Muitas empresas tem como princípio o cuidado com a comunicação visual e, para passar uma imagem séria e segura, muitos negócios vem optando pelos uniformes, sejam uniformes de brim ou sociais.
Outro fator que contribui para esse grande crescimento na procura dos uniformes se dá no aumento da tecnologia para a confecção, já que antigamente os tecidos não tinham tanta qualidade e, muitas vezes, os empreendedores ficavam insatisfeitos com o resultado.
Tudo isso mudou com a consultoria e negócios nesse setor, que revolucionou todos os processos e linha de produção. Por isso, no decorrer deste artigo entenderemos o mercado de uniformes bem como o processo de produção e informações relevantes.
Entendendo o mercado de confecção de uniformes
Para entendermos melhor o mercado de uniformes é importante vermos alguns dados.
Segundo a ABIT (Associação Brasileira Têxtil) e o Serviço de Apoio ao Microempreendedor (SEBRAE), o setor de confecção é o sexto maior do mundo, faturando cerca de 33 bilhões de dólares.
Só no setor de confecção de uniformes, segundo Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em 2008, o ramo de confecção de uniformes profissionais no Brasil movimentava cerca de R$ 3,5 bilhões/ano.
Toda essa capacidade de produção tornou possível a criação do chamado Programa Brasileiro de Autorregulamentação de Roupas Profissionais, que certificam uniforme para empresa preço com qualidade e que atenda todas as normas.
Assim, o mercado de confecção de uniformes é um dos mais fortes dentro da confecção, pois atende uma grande variedade de negócios.
O processo de produção de um uniforme
Assim como a consultoria Sped ajuda uma empresa e um negócio a desenvolver seus ajustes tributários, um uniforme atende uma empresa de modo que seus ideais e valores estejam presentes nele, facilitando a identificação e fortalecendo a marca.
Além disso, o uniforme é a roupa de segurança que determinado profissional usará, como os eletricistas e bombeiros.
Assim, cada tipo de uniforme possui algumas etapas de produção que podem variar. Apesar disso, há um padrão na confecção geral e entenderemos como essas etapas se dão nos tópicos a seguir:
1. Definição do modelo
A primeira etapa é definir qual será o design da peça e isso é feito em conjunto com profissionais que saibam expressar em croquis e esboço o molde da peça.
Assim, temos o modelo das calças, camisas e outros componentes. Essa etapa é essencial para que o controle de qualidade seja mantido em uma produção mais extensa.
2. Modelagem
O segundo ponto é a modelagem.
Essa etapa é definida com base no que foi desenhado e é o momento em que os detalhes são adicionados, como os acabamentos no tecido, os tipos de bordados, botões e materiais distintos, entre outros aspectos.
3. Corte
Aqui há a preparação dos moldes para que o corte do tecido seja feito. Geralmente, usam-se máquinas com pré-definições que guiam o molde e produzem um corte limpo e bastante preciso.
Essa é uma etapa primordial para confecção e para revenda camisetas personalizadas, otimizando a produção mais variada.
4. Costura
Nessa etapa os moldes cortados são unidos e costurados, adicionando os acabamentos, borados e os outros detalhes que tenham sido pré-definidos.
Por fim, o uniforme pronto passa por um controle rigoroso de qualidade que mede se a costura foi bem feita, se os acabamentos estão bem colocados, se o zíperes estão corretos, assim como a mobilidade e segurança proporcionada ao colaborador.
Uma boa confecção de uniformes e camisetas personalizadas atacado devem ter como características:
- Ser repelente a água e óleo;
- Ter um tecido antimicrobiano;
- Possuir proteção UV;
- Apresentar costura francesa;
- Ter uma textura microcraquelada.
A impermeabilidade a água e ao óleo é ideal para quem trabalha em ambientes em que a sujeira é rotineira, como os profissionais da cozinha. Assim, uniformes com essa característica se sobressaem.
Os tecido antimicrobianos são ideais para qualquer tipo de uniforme, pois impedem que bactérias causem odores ou ofereçam riscos aos colaboradores.
Já a proteção UV é ideal para profissionais que passam muito tempo embaixo do sol
Por fim, a costura francesa traz mais conforto e segurança, pois é uma costura dupla e reforçada; enquanto a textura microcraquelada permite disfarçar o efeito de amassado.
Assim, entendemos que o mercado dos uniformes é um dos grandes expoentes da indústria têxtil e são essenciais para o desenvolvimento de uma boa comunicação visual da empresa, por transmitir seriedade, conforto e profissionalismo em cada ação. Além do mais, a indústria assegura produtos distintos e tecnológicos, potencializando os benefícios para sua empresa.