O controle de pragas é extremamente importante em qualquer estabelecimento, principalmente os que são do ramo alimentício. Isso ocorre porque existe uma regulamentação pesada em cima das questões de dedetização, isso sem mencionar que as pragas poderiam causar danos aos alimentos e, inclusive, ameaçam a saúde e bem-estar dos clientes, principalmente em casa.
Além disso, é preciso oferecer para os clientes o melhor produto e atendimento possível, o que envolve um ambiente livre da propagação de bichos e doenças, para que ele se fidelize ao local.
O controle de pragas possui muitas formas de ser aplicado, sendo que o método mais viável para cada local será escolhido pela empresa responsável pelo serviço de acordo com as necessidades de cada ambiente.
Iremos abordar durante este artigo vários detalhes que envolvem as empresas que realizam os serviços de dedetização e como eles são feitos, desde as metodologias até nos equipamentos utilizados de forma a tornar o seu ambiente de trabalho muito melhor.
Desratização: Por que fazer o procedimento e como ele funciona?
A desratização é o método mais prático de lidar com os ratos.
Vale mencionar que é preciso ter total atenção a presença da espécie pois os roedores tem capacidade de danificar diversos tipos de maquinários, fiações e produtos em estoque.
Nesse contexto, a não precaução em relação a esse tipo de praga pode trazer muita dor de cabeça, prejuízo financeiro além de ameaçar a saúde de todos os que frequentam o local.
Esse roedor consegue ter acesso à praticamente qualquer tipo de local por adentrar facilmente em qualquer tubulação e, inclusive, pelas redes de esgoto.
Além disso, eles são animais muito adaptáveis, então qualquer ambiente que seja minimamente quente servirá para que ele faça um ninho.
Desse modo, a precaução neste quesito deve ser total, sempre limpando e realizando a manutenção de potenciais locais que possam servir de ninho para esse animal.
Mas, como se prevenir da proliferação deste roedor? Seguem 4 dicas muito práticas e que, com certeza, o ajudarão:
Só coloque lixo em sacos fechados e em lugares altos;
Sempre guarde os alimentos em recipientes fechados;
Não deixe o mato alto em jardins e quintais;
Mantenha tudo sempre limpo.
Caso isso não seja suficiente, será necessário contratar uma empresa de desratização para eliminar de vez os roedores. Mais ainda, é preciso haver uma manutenção com relação aos procedimentos de combate a pragas, contando com esses serviços de tempos em tempos.
Existem muitos modos de atuação dessas empresas, vamos abordar os mais comuns nos tópicos a seguir:
1. Desratização mecânica
Esse modo utiliza armadilhas mecânicas e mais clássicas para tentar capturar os ratos, é muito indicada quando se identifica um início de infestação, pois irá assegurar a eliminação dos ratos que fariam ninhos e atrairiam outros animais.
Essa é a desratização preço mais acessível, tendo como investimento somente algumas ratoeiras, gaiolas e guilhotinas para ratos que devem ser posicionadas em locais estratégicos, geralmente em locais que apareceram fezes ou urina (que possuem cheiro de amônia) e também locais em que tenham aparecido itens roídos e etc.
2. Desratização química
Esse tipo de dedetização para controle de pragas conta com o uso de produtos químicos que são tóxicos, porém indolores para os roedores, fazendo a eliminação completa deles sem causar sofrimento.
No entanto, é preciso sempre tomar cuidado com animais de estimação e, normalmente, durante esse procedimento a residência ou estabelecimento deve ficar fechado.
Ao contrário do método abordado no item anterior, este pode ser aplicado em qualquer momento e será extremamente efetivo para realizar a completa eliminação dos roedores.
Outros serviços e métodos de desinsetização
Além dos modelos já abordados até aqui existem outros serviços atendidos por empresa de desinsetização que podemos citar, com serviços mais específicos e outros tipos de armadilhas que são empregadas. Veja mais a seguir:
Descupinização
Os cupins são um tipo de praga muito destrutiva, pois eles corroem praticamente tudo de madeira que encontram pela frente, danificando estruturas, móveis, imóveis, pisos e todo tipo de estrutura de madeira que seja possível.
A empresa de descupinização responsável por cuidar um local infestado por esse tipo de praga normalmente irá empregar o uso de produtos químicos como solventes e venenos que serão inseridos em locais infestados (normalmente com furos padronizados, para garantir a eficácia) e, dessa forma, eliminar todos os cupins ali presentes.
É válido ressaltar que existem alguns tipos de cupins que vivem no subterrâneo e, neste caso, exigem o uso de pesticidas inseridos diretamente no ambiente.
Como se livrar de insetos noturnos?
Uma característica dos cupins e também de mariposas, moscas e mosquitos é que são atraídos por qualquer item luminoso que encontram e podem atrapalhar o sono e até mesmo poluir ambientes.
Neste caso o uso de armadilhas luminosas é a melhor forma de lidar com esses insetos.
Esse tipo de armadilha para controle de pragas conta com o uso de luz ultravioleta para atrair os insetos e prendê-los em fitas adesivas que irão acabar matando-os pelo esforço de tentar sair, sendo um método que não deixa nenhum tipo de odor no ambiente.