dicas na área.

Educação Infantil

A educação infantil possui uma segmentação, pois mesmo atendendo uma pequena faixa etária há muita transformações e desenvolvimentos em cada idade que demandam estruturas e planos educacionais diferenciados.

Atualmente ela é composta pelos seguintes ciclos:

  1. Berçário (0 a 01 ano);
  2. Creche ou Jardim de infância I (02 aos 03 anos);
  3. Jardim de infância II (04 aos 05 anos).

O berçário é uma etapa não obrigatória, porém essencial aos pais que trabalham e precisam de um espaço direcionado e seguro para que seus filhos sejam assistidos durante o período que eles estão trabalhando, composto por espaços que atendam todas as suas necessidades.

A creche meio periodo também não é obrigatória e é uma extensão do berçário, com estruturas semelhantes proporcionando espaços para o desenvolvimento de todas as suas habilidades.

O jardim de infância II já é obrigatório e assim como as demais estruturas visam a segurança e o bem-estar dos alunos além da educação que é pautada em um aprender mais lúdico, ou seja, que estimulam a imaginação, criatividade e despertem a vontade de experienciar, descobrir e aprender.

O jardim de infancia 2 ensina por meio do brincar, explorando sempre as habilidades motoras, físicas, sociais e intelectuais das crianças. Dessa forma é preciso investir em uma educação completa e de alta qualidade, oferecendo todas as ferramentas que possibilitem o aprender das crianças por meio da diversão e da prática.

Com salas e espaços adequados aos seus tamanhos e necessidades, a educação infantil desenvolve um trabalho muito semelhante ao da recreação infantil, que consiste em ensinar por meio do brincar.

Sendo coletivas ou individuais, o importante é desenvolver todas as habilidades que uma brincadeira permite, como trabalho em equipe, a competitividade e o desenvolvimento do intelectual, emocional e motor de cada criança.

Aulas complementares

Além da recreação que envolve a ludicidade e um modelo mais contemporâneo de aprender e ensinar, há ainda como estimular o aprender por diversos outros processos. Por isso, investir em aulas complementares é um bom diferencial para a escola infantil.

Absorvendo o conhecimento com mais facilidade, investir em aula de música, esporte, dança e teatro também contribuem para o desenvolvimento de novas aptidões e desenvolvimento de diferentes habilidades e características.

Investir nessas aulas faz com que a criança tenha mais acesso e apreço pela arte e cultura, valorizando todos os seus benefícios, desde os mais visíveis como disciplina e novas habilidades, até os mais intrínsecos como desenvolvimento emocional e social.

Para a saúde as aulas de ballet permitem um melhor condicionamento físico, uma melhoria no sono, na diminuição do stress, fazendo com que a criança tenha um estilo de vida mais saudável, bem como a prática esportiva.

A musica ouvida ou praticada diminui a ansiedade e contribui para o tratamento de doenças como depressão. Dessa forma, estimular o aprender por meio das musicas ou a própria musica e seus instrumentos é um bom diferencial, como a aula particular de piano, sendo um bônus aos alunos da instituição de ensino infantil.

Investindo em todas as formas de aprender, a escola cria um novo conceito, mas atualizado e de acordo com as necessidades das crianças, impulsionando o aprender sem se descuidar de seu conforto e bem-estar.