A implementação de algumas práticas simples de sustentabilidade pode ajudar empresas de todos os tipos e tamanhos e beneficiar não apenas o negócio, mas também o meio ambiente.
E esse é um tema cada vez mais discutido no mundo corporativo, principalmente por se tratar de uma necessidade urgente de um planeta que sofre com o aquecimento global e um número crescente de desastres naturais a cada ano.
Adotar atitudes e estratégias mais sustentáveis exige, portanto, reduzir o consumo, estar atento aos impactos ambientais e ajudar a inovar e compartilhar ideias.
A sustentabilidade tornou-se uma demanda do consumidor devido à crescente preocupação da sociedade com a proteção do meio ambiente em geral.
Portanto, para garantir a reputação da empresa no mercado, é fundamental conscientizar os empresários sobre a importância de seguir o maior número possível de meios sustentáveis na gestão da empresa e na execução das tarefas.
O que é uma empresa sustentável?
O conceito de desenvolvimento sustentável não se limita às questões relacionadas ao meio ambiente, mas pode ser aplicado a praticamente qualquer atividade, incluindo as práticas operacionais e financeiras de empresas de diversos ramos.
Conceitualmente, sustentabilidade significa que a empresa pode se salvar no longo prazo do ponto de vista do meio ambiente, das operações, do mercado e da economia.
A gestão empresarial deve ser capaz de equilibrar valores, pois uma empresa sustentável com problemas financeiros pode estar em risco no longo prazo. As empresas devem ser viáveis econômica e operacionalmente e levar em consideração os recursos naturais, humanos e financeiros relacionados às suas operações.
Para garantir um desenvolvimento sustentável equilibrado, informado e acessível da empresa, recomenda-se que a administração monitore e aprimore constantemente seus processos e implemente medidas correspondentes aos aspectos ambientais.
Contratar serviços de consultoria ambiental ou qualquer outro lugar do Brasil também pode ser muito útil para garantir um processo de gestão mais convincente para sua empresa.
Finalmente, os empresários que entendem a importância de medidas ambientalmente conscientes devem ser capazes de usar a empresa de forma mais sustentável.
Que medidas de desenvolvimento sustentável as empresas podem implementar?
Existem muitas maneiras de tornar as empresas mais sustentáveis. A maioria das atividades são ações que podem ser implementadas na prática em todas as áreas do projeto. Estes vão desde a gestão de recursos e redução de resíduos até a conscientização dos funcionários por meio do marketing interno.
Uma possibilidade é a introdução da norma ISO 1001, que cria normas para o sistema ambiental das organizações e ajuda as empresas a planejar seus processos de forma mais econômica.
Em geral, entre as medidas e atitudes mais importantes que as empresas podem adotar para um desenvolvimento mais sustentável, vale destacar:
Gestão correta dos recursos
É importante que os gestores repensem a gestão dos recursos praticada pelas empresas. Isso significa principalmente economizar água, eletricidade e matérias-primas.
As empresas podem investir em sistemas de tratamento e reciclagem de água, geradores de energia elétrica, sistemas de energia solar ou até mesmo mudar o telhado dos armazéns para aproveitar melhor a luz natural. Também é recomendável escolher máquinas cujo trabalho visa a economia de energia e a máxima eficiência.
Por exemplo, no gerenciamento de matérias-primas para a produção de caixa de papelão correios, é importante avaliar constantemente os processos de produção, o que permite que eles evoluam para a economia.
Gestão adequada de resíduos
A gestão adequada de resíduos é necessária para que as empresas possam reduzir o impacto ambiental de suas atividades. Isso deve ser aplicado não apenas aos recursos destinados à produção de fitilhos a um preço razoável, por exemplo, mas também aos resíduos gerados pelos processos.
Uma dica para reduzir significativamente os resíduos gerados por empresas de diversos setores é a substituição de documentos em papel por documentos eletrônicos.
Ao eliminar os papéis diários, é possível gerir os documentos de forma mais eficiente e reduzir significativamente o consumo de papel. Isso economiza dinheiro e espaço e aumenta a segurança e a eficiência das pesquisas de arquivos.
Outra forma de reduzir o desperdício é reutilizar materiais, como o descarte de resíduos industriais em processos internos de reciclagem, o que também pode ajudar a economizar recursos.
Considerando o que de fato não pode ser reciclado internamente, o ideal é que as empresas garantam a destinação adequada dos resíduos, estabelecendo um sistema de gestão eficaz e eficiente.
É altamente recomendável que as empresas busquem parcerias com cooperativas, por exemplo, em termos de armazenamento temporário de resíduos e destinação adequada.
Criação de processos transparentes
Os efeitos sociais das operações também devem ser uma preocupação das empresas sustentáveis. Por isso, uma das medidas da gestão empresarial é manter a transparência.
Na prática, isso significa que a empresa divulga informações relacionadas à gestão sustentável. Isso inclui informações sobre processos de negócios, seus resultados, métodos de monitoramento e outros assuntos relacionados.
Isso pode revelar, por exemplo, o resultado de um coleta de resíduos perigosos a ações comunitárias.
Com abertura, as pessoas aprendem mais sobre o funcionamento da organização, ficam mais confiantes e se identificam com os valores e a missão da empresa. Isso pode promover taxas de fidelidade de longo prazo e ajudar a atrair mais clientes.
Apoiar organizações não governamentais de proteção ambiental
Uma atividade que também pode ser muito útil para a reputação da empresa é apoiar organizações não governamentais (ONGs) que trabalham para a conscientização e proteção ambiental.
Nesse caso, é importante que, por exemplo, uma empresa que produz container obra aluguel preço escolha uma instalação confiável cujos valores correspondam aos valores da empresa.
Esta medida pode ser adotada tanto por pequenas quanto por grandes empresas. Os menores podem ajudar as organizações locais aumentando a conscientização em sua comunidade. As maiores podem investir em alianças com ONGs mais tradicionais e conhecidas, o que pode ser uma boa vantagem.
Campanhas de marketing interno
Por exemplo, em um complexo de armazém geral onde a administração está comprometida com questões ambientais, é importante que todos os funcionários também estejam comprometidos.
Portanto, toda a cadeia produtiva da empresa também deve ser sustentável. Isso vale para fornecedores de insumos de produtos, parceiros e principalmente para a equipe interna.
Toda a equipe deve ter conhecimento de práticas sustentáveis que possam ser aplicadas no dia a dia. Para que os colaboradores estejam atentos aos valores e ao desempenho das atividades responsáveis, as campanhas de endomarketing são muito importantes.
Implementação de treinamento de funcionários é essencial. Também é preciso avaliar as atividades que cada um está realizando, pois essa é uma boa forma de melhorar o engajamento dos funcionários e o relacionamento com a empresa.
As campanhas ajudam os colaboradores a mudar sua forma de pensar sobre a valorização do meio ambiente e dos recursos naturais.
Quais são os benefícios de investir em sustentabilidade para uma empresa?
Responsabilidade corporativa significa aplicar atitudes éticas e práticas. O objetivo é garantir que a empresa alcance não só o desenvolvimento, mas também o equilíbrio com uma atitude menos agressiva para com o meio ambiente.
Os benefícios de investir em medidas de sustentabilidade corporativa incluem:
- Melhorar a imagem da empresa junto aos consumidores e à comunidade;
- Redução de custos de produção, economia de recursos;
- Satisfação dos colaboradores com a consciência ambiental;
- Avaliação da empresa no mercado, inclusive em bolsa;
- Promoção da proteção ambiental.
Além de respeitar mais o meio ambiente e a sociedade, as empresas sustentáveis encontram ainda mais oportunidades de crescimento.
O mercado consumidor está cada vez mais atento à qualidade dos produtos e serviços, que devem ser responsáveis e sustentáveis para não desperdiçar espaço. Hoje é bastante comum que empresas consideradas negligentes em relação ao impacto ambiental e social de suas operações sejam boicotadas, o que pode ser muito prejudicial à reputação da empresa e aos negócios em geral.
No entanto, é importante que os empreendedores vejam a sustentabilidade de sua empresa não como uma estratégia de marketing, mas como uma posição importante na sociedade em que vivemos.
Desta forma, o desenvolvimento sustentável promove de alguma forma a qualidade de vida de todas as pessoas associadas à marca, cria consciência e que a vida no nosso planeta ainda é possível.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.