O marketing geralmente inclui todas as atividades da empresa direcionadas a um público externo: os consumidores. No entanto, muitos não sabem que o marketing também pode ser utilizado por empresas que visam um público interno, ou seja: colaboradores.
Foi com esta questão que nasceu o marketing interno, cuja finalidade é melhorar a imagem que a organização tem não do ambiente externo, mas dos colaboradores.
O endomarketing, também chamado de marketing interno, é uma estratégia de marketing focada no capital humano de uma empresa.
A base do endomarketing é o relacionamento. Quando uma organização opta por construir um relacionamento saudável com seus colaboradores, melhora sua imagem e promove a fidelização de seu público à empresa.
Dessa forma, é possível obter uma equipe muito mais motivada, o que reduz o índice de rotatividade e atrai novos especialistas altamente qualificados.
Nesse sentido, o objetivo do artigo a seguir é apresentar o conceito de endomarketing e tentar abordar como essa estratégia pode contribuir para o sucesso de uma empresa e de seus colaboradores.
Qual é a característica do endomarketing?
O próprio nome “endomarketing” já diz do que se trata. O termo “endo” vem do grego e significa “para dentro”. Portanto, o marketing interno nada mais é do que a aplicação de conceitos de marketing a um público interno na tentativa de explorar suas necessidades e desejos.
As atividades de endomarketing podem ser o mais versátil possível, por exemplo:
- Projetos de comunicação interna;
- Reconhecimento;
- Práticas de motivação;
- Realização de eventos;
- Melhoria do ambiente de trabalho.
Considerando a finalidade do endomarketing, geralmente é utilizado no trabalho conjunto das equipes de RH e marketing.
Portanto, se o gestor de RH tentar entender os desejos e necessidades dos colaboradores da empresa, identificar seus compromissos e desafios de comunicação, o setor de marketing poderá traçar estratégias adequadas conforme a necessidade.
O endomarketing tem várias vantagens para a organização: os funcionários se sentem mais motivados porque as empresas estão abertas a novas ideias, a produtividade é otimizada como resultado dessa motivação, a rotatividade (turnover de funcionários) é menor, pois funcionários satisfeitos se sentem bem em determinado ambiente de negócios.
Portanto, não querem sair de um local onde são bem tratados; a atmosfera da organização melhora consideravelmente.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre como o marketing interno acontece na prática e não se preocupe se você conhece pouco sobre esse tema, iremos trazer exemplos e tudo o que você precisa saber para conseguir entender da melhor maneira possível.
Como o marketing interno acontece na prática?
O marketing interno, bem como as diversas medidas de marketing, baseiam-se na utilização de determinadas estratégias de acordo com os objetivos que a empresa pretende atingir, que serão apresentados a seguir.
Eventos
Eventos como congressos e palestras motivacionais ou não motivacionais são uma excelente forma de aumentar a motivação da equipe e promover o crescimento profissional/pessoal de cada colaborador.
Desta forma, a empresa pode obter diversas vantagens, por exemplo: os colaboradores se tornam mais aptos a estruturar o seu desenvolvimento profissional, o que permite atingir os objetivos enumerados e coordenar melhor o crescimento pessoal.
Isso porque eventos como palestras podem complementar a formação profissional e pessoal dos colaboradores. Dessa forma, as palestras possibilitam que os colaboradores da empresa sejam capacitados para novos desafios e atividades por meio do conhecimento do setor.
Pensando nisso, um fabricante de etiquetas adesivas pode dar palestras aos seus funcionários sobre segurança do trabalho, acidentes e prevenção de acidentes e como a empresa compensa a falta de profissionais.
A importância desse tipo de ação está no fato de que, cada vez mais, tanto o mercado quanto os trabalhadores estão exigindo um conhecimento técnico maior sobre determinados serviços.
É por isso que as empresas se concentram em ajudar seus funcionários e atender às suas necessidades. Isso pode ser observado, por exemplo, em uma assistência técnica chiller Carrier, onde os gestores da empresa oferecem algum tipo de curso de especialização aos seus técnicos.
Benefícios
Quando falamos de benefícios aqui, não nos referimos àqueles oferecidos pelas empresas (vale-transporte, assistência médica, alimentação), mas benefícios que podem ser mais explorados para deixar os colaboradores satisfeitos. Entre eles podemos citar:
- Flexibilidade de horários;
- Possibilidade de trabalhos home-office;
- Vale-academias;
- Cupons de desconto em salões, barbearias, spas, etc;
- Dias especiais.
Mas para que servem esses benefícios? Ao receber os benefícios, o funcionário da empresa desenvolve a consciência de que a organização confia em seus serviços e o motiva.
Dessa forma, por exemplo, empresas de manutenção de grupo gerador conseguem fugir da tradicional organização do trabalho baseada apenas no cumprimento de metas, cronogramas e entregas.
Isso porque o foco principal do endomarketing está na produtividade, independentemente de o funcionário dessa empresa trabalhar no atendimento ao cliente em uma sala física ou em um computador.
Também é uma ideia interessante oferecer bônus aos funcionários, pois tal atividade aumenta a motivação da equipe. Este último, por outro lado, passa a trabalhar de forma ainda mais obstinada buscando melhorar o resultado da empresa.
Assim, bônus como aumentos salariais, excursões, viagens e brindes fazem com que os funcionários se esforcem para obter o reconhecimento da empresa e também ganhar essas recompensas.
Efetivo até mesmo nas lojas de sacos de ráfia, cada funcionário pode receber uma comissão pela venda realizada. Isso permite que as organizações reduzam custos e aumentem a produtividade e os lucros.
Plano de carreira
O plano de carreira é composto por todas as metas e caminhos que orientam uma pessoa para o crescimento profissional e pode ser utilizado tanto pelas empresas quanto pelos próprios funcionários.
De qualquer forma, as organizações que criam um plano de carreira criam uma imagem de que valorizam seus funcionários e atraem novos profissionais.
Por exemplo, uma empresa terceirizada de limpeza de escritório pode criar um plano de carreira que mostre aos funcionários as oportunidades de crescimento que eles têm na organização.
Assim, é possível motivar os colaboradores proporcionando oportunidades de realização pessoal e profissional, seja funcionário de loja ou supervisores e gerentes da empresa.
Para isso, a organização pode começar com atividades mais simples e menos complexas. Inicialmente, pode-se considerar a oferta de cargos mais altos para funcionários mais instruídos e dedicados da empresa.
Nesse sentido, por exemplo, um fabricante de porta blindada pode considerar a realização de um teste escrito ou prático para selecionar quais trabalhadores de sua linha de produção são dignos de um supervisor industrial.
Reconhecimento do trabalho
O reconhecimento do trabalho e contribuição dos empregados é necessário para conscientizá-los da sua importância para a atividade da empresa, pois nem sempre os referidos rendimentos financeiros e lucros são suficientes para dar um sentimento de pertencimento profissional.
Portanto, reconhecer os esforços é uma ótima maneira de “agradecer” um funcionário pelo seu trabalho. Líderes de negócios e supervisores podem adquirir o hábito de elogiar os funcionários, especialmente quando os resultados são alcançados e as metas são alcançadas.
Portanto, se, por exemplo, uma empresa que vende máquina flexográfica agradece a seus funcionários pelo aumento das vendas da loja, a loja não apenas motiva seus funcionários, mas também oferece feedback, retornos de qualidade do serviço oferecido.
Com tais atividades, os gestores da organização conseguem desenvolver um relacionamento baseado no respeito mútuo entre os colaboradores, independentemente do cargo e nível hierárquico, e motivá-los para diferentes funções.
Pensando no tema do reconhecimento, uma atitude interessante espalha da empresa bons exemplos. Por exemplo, dentro de um fabricante de caixa de hidrante, os gerentes podem destacar um funcionário da linha de produção que deu uma ótima ideia para aumentar a produtividade da empresa.
Ele pode, portanto, colocar cartazes nas reuniões ou mencionar os feitos desse profissional, o que aumenta sua satisfação e promove uma competição saudável.
Por fim, pode-se observar que o endomarketing é uma realidade nas empresas atuais. As estratégias centradas no funcionário são altamente eficazes para melhorar o engajamento, a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários, portanto, o pagamento não é a única razão para trabalhar.
Ao criar estratégias de marketing, você vende os produtos e serviços de uma empresa. Quando você investe em endomarketing, você vende as metas, objetivos e cultura organizacional para a equipe.
Por isso, a empresa deve estar totalmente integrada para alcançar todos os resultados da melhor forma possível.
Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir encontrar maneiras de efetuar um ótimo endomarketing dentro de sua empresa, e dessa maneira conseguir aumentar muito a motivação e abaixar a rotatividade.