Para muitos estudantes, voltar a enfrentar o estresse dos exames pode ser traumático, mas você precisa saber que, para melhorar o desempenho nos estudos, é necessário organização.
Conheça quais as 6 dicas para organizar a rotina de estudos em curso, para melhorar o seu rendimento e garantir boas notas.
Dicas de organização para estudos
Quando se está fazendo um curso grátis para concurso público, ou curso pré-vestibular é importante ter uma rotina de estudos, a fim de ter um bom rendimento e se preparar para provas.
Importante lembrar que isso vai além de separar apostilas e passar horas na frente do computador assistindo vídeo aula.
Sem uma rotina organizada é, praticamente, impossível facilitar o processo de aprendizagem e memorização, que são essenciais para conseguir bons resultados.
Confira a seguir como organizar sua rotina de estudos para curso. Passos a seguir:
1 – É necessário organizar todos os assuntos
Faça uma lista e tente classificar os assuntos por dificuldade: baixa, média ou alta.
Você verá que a maioria está na categoria de dificuldade média, enquanto os que você acha simples estarão na categoria de baixa dificuldade e os difíceis na categoria de alta dificuldade.
2 – Designe um tempo diário de estudo para cada matéria
Costuma-se dizer que, tanto no ensino médio quanto na universidade, são feitos planos de estudo para que o aluno dedique oito horas por dia, como se fosse um emprego, contando as horas que usa nas aulas.
Tente dedicar entre 15 e 30 minutos diariamente para assuntos de baixa dificuldade, entre 30 e 45 minutos para assuntos de dificuldade média e entre 45 e 60 minutos para assuntos de alta dificuldade.
3 – Você não precisa estudar tudo todos os dias
Não é necessário estudar todos os dias ou 18 horas por dia, mas deve tentar passar um tempo revisando os assuntos que estudou no mesmo dia e preparando os que fará no dia seguinte.
4 – Faça seu próprio horário de acordo com suas possibilidades
Atividades extracurriculares, tempo com amigos, horário das aulas, etc.
É muito útil organizar todas as horas do dia, dedicando tempo às atividades de lazer e às necessidades básicas: uma hora no café da manhã, uma hora no almoço, outra no jantar e cerca de oito horas no sono.
Por sua vez, é muito útil manter um calendário mensal para ver, de uma só vez, todas as atividades que você realiza no mês, exames e atividades de lazer, como aniversários, festas, viagens, etc.
Isso ajudará a reajustar sua programação quando você tiver outros planos, dedicando mais horas de estudo do que o normal a certas disciplinas quando, por exemplo, estiver se aproximando de um exame.
5 – É importante que você não abandone o horário de estudo
Não diminua as horas de estudo quando houver exames ou quando um momento importante estiver se aproximando, pois será muito difícil segui-lo novamente.
Tente fazer cerca de duas horas por dia de estudo, além de uma rápida revisão dos assuntos do dia e do dia seguinte.
Cada pessoa é um mundo e possui facilidades e dificuldades específicas.
Seja honesto consigo mesmo e tente descobrir qual o método de estudo mais adequado para você: estude de dia, à tarde ou à noite, faça uma pausa no estudo a cada 15 minutos, meia hora ou uma hora, etc.
Todos nós temos um método adequado para render nos estudos, tente descobrir o seu.
6 – Demais dicas importantes
Não se desespere, se você conseguir seguir o cronograma, suas anotações aumentarão e você verá como há tempo para tudo.
Participe de aulas on-line e faça anotações: Você verá como o tempo para estudar em casa é reduzido.
Seja ordenado e anote os deveres e tarefas que você deve executar para não se esquecer de cumpri-los.
Faça simulados sobre os assuntos estudados, você poderá detectar quais são suas dificuldades em um teste como esse, e aprimorar o conhecimento de que não está aprendendo muito bem, é altamente recomendável.
Texto por: WNWeb