Um dos negócios mais interessantes para empreender é o ramo alimentício, já que é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Sendo que a cozinha industrial é o cerne dos estabelecimentos que trabalham com comida.
Por causa disso, um restaurante ou qualquer outro tipo de empreendimento precisa de uma série de elementos, que vão desde guardanapos personalizados para restaurante até grandes equipamentos.
E é nesse ponto que devemos nos atentar, ou seja, para que um restaurante tenha sucesso, é importante a instalação de uma cozinha altamente profissional, com equipamentos eficientes para atender clientes com qualidade.
Além da utilização dos equipamentos, é importante que a montagem da cozinha permita aos cozinheiros a ordenação dos pratos de maneira eficiente para agilizar a saída dos pedidos.
Por isso que é importante a escolha dos equipamentos necessários, uma lava louça industrial para restaurante permite que haja maior rapidez nos processos.
Alimentos de qualidade também exigem equipamentos e ferramentas de mesmo nível, e permitem o aceleramento do cozimento e aumento da rapidez no atendimento.
Este artigo lidará com alguns dos principais tipos de equipamentos para a cozinha industrial.
Porque equipar uma cozinha?
A cozinha é o centro nervoso de todo o restaurante, e isso é perceptível quando notamos que mesmo que os atendimentos que ocorrem no salão sejam bons e eficientes, se a cozinha não contar com equipamentos de alta qualidade, isso pode prejudicar seu lucro.
Por isso que, ao equipar uma cozinha com fogão industrial, você está pensando na agilidade e na eficiência para atender seus clientes de forma altamente rentável.
Além de se preocupar com os equipamentos, é importante alguns elementos como coifas e exautores que permitem que a cozinha tenha um ar agradável e que não cheire gordura.
Alguns equipamentos utilizados na cozinha industrial
Confira, a seguir, alguns dos principais equipamentos utilizados em uma cozinha industrial.
1. Fornos
Um dos principais elementos na cozinha é o forno e o fogão industrial 4 bocas e 6 bocas, pois são ideais para o preparo da comida e também para o aquecimento de alimentos pré-preparados.
Há uma variedade de fornos e cada um tem um uso específico e adequado para o seu empreendimento. Dessa maneira, temos alguns modelos mais usados na cozinha, conforme você verá a seguir.
1.1. Forno turbo
Os fornos turbos são aqueles que possuem um tipo de ventoinha, desse modo, permitem que o ar quente circule de maneira uniforme dentro do forno (ou câmara de cocção), garantindo que o alimento seja assado uniformemente.
2.1. Forno combinado
O forno combinado, por sua vez, é aquele que possui inúmeras combinações de calor com vapor e prepara diversos tipos de alimentos ao mesmo tempo.
2. Fogões
Assim como os fornos, esse é um dos principais elementos na cozinha, pois permite que os alimentos sejam cozidos, fritos, assados, e possuem diversos tamanhos além de se encaixar em quase todo o tipo de layout.
Há dois tipos principais de fogões industriais, os chamados de baixa pressão e os de alta pressão.
2.1. Alta pressão
São equipamentos mais potentes, pois não possuem os reguladores no gás, de modo que o gás sai direto do botijão para o fogão. Ideal para grandes demandas.
2.2. Baixa pressão
São modelos que possuem reguladores e, por isso, é possível fazer a modelagem da chama. É ideal para cozinhar com precisão e para o preparo de alimentos delicados.
Além desses dois equipamentos usados na cozinha industrial, podemos destacar:
- Lava louça profissional;
- Balcões refrigerados;
- Processadores de alimentos;
- Fritadeiras e outros.
3. Exaustor ou coifas
As coifas e exaustores são extremamente importantes para a cozinha e também para o restaurante, já que elas são responsáveis pela filtragem do ar, de modo que a gordura e o cheiro da fritura não atinjam os clientes que estão esperando no salão.
3.1. Coifas
As coifas, chamadas também de exaustor de cozinha, precisam estar no local por causa da fumaça. A coifa é uma das maiores responsáveis pela circulação de ar no ambiente, eliminando quase que por total os odores.
Há dois modos que esse equipamento pode funcionar, no modo exaustor, que ajuda a expulsar o ar quente da cozinha e no modo depurador, que capta ar quente com gordura, passando por um filtragem e devolvendo o ar limpo.
Elas podem ser instaladas em diversos pontos da cozinha, tanto central, como no formato de ilha. Sempre devem ser postas de forma a estar no local de cozimento dos alimentos.
Assim, esses equipamentos são responsáveis por levar seu restaurante ao sucesso, já que, sem uma cozinha eficiente, não há restaurante eficiente.