Descobrindo como funciona uma empresa de reciclagem

O povo brasileiro produz diariamente cerca de 126 mil toneladas de lixo e são muitas as discussões acerca do destino deste material, bem como as ações a serem tomadas para que ele não prejudique o meio ambiente. Uma das soluções, sem dúvida, é a reciclagem.

Serviços como a coleta seletiva em empresas são uma das atitudes que cooperam para que os resíduos sejam descartados corretamente.

Neste sentido, a reciclagem tem sido uma grande alternativa e ela começa dentro das casas, empresas e qualquer tipo de edificação que gera lixo.

Em suma, o primeiro passo é a separação dos resíduos em local adequado.

Mas e depois?

Qual é o procedimento até que esses resíduos sejam reciclados?

Para tirar estas e outras dúvidas, preparamos este conteúdo exclusivo para você.

Continue com a leitura e veja como funciona uma empresa de reciclagem.

Reciclagem: como funciona?

As organizações responsáveis pela reciclagem têm com intuito transformar os materiais recicláveis em matérias primas, destinadas às empresas para a produção de novos comercializáveis.

Parcela desses materiais que chegam as usinas de reciclagem são oriundos das ações de indivíduos que separam os recicláveis dos não recicláveis e os transportam a um centro de coleta.

Entretanto, antes de serem destinados para a coleta seletiva ou mesmo diretos para a empresa de reciclagem, esses materiais precisam ser higienizados.

Já que, caso estejam engordurados ou sujos, por exemplo, não serão destinados ao processo de reciclagem.

Assim sendo, os que estiverem prontos para serem reciclados passam pelo processo de transformação.

Em linhas gerais, todos os processos envolvem:

  • Coleta;

  • Triagem;

  • Compactação;

  • Venda.

 

Detalhes da reciclagem

A coleta acontece antes do procedimento de reciclagem, ou seja, a empresa recebe os materiais recicláveis e os armazenam.

Posteriormente, a triagem acontece.

Neste caso, o material reciclavel é separado de acordo com os que podem passar pela transformação, ou seja, materiais que não estão em condições, consequentemente são descartados.

Assim como foi falado há pouco, não basta ser um material reciclável, pois o item precisa estar limpo e em bom estado para a reciclagem.

Os materiais aptos ao processo serão separados conforme sua composição. Garrafas PET, por exemplo, são separadas por cor.

A compactação é quando o material reciclado é prensado em grandes cubos.

Posteriormente, com a ajuda de um sistema de içamento de carga, podendo ser um guindaste, o cubo é empilhado em um espaço no galpão da empresa.

Por fim, acontece a venda.

Ou seja, esses materiais compactos são destinados para empresas que desejam confeccionar outros produtos com o material reciclado.

Importância da conscientização

Assim como foi visto acima, é importante que todos os materiais estejam limpos e aptos para a reciclagem.

Por conta disso, existem as diferentes colorações para latas de lixo, o que indica cada tipo de resíduo.

Ou seja, no recipiente para resíduos de vidro, é incorreto destinar alimentos ou quaisquer outros tipos de lixo orgânico, tais como óleos, entre outros líquidos.

Sendo assim, a coleta será algo simples e sem dificuldades, garantindo que todos os materiais sejam reciclados.

Portanto, antes de jogar qualquer tipo de lixo fora, verifique qual é a cor da lata e, assim, destine o resíduo ao seu devido lugar.

Lei que regulamenta a reciclagem

Denominada como Lei do Lixo”, o decreto de número 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi regida em 2010, e é sem dúvida o marco da gestão ambiental no Brasil.

Para ter uma breve ideia, a PNRS que determina que todo resíduo, seja ele doméstico ou industrial, deve ser processado adequadamente antes da destinação final.

Sendo assim, o material precisa do devido tratamento. Ainda assim, mesmo que não seja aproveitado depois de o procedimento de tratamento ou reciclagem, o item é denominado “rejeito”, devendo seguir para aterros sanitários, coprocessamento, incineração, entre outros processos.

A lei também determinada que seja feita a correta gestão integrada de resíduos, processo no qual o material descartado é regulamentado de acordo com o sistema de responsabilidade compartilhada.

Deste modo, o setor empresarial, bem como o poder público e a coletividade são incumbidos pela assertividade da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Conclusão

Portanto, esses são os principais detalhes de uma empresa de reciclagem, o que inclui desde a coleta, compactação, içamento de cargas, dentre outros processos importantes para a feitoria do produto final.

Ainda assim, vale destacar que as empresas que se atentam aos pontos ambientais tendem a ter mais credibilidade frente ao mercado atual, já que cada vez mais os clientes e fornecedores estão diminuindo os impactos causados ao meio ambiente, por meio de ações e processos sustentáveis.