equipamentos de proteção

Equipamentos de segurança e a proteção empresarial

O mercado de trabalho é amplo e atende diferentes necessidades da sociedade. Muitos profissionais trabalham em espaços insalubres, ou que apresentam certo risco de acidente e por isso demandam maior proteção.

Entre os serviços, é possível destacar aqueles que trabalham com energia elétrica e os profissionais que trabalham na área de construção civil.

As fábricas também precisam contar com uma equipe de segurança profissional, apontando espaços que não devem ser acessados por pessoas não autorizadas e resguardando a segurança de cada indivíduo.

Além disso, é indispensável que os colaboradores façam uso dos equipamentos de segurança e recebam treinamentos para saber como utilizar as ferramentas disponibilizadas na área de serviço.

Diferentes setores exigem proteção diferenciada

A exigência de equipamentos de proteção individual, para os trabalhadores de diferentes setores, é exatamente para resguardar a segurança do corpo funcional.

Isso deve ser feito de modo a evitar riscos de acidentes e outros malefícios que possam ser causados, tanto por desconhecimento de um maquinário, do funcionamento de uma ferramenta ou da falta de uso de equipamentos como oculos de segurança, capacetes ou roupas específicas para um local determinado.

As roupas desenvolvidas para serviços específicos pode atender diversas profissões, como aqueles que trabalham em frigoríficos e precisam estar devidamente resguardados com relação ao frio.

Do mesmo modo as pessoas que trabalham no setor de limpeza precisam usar equipamentos de proteção individual, com tamanho que sirva, como luvas protetoras e sapato de segurança feminino, para as mulheres.

Empregados que trabalham no setor de limpeza, por exemplo, precisam estar devidamente equipados com ferramentas e produtos que retirem toda a sujeira de maneira satisfatória para que o trabalho não precise ser refeito, principalmente em áreas comuns, como centros de compras e condomínios empresariais, comerciais e residenciais.

Como os trabalhadores deste setor trabalham durante um longo período com água, o uso de bota de borracha é imprescindível, pois ele evita a umidade dos pés e, consequentes, acidentes.

Isso porque este cenário apresenta riscos de escorregamento, em pisos molhados, e o contato com produtos químicos, que são utilizados para a limpeza.

Desse modo, a segurança do trabalhador é fundamental para as empresas, pois sem eles, nada será produzido ou realizado.

Por isso, os cuidados no fornecimentos de ferramentas adequadas para a realização dos trabalhos deve ser disponibilizada em todos os setores de produção, das fábricas e indústrias, nos hospitais e centros hospitalares.

O fornecimento de equipamentos de epi – equipamentos de proteção individual – são obrigatórios pelas empresas.

Para identificar a demanda, elas devem realizar estudos e pesquisas de risco ocupacional em cada área, para que a segurança dos trabalhadores seja garantida.

Os projetos de segurança pode ser realizado por uma equipe especializada em segurança do trabalho, que vai analisar os ambientes em que os trabalhadores serão expostos e indicar os equipamentos que devem ser disponibilizados à eles.

Este estudo tem diversos benefícios que podem ser destacados. Entre eles estão:

  • Preserva direitos e deveres do empregado e do empregador;
  • Equipamentos disponibilizados para serviços específicos;
  • Determinação de áreas de segurança para todos;
  • Segurança é primordial em qualquer situação.

Os equipamentos de proteção coletiva também devem ser observadas durante a realização de pesquisas e estudos da área de trabalho.

Desse modo, deve-se certificar da disponibilidade de placas indicativas, permitindo ou proibindo o acesso de terceiros, assim como o fornecimento de equipamentos que podem ser utilizados em casos de acidentes, como extintores e mangueiras de combate a incêndio.

Treinamento obrigatório na empresa

A formação de uma equipe responsável pela segurança no ambiente de trabalho deve contar com profissionais especializados e representantes do setor trabalhista (assim como os membros da diretoria).

Desta forma, todos os envolvidos podem trabalhar em prol da coletividade, buscando formas de criar um ambiente de trabalho eficiente e seguro.

A responsabilidade empresarial deve estar no fornecimento dos equipamentos de segurança e do espaço em que os trabalhos serão realizados, de acordo com os apontamentos apresentados pelos especialistas.

Os funcionários devem passar por um treinamento de EPI, oferecido pela empresa, além de se responsabilizarem pelo resguardo dos equipamentos e do uso durante todo o período de trabalho.

Os equipamentos que apresentarem defeito, ou se desgastarem conforme o uso, devem ser substituídos pela empresa contratante para que os funcionários não fiquem descobertos.

Para aqueles que trabalham em espaços diferenciados, como plataformas e andaimes, por exemplo, é preciso estar utilizando epi para trabalho em altura.

Entre os equipamentos utilizados neste cenário estão os cintos de segurança e roupas adequadas, para a movimentação livre, conforme a exigência do trabalho.

Todas as áreas de trabalho devem contar com um estudo aprofundado de segurança do trabalho para zelar por vidas e garantir um ambiente em que as tarefas sejam realizadas de forma assertiva.