Empreendedorismo Digital: como modernizar o seu negócio?

Hoje temos a certeza de que nosso ambiente de trabalho, relacionamento e rotina foram amplamente alterados devido ao surgimento de novas tecnologias e com isso, o empreendedorismo digital tornou-se uma tendência.

Não é uma novidade afirmar que a maneira de fazer negócios também foi impactada e existem várias pessoas afirmando isto. Porém, poucos são aqueles que nos dizem como podemos modernizar nossos negócios e entrar de vez no empreendedorismo digital

Por isso, separamos alguns tópicos que podem ser interessantes no processo de modernização do seu negócio em áreas distintas.

1.Equipes remotas em um empreendimento digital

O trabalho remoto já era uma pauta muito discutida no ambiente corporativo. Durante a pandemia da covid-19, passou a ser uma necessidade urgente de adaptação das empresas.

Mas como você pode aplicar essa metodologia dentro do seu negócio? Vou te passar algumas dicas e ferramentas importantes para dar esse passo importante na modernização do seu empreendimento. 

A primeira coisa a ser feita é o alinhamento da metodologia de trabalho. Trabalhar em casa não significa liberdade plena e irrestrita. Precisamos definir aqui como será a rotina de trabalho da equipe.

Em situações específicas é até possível que as pessoas façam seus próprios horários, mas na maioria das vezes a equipe precisa executar atividades em conjunto o que faz necessário o alinhamento entre os membros.

Por isso, definir o horário de trabalho com algumas reuniões fixas semanais é importante para manter o contato entre os membros e evitar erros por falta de comunicação. 

Um empreendimento digital precisa de ferramentas digitais, não é mesmo? Para deixarmos a equipe bem alinhada e em constante comunicação, podemos utilizar algumas das ferramentas listadas abaixo:

  • Trello: excelente para a criação de boards de trabalho, definindo atividades e seus responsáveis;
  • Google Drive: não existe mais escritório, então todos os arquivos da empresa precisam estar em nuvem e de fácil acesso aos membros.
  • Slack: utilizar os aplicativos tradicionais como WhatsApp para a comunicação dos membros pode ser um erro fatal. Que tal centralizar toda a comunicação em uma ferramenta específica para isso? O Slack otimiza a forma que sua equipe trabalha remotamente. 
  • Discord: ferramenta inicialmente criada para gamers, mas que passou a ser muito utilizada para equipes de trabalho se comunicarem. Muito similar ao Slack e serve como uma alternativa interessante. 
  • Notion: ótimo para organização de ideias e informações. Apresenta várias funcionalidades como a criação de boards, tabelas, textos e páginas. Pode ser uma alternativa ao uso do Trello ou complementá-lo.
  • Whereby: sua equipe precisa realizar reuniões remotas e através do Whereby isso fica muito fácil pois basta enviar um link sem a instalação de nenhum programa. 
  • Miro: as dinâmicas de brainstorming e atividades em grupo podem ser desafiadoras. Para isso, utilize o Miro para realizar essas atividades.

2. Automatização de vendas e infoprodutos

O processo de vendas em algumas situações pode ser lento e custoso, ainda mais se você trabalha com projetos. Mas já imaginou automatizar suas vendas criando um funil eficiente e que traga resultados para seu empreendimento digital? 

Existem duas estratégias a serem seguidas neste tópico. Podemos pensar na criação de um novo produto que seja necessariamente digital para que todo seu processo, incluindo a entrega e pós-venda, seja digitalizado.

Por outro lado, caso você trabalhe com produtos físicos, a estratégia consiste em identificar padrões no seu processo de vendas e automatizá-los através de ferramentas. 

A criação de infoprodutos é muito voltada para a comercialização de conhecimentos específicos. Você pode avaliar se seu caso se encaixa nesse critério e transformar seu conhecimento em vídeos aulas, e-books ou até mesmo planilhas.

Todos esses infoprodutos serão comercializados através de canais digitais, como e-commerce ou plataformas especializadas como a Hotmart. 

Por outro lado, caso seu produto seja físico ou um serviço, precisamos identificar os padrões no seu processo para automatizá-los. Por exemplo, faça uma lista dos critérios usados para o envio de um orçamento.

Depois disto, é possível criar um formulário dinâmico no Typeform onde seu futuro cliente responde uma sequência de perguntas e recebe um orçamento na hora de acordo com as respostas enviadas!

Outra ferramenta importante nesse processo é o uso de um CRM que possa facilitar seu controle e relacionamento com os leads da sua empresa. Como dito aqui, o segredo consiste na identificação dos padrões e utilização de ferramentas para automatizá-los. 

3. Business Intelligence aplicado ao empreendedorismo digital

Costumamos menosprezar o potencial das informações que todos os dias chegam até nós. Talvez façamos isso pois nossa rotina é muito corrida. Mas estamos perdendo um grande aliado para a modernização dos nossos empreendimentos.

Cada vez mais devemos tornar- se Data Driven, ou seja, gestores que tomam decisões totalmente embasadas em dados. E para isso, a primeira coisa a ser feita é organizar a maneira que coletamos essas informações. 

Não deixe de salvar informações do seu negócio, utilize ferramentas como o Google Forms, planilhas do Excel/Google Sheets e outras ferramentas para sempre armazenar essas informações.

Abandone imediatamente o papel e faça tudo digitalmente.

Depois de um período armazenando essas informações, chega o momento glorioso de utilizá-las como um diferencial de mercado. As melhores ferramentas para tornar isso possível são o Power BI e o Tableau.

Utilizando esse banco de dados criados, faça o upload para uma dessas ferramentas e configure um board com gráficos e informações relevantes para seu negócio. Esse board pode ser compartilhado e atualizado em tempo real com sua equipe através de um simples link na internet.

4. Presença online através do marketing digital

Trabalhar com empreendedorismo digital e não ter presença digital é quase impossível. Hoje em dia utilizamos ferramentas de pesquisa, como o Google, praticamente para todas nossas atividades. Se fizermos uma analogia simples, o Google é como a cidade onde sua loja está.

As páginas dos resultados da pesquisa do Google são as ruas dessa cidade imaginária. A primeira página do resultado é aquela rua mais movimentada e o primeiro resultado é aquela esquina onde passa diariamente a maior quantidade de gente.

Já as outras páginas do resultado da pesquisa são aquelas ruas mais desertas onde quase ninguém passa. Se sua loja não está bem ranqueada nas primeiras páginas, significa que ninguém irá acessar seu site. 

Por isso, não basta apenas ter um site. Você precisa trabalhar em cima dele para que sua presença digital seja reconhecida pelo Google e sua loja passe a ser muito visitada. Uma forma interessante de trabalhar sua presença digital é a criação de conteúdos.

Os conteúdos criados e publicados em seu site passam a ser possíveis páginas a serem ranqueadas. Esses conteúdos, quando bem feitos e de qualidade, podem também serem compartilhados entre as pessoas nas redes sociais, aumentando ainda mais sua autoridade no assunto. 

Outra abordagem que necessita de menos tempo de execução mas precisa de dinheiro para investimento é a compra de palavras-chave no Google.

Você pode identificar quais são os termos mais procurados pelo seu público-alvo e programar uma campanha de marketing digital para quando as pessoas pesquisarem esses termos, sua marca apareça nos resultados.

É uma estratégia muito eficiente e rápida para colher resultados, porém necessita de investimento constante.