A evolução alta das tecnologias pela Internet Industrial das Coisas (IIoT) vêm se revelando à medida que as empresas usam tecnologias novas e com rápida evolução. Um novo conceito chamado digital twin surgiu. O termo combina dados digitais e operacionais de ativos industriais com uma plataforma de software, de simulação e de análise que obtém dados sobre operações presentes e futuras.
Como essa tecnologia melhora muitos pontos como a produção, a redução de custos, inovação acelerada e, também, é uma alternativa de solução muito além do que um produto, essa é uma ferramenta que a indústria demanda.
A Internet das Coisas (IoT) passou de aplicações para o consumidor que facilitava a interação e colaboração entre homem-máquina, para uma ferramenta capaz de fazer com que grandes líderes da indústria ampliem a conectividade para operar as máquinas.
Resultando em uma inovação tecnológica a Internet Industrial das Coisas (IIoT) possibilita que as instituições comerciais consigam se envolver com grandes máquinas complexas como, por exemplo:
Turbinas eólicas e de gás;
Motores a jato;
Locomotivas;
Dispositivos mecânicos.
Além desses quatro itens, existem vários outros dentro da indústria, pois esse sistema visa o melhoramento do desempenho do maquinário de formar a reduzir o tempo de inatividade e acelerar a fabricação de novos produtos.
Hoje em dia, existem modelos de custos à tecnologia de sensores, sua conectividade com a internet e a simulação de análise possibilita a conectividade com aparelhos altamente complexos e intensos em capital.
Mas não somente à eles, essa inovação também consegue estabelecer a conectividade com quase todos os equipamentos em operação.
O que é um digital twin?
Um digital twim é uma representação de uma classe de ativos como uma turbina eólica. Este “gêmeo genérico” (twin em inglês significa gêmeo) precisa ser individualizado para que uma turbina eólica específica em um lugar particular.
Exemplificando, uma máquina que funcionou por cinco anos, aguentando um clima específico referente sua localização, operando entre as 50 outras turbinas, fazendo com que todo o parque eólico seja modelado.
Cada uma dessas turbinas é similar, no entanto, há diferenças com base em sua posição ou experiência como a direção do vento, registro de manutenção e efeitos de vigília.
A representação do digital twin concept consegue apresentar aspectos de sua condição passada e presente. Ou seja, o futuro da turbina será codificado no digital twin.
Ele fornece imagens operacionais precisas dos ativos no momento; há um valor comercial essencial na identificação dos dispositivos subutilizados, assim, analisar os dados duplos pode guiar para um uso ideal.
Exemplo, uma empresa alavancou um Digital Twin para obter 5% a mais de saída de um parque eólico sem alterar o atacado. A equipe conseguiu otimizar as turbinas para mudar as condições de vento e planejou a interação de gêmeos individuais no local.
É uma visão parecida contra-intuitiva que, em cenários específicos, desligar turbinas melhorou a produção em comparação com a execução de todas as turbinas. Pois, ao prever problemas de forma fina, os operadores programam a manutenção para diminuir a interrupção do serviço.
Quando a informação é codificada no sistema de ativos, a equipe leva esses dados e os transformam em ações que irão obter os objetivos.
O empreendedorismo no Digital Twin, desde o começo, é essencial na criação de um conjunto rico de aplicações que produzem resultados relacionados a ativos. Assim, não é só desenvolver um painel para ajudar a tomar decisões do operador de equipamentos, ele possui características completas que facilita o desenvolvimento e implementação de aplicativos.
Entenda melhor o conceito
Como o mercado e cenário tecnológico atual sofre intensa transformação e mutabilidade, a cada dia, ela expõe a chamada transformação digital.
Ela causa algumas mudanças de hábitos de consumo, de vida e comportamento, tanto em nível pessoal quanto empresarial. Tal mecanismo e dinâmica da tecnologia, é marcada por constantes inovações em diversas áreas.
Dentro desse contexto que o digital twim (gêmeo digital) vêm ganhando espaço no cenário empresarial que auxilia na avaliação e aprimoramento dos produtos.
Sua ideia central é criar uma réplica virtual, fiel ao objeto físico, de modo que esse modelo digital fornece todas as perspectivas e dados importantes sobre como usar o produto.
Ou seja, o digital twin concept funciona por meio de um modelo de um objeto no qual é dimensionado com exatidão por profissionais em modelos digitais de forma a representar o resultado final de um projeto e todo o seu ciclo de vida, por meio de uma simulação.
Assim, os dispositivos móveis, equipamentos, entre outros, podem ser testados por quem irá consumi-lo efetivamente, tornando a usabilidade, eficiência e compatibilidade com as demandas muito mais precisas.