Ensaios não destrutivos: O que você precisa saber e como diferenciá-los?

Uma vez que se é um trabalhador industrial ou profissional liberal ligado ao meio produtivo, você já deve ter ouvido falar em ensaios não-destrutivos. Trata-se de um procedimento técnico que visa otimizar a capacidade dos equipamentos industriais de um espaço sem fazer com que estes sofram qualquer tipo de prejuízo técnico ou físico.

Por trás desta atividade, no entanto, algumas técnicas em diferentes etapas do processo produtivo como um todo precisam ser colocadas em prática. Estas, inclusive, estão discriminadas a seguir:

  • Planejamento;
  • Fabricação;
  • Construção;
  • Montagem;
  • Manutenção;
  • Aplicação;
  • Utilidade.

Por mais simples que possam parecer, todas estas etapas tendem a ser otimizadas através das inspeções propostas por esse tipo de ensaio, que também é conhecido como END (Ensaios Não-Destrutivos).

Ainda que esse tipo de conduta possa ser aplicada a diferentes setores de produções industriais (como acontece nos meios químicos, petroquímicos, siderúrgico e metalúrgico), esta pode ser realizada através de três diferentes tipos de ensaios. Confira qual o modelo mais adequado para a sua corporação:

O ensaio de dureza rockwell e suas aplicações práticas

O ensaio de dureza rockwell, como seu próprio nome sugere, é um dos principais responsáveis por medir os níveis de dureza de um equipamento industrial. Através das escalas de mensuração de resultados, esta prática tende a fazer com que os objetos voltem a funcionar normalmente e – mais do que isso – tenham suas capacidades originais aproveitadas a níveis extremos.

A resistência comprovada e proposta por este tipo de análise também passa pela utilização de metais pesados (como acontece com as superfícies de diamante e aço inox, por exemplo). Neste contexto, diversas forças de aplicação tendem a fazer com que este detalhamento dos dados seja ainda mais otimizado. Por outro lado – e assim como acontece com a grande maioria dos meios industriais – a técnica também apresenta prós e contras no que diz respeito à sua utilização.

O ensaio de sondagem spt e a sua escolha no meio industrial

Genericamente, o ensaio de sondagem spt possui a serventia básica de reconhecer o subsolo de um espaço com o intuito de fornecer subsídios imprescindíveis para que a escolha do tipo de fundação a ser realizada no espaço seja a mais assertiva possível. A sigla SPT se refere ao termo em inglês “Standard Penetration Test”, que traduzido “Teste de Penetração Padrão”.

Este modelo de fundação e reconhecimento é, de longe, um dos mais famosos do mercado industrial como um todo. Através dele, noções detalhadas de profundidade e terrenos férteis ou inférteis podem ser colocados em pauta da maneira mais clara possível, para que os projetos civis e arquitetônicos sejam transformados em prática a partir da escolha da sondagem spt preço.

Os ensaios mecânicos de materiais metálicos também são extremamente benéficos às indústrias
Na busca por trabalhos rigorosos e fortes o suficiente para suportar as diferentes cargas de pressão ao longo da rotina, é bastante comum que as empresas se valham de ensaios mecânicos de materiais metálicos, que, por sua vez, representam um do aspectos principais por trás da mensuração técnica de cada superfície de metal trabalhada nestes espaços.

Neste contexto, metais como alumínio, aço inox e outros amplamente resistentes são muito bem trabalhados nos ensaios desse tipo. O principal intuito proposto por essa técnica é justamente otimizar a capacidade produtiva dessas superfícies, fazendo com que estas retornem às suas configurações iniciais ou, se isso não for possível, que os produtos voltem a apresentar reais benefícios aos espaços onde são instalados. É dessa forma que os ensaios mecânicos apresentam suas especificações e/ou principais qualidades.

Os ensaios não-destrutivos, por fim, são recomendados para todos os meios industriais
Por todas as informações levantadas, não restam dúvidas de que a realização de um ensaio não-destrutivo pode ser mais do que benéfica para o seu espaço industrial. Através da visita periódica proposta por este tipo de ação, a tendência natural é que os resultados sejam melhorados exponencialmente.

Além de não destruírem – de fato – os equipamentos aos quais são realizados, estes tipos de ensaios são extremamente sutis e valorosos para a melhoria nas fabricações internas. Através deles, as indústrias também podem alcançar uma série de economias práticas aos seus negócios, pois os equipamentos tenderão a funcionar mais e de uma maneira mais eficaz.