O comércio eletrônico é a maneira de fazer negócios que mais cresce atualmente. O termo “e-commerce“, também escrito como “shop”, vem da língua inglesa e significa “negócio eletrônico” ou seja, vendas online. O comércio eletrônico é, portanto, uma forma de fazer negócios usando plataformas e dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets.
Isso permite que procedimentos como negociações e questões financeiras sejam realizados virtualmente online, já que todas as etapas tradicionais de compra ocorrem online, exceto as diferentes formas de entrega do produto. Os produtos e serviços encontrados na loja online
são os mais diversos possíveis, desde lojas de venda de eletrônicos até empresas que fabricam eletrodomésticos e acessórios para casa, como mangueira de 1 polegada.
Vale ressaltar que o conceito de e-commerce difere de outras práticas convencionais como lojas virtuais, mercados ou vendas online. Todas essas noções sobre e-commerce estão erradas porque tal nome pode ser dado a uma plataforma virtual de propriedade de apenas uma empresa que vende apenas seus próprios produtos. Outra característica importante é que o e-commerce não utiliza intermediários para realizar as vendas.
Qual é a importância da geração de leads para E-commerce?
“Lead” é o nome dado aos potenciais consumidores de um produto ou serviço. Portanto, quanto mais leads um negócio de comércio eletrônico tiver, mais oportunidades de vendas ele terá. No entanto, o processo de geração de leads não é fácil e requer várias estratégias para converter o internauta médio em comprador.
Esta, por sua vez, pode ocorrer em quatro etapas:
- Atração;
- Conversão;
- Vendas;
- Encantamento.
Antes de tudo, vale lembrar que vendedor é, antes de tudo, uma pessoa totalmente desconhecida que, vagando pela Internet, deve de alguma forma atrair a desejada loja online. Tal atração pode ocorrer, por exemplo, por meio de estratégias implementadas em redes sociais, técnicas de SEO.
Assim, a loja online consegue atrair visitantes regulares que ainda não estão suficientemente interessados em adquirir o produto. Nesse sentido, por exemplo, uma loja online de venda de Chapa de aço inox deve saber identificar seus visitantes mais frequentes e implementar ações como e-mail marketing, ligações, links patrocinados, etc.
Consequentemente, as vendas de produtos para leads de comércio eletrônico são mais prováveis. Além disso, esses leads podem ser incentivados ainda mais por meio de telefonemas, e-mails pessoais ou reuniões.
Finalmente, os leads que eventualmente se tornam consumidores de um determinado produto de e-commerce podem se tornar anunciantes neste site. Isso geralmente acontece quando o consumidor está totalmente satisfeito com a compra.
Otimização de E-Commerce: Técnicas de SEO
SEO (Search Engine Optimization) é um termo usado para descrever todos os fatores que os mecanismos de busca como Bing e Google usam para classificar e organizar o conteúdo quando alguém pesquisa.
É assim que uma empresa de comércio eletrônico pode usar técnicas de SEO para tornar seu site mais visível. Isso torna mais fácil para uma pessoa encontrar uma loja online específica e fazer compras.
Uma das técnicas de SEO mais comuns é o marketing de conteúdo. Essa estratégia consiste em um site que produza conteúdos que os internautas achem relevantes e interessantes. Aqueles quando você acessa essas publicações estão mais próximos das informações sobre os produtos oferecidos pela loja online.
Por exemplo, uma loja online que vende alto falante medio grave 8 polegadas pode ganhar mais visibilidade no mundo virtual se o conteúdo relacionado ao interior for criado em seu site. Você pode criar textos que contenham dicas de uso de portas acústicas, onde podem ser utilizadas e quais as suas vantagens.
Algo semelhante poderia acontecer com uma hipotética empresa de locação, venda e manutenção de equipamentos para construção civil. Neste caso, o conteúdo criado pelo site de e-commerce deve ser de caráter mais técnico, pois o Piso para andaime é vendido para outras empresas e para uso mais especializado.
Esses produtos devem, portanto, incluir uma descrição dos produtos e como os detectores funcionam e onde podem ser usados.
A importância das palavras-chave para o conteúdo
Nas técnicas de SEO, é importante lembrar o uso de palavras-chave. Mas afinal, o que é isso?
palavras-chave, também conhecidas como “palavras-chave” ou KW, são consideradas o termo de pesquisa mais importante em mecanismos de pesquisa como o Google. Palavras-chave geralmente consistem em uma, duas ou mais palavras.
Assim, as palavras-chave são basicamente um resumo das perguntas que um usuário da web insere nos mecanismos de pesquisa para obter respostas que possam resolver seus problemas. Do ponto de vista dos criadores de conteúdo de sites de comércio eletrônico, palavras-chave são termos usados para segmentação em uma postagem.
Assim, “quando um produtor atribui uma palavra-chave a uma página específica, ele informa ao Google” que seu conteúdo está relacionado à palavra-chave utilizada.
Otimizando o uso das palavras-chave
Para aproveitar ao máximo suas palavras-chave, você precisa entender como elas funcionam em um dos mecanismos de busca mais famosos e usados do mundo: o Google. Os algoritmos de busca usados pelo Google são constantemente atualizados.
No passado, antes dos anos 2000, muitas pessoas usavam a mesma palavra-chave repetidas vezes para destacar uma postagem após uma determinada palavra-chave. No entanto, tal ação torna o conteúdo do texto extremamente ruim e, portanto, desinteressante para o leitor.
Nesse sentido, uma nova dinâmica surgiu com o desenvolvimento dos algoritmos do Google, que focam mais na semântica das palavras-chave e na experiência do usuário na busca por temas nos buscadores. Isso permite que você use diferentes termos relacionados à mesma palavra-chave.
A palavra-chave Avaliação de Imóveis pode ser citada como um exemplo desse fato. Você pode procurá-lo exatamente da mesma forma que o conteúdo sobre esse tipo de concreto aparece nos resultados da pesquisa. No entanto, o mesmo conteúdo pode ser encontrado se a pessoa escrever “compra de imóveis” no campo de pesquisa.
O mesmo pode acontecer se a palavra for escrita incorretamente de acordo com as normas culturais portuguesas. Assim, por exemplo, procurando Lavador de gases industriais ou mesmo por coletor de gases poluentes, obtemos o mesmo conteúdo em todas as variações que vemos.
Ao usar palavras-chave mais complexas, suas versões simplificadas costumam ter um volume de pesquisa maior do que a frase completa. Por exemplo, muitos usuários que buscam mais informações sobre grelhas de concreto não digitam: “onde comprar grelhas de concreto”, mas “onde comprar grelhas para concreto” ou simplesmente “grelha”.
No entanto, isso não significa que um criador de conteúdo deva usar apenas palavras-chave incorporadas em seu texto. O uso de várias palavras-chave como “PC industrial” pode ser ótimo para os mecanismos de pesquisa, mas terrível para os leitores.
Portanto, o formato de palavra-chave mais simples pode ser usado para melhorar a experiência do usuário, mas contém principalmente toda a expressão textual, como uma lista de árvores e suas possíveis variações. Isso torna a leitura do texto mais dinâmica e não atrapalha o leitor.
Outras técnicas para adicionar uma palavra-chave é usá-la no título, subtítulos, primeiro e último parágrafo do texto, se possível. No entanto, deve-se sempre lembrar que o objetivo do texto não é apenas dar visibilidade à loja online, mas também ajudar os usuários da página.
Portanto, considerando todas as questões discutidas acima, parece que o comércio eletrônico pode ser uma forma bastante complexa de negócio. No entanto, quando conectado a um ambiente virtual, o e-commerce deve se adaptar às inúmeras ferramentas disponíveis na Internet e utilizá-las a seu favor.
Os negócios virtuais, portanto, têm grandes chances de se destacar no mar de informações do mundo digital e, neste caso, o e-commerce se destaca de seus concorrentes ao conquistar vendas.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.