A didática aplicada nos estabelecimentos voltados à educação podem variar, seguindo linhas pedagógicas distintas, mas sempre com o viés positivista de apresentar os diferentes pontos de vista para um conhecimento abrangente, partindo do abecedário e da matemática simples.
Para os pais e responsáveis que procuram um local adequado para o aprendizado de uma criança, é preciso conhecer as características de cada ambiente educacional, o tipo de educação praticada na sala de aula e as matérias extracurriculares oferecidas ao longo do ano letivo.
Educação na primeira infância desenvolve sociabilidade
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que os alunos tenham acesso às escolas a partir dos quatro anos de idade, com carga horária de 800 horas ao longo do ano.
Para atender a demanda, muitas escolas funcionam em períodos matutino e vespertino. Para desenvolver a sociabilidade a partir da primeira infância, e com a impossibilidade de muitos pais e mães que precisam trabalhar, a busca por uma escola particular maternal é uma solução efetiva e natural.
Nestes ambientes, as crianças recebem a educação básica, envolvendo atividades de acordo com a faixa etária, que compreende entre os seis meses e cinco anos de idade.
Dentro do desenvolvimento natural de um indivíduo, as crianças são estimuladas de diferentes formas, atendendo diferentes aspectos, como:
- Intelectual;
- Psicológico;
- Físico;
- Social.
Este ambiente é apropriado para o conhecimento compartilhado, por meio da interação social e da vivência entre diferentes pessoas, além dos familiares.
A informalidade é mais comum, com uma aprendizagem espontânea e natural, indo além de uma grade curricular, horários e lugares para a aprendizagem.
Uma escola de educação infantil Zona Norte de uma capital pode ser completamente diferente de um estabelecimento educacional de uma cidade litorânea ou do interior do país.
Diferentes fatores serão fundamentais para o conhecimento adquirido durante este período de crescimento e aprendizado, além da própria convivência familiar e social em que o indivíduo está inserido, enriquecendo o vocabulário e as atitudes perante a sociedade.
Diversão e estudos obrigatórios e complementares
O planejamento estratégico de um centro educacional infantil pode variar de várias formas, conforme a formação pedagógica da equipe multidisciplinar presente no ambiente estudantil.
O trabalho com formas, cores e tamanhos podem ser aplicados desde o princípio, mas outras atividades devem estar relacionadas com o desenvolvimento e aprendizagem ao longo do tempo.
Até mesmo em momentos lúdicos a oferta de ensinamentos é válida. Durante o período de brincadeiras e descanso, a recreação infantil pode se tornar um aprendizado como respeito ao próximo e partilha de brinquedos, ensinamentos que podem ser aprofundados no decorrer dos anos.
Cardápio variado atende tabela nutricional
Mesmo nas horas das refeições os alunos precisam ter um cardápio adequado para a faixa etária, para melhor aproveitamento das vitaminas, minerais e proteínas presentes nos alimentos.
A contratação de profissionais capacitados para a preparação de uma comida nutritiva e saborosa é uma solução viável, que muitas escolas adotam e têm como prática comum.
A terceirização de alguns serviços também passou a fazer parte da realidade de muitos estabelecimentos educacionais. A contratação de uma empresa de delivery de alimentos facilita o processo de um quadro de funcionários mais enxuto, dentro do planejamento estratégico empregado pelo empreendedor.
Dessa forma, fica muito mais fácil oferecer um serviço com diversas vantagens para a escola, os funcionários e a variedade promovida por estas empresas especializadas, que contam com profissionais técnicos e capacitados para a preparação de um cardápio completo e abrangente, entre eles:
- Cozinheiros e cozinheiras;
- Ajudante de cozinha;
- Nutricionistas;
- Equipe de limpeza.
Todo esse corpo de funcionários pode atender diferentes empresas, entre as quais, as escolas públicas e particulares, preparando alimentos que atendem desde os pequenos estudantes até os adolescentes e adultos que se alimentam no refeitório escolar, entre as aulas.
A formação de alunos em cidadãos exemplares e produtivos para a sociedade faz parte da grade curricular. Mas, é preciso entender que os pais, familiares e amigos também fazem parte da construção do caráter e do posicionamento crítico ao longo da vida.
A vida cotidiana dentro dos estabelecimentos educacionais desenvolvem funções cognitivas e de conhecimento abrangente, mas é preciso que cada um aproveite da melhor forma possível durante seu crescimento pessoal, na rotina social em que está inserida, quebrando barreiras e limites de maneira positiva e construtiva.