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Elementos para um bom negócio

Ter um negócio depende de variados fatores que vão desde entender sobre finanças até conseguir o desenvolvimento de uma identidade visual que seja agradável, forte e muito segura.

Para que os negócios tenham sucesso é necessário, portanto, conhecer uma ampla variedade de ferramentas.

Essas ferramentas são necessárias para que os modelos de negócios como o escritório Sao Paulo, lojas de comércio e até mesmo indústrias saibam exatamente o que se deve continuar, o que se deve parar e principalmente o que deve-se aperfeiçoar.

Isso garante que os faturamentos cada vez mais cresçam e a consolidação da sua marca aumente.

Neste artigo abordaremos alguns pontos que são considerados chaves para que uma empresa ou empreendimento consiga dar seus primeiros passos de forma firme.

Um dos aspectos que trataremos aqui é a questão do plano de negócios e também de ferramentas para compreender a equipe como as pesquisas de clima organizacional.

Os planos de negócio

Toda empresa precisa saber onde vai dar os primeiros passos, e antes mesmo desse passo é necessário saber o terreno onde pisará.

Isto só é possível mediante ao estudo do seu modelo, da sua ideia. Uma ideia não é lucrativa de uma hora para outra, esta passa por grandes transformações.

No entanto, assim como o treinamento CIPA habilita os profissionais a atuarem em frente a segurança do trabalho, o plano de negócios possibilita ao gestor saber em que tipo de mercado o seu produto estará, as principais estratégias que deverão ser tomadas, além de apontar o investimento inicial necessário e o prazo de retorno para tal ponto.

Em outras palavras, podemos dizer que o plano de negócios possibilita a demonstração das:

  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Forças;
  • Ameaças.

Com essas informações é possível fazer algumas previsões e cuidar para que o ambiente organizacional esteja preparado para enfrentar qualquer que seja a situação e da melhor maneira possível. Esse documento também serve como uma ferramenta de análise para quando ocorre imprevistos.

No tópico abaixo falaremos sobre a questão das equipes e de como usar ferramentas de análise são importantes para que a gestão se aperfeiçoe e consiga atingir grandes níveis de confiabilidade e segurança.

As pesquisas de clima organizacional

Os trabalhadores são um dos recursos mais importantes dentro de uma empresa, sem pessoas, sem processos. Sem pessoas, não há um contato humano diferenciado e personalizado.

Por isso, que é necessário sempre estar atento em como a gestão se relaciona com os trabalhadores, nos mais variados setores da empresa, da contabilidade em São Paulo até mesmo a operação e produção.

Para conseguir identificar se a gestão está tendo uma boa recepção e percepção por parte da equipe que da suporte ao líder é possível fazer uma pesquisa conhecida como “Pesquisa de Clima Organizacional”.

Essa pesquisa é feita por meio de um formulário elaborado pelos Recursos Humanos e que visa ser uma coleta de dados sobre a gestão.

Essa ferramenta sempre tem um objetivo específico, é feita de forma sigilosa e os dados são apurados e transformados em ações que visam a mudança e o aperfeiçoamento da cultura e clima organizacional.

Muitos são os pontos e variáveis que podem ser abordadas nesse tipo de pesquisa e falaremos com mais detalhes sobre alguns deles abaixo.

1. Trabalho no negócio

O ponto do trabalho visa compreender o que os trabalhadores acham e veem a questão do horário do expediente, a suficiência de pessoa, a distribuição dos setores, a questão das folgas, bônus e outros fatores que são relevantes para quem está no dia a dia da empresa.

2. Integração setorial e interpessoal

Visa entender como os trabalhadores enxergam a cooperação entre os setores, tanto no nível profissional, garantindo a rapidez dos processos como no relacionamento entre as pessoas dos departamentos existentes.

3. Salário

Tenta identificar os descontentamento com os rendimentos e se há distorção de salário entre colaboradores, sendo por exemplo alguém no mesmo cargo ganhando menos.

4. Gerência do negócio

Objetiva a verificação da satisfação dos colaboradores com relação a gerência e seus líderes, mensurando, principalmente, a competência, a qualidade dos feedbacks e dos relacionamentos, entre outros pontos importantes.

Existem outras variáveis que sempre mudarão conforme o objetivo da pesquisa, mas que podem ser usadas para melhorar a gestão.

Com os pontos tratados neste texto é possível saber quais são os aspectos relevantes para que uma empresa se desenvolva com sucesso e muita competência.