loja de roupas

Dicas para montar uma loja de roupas

Após um período de queda nas vendas registradas em anos anteriores, principalmente em 2015 e 2016, o comércio varejista, principalmente no setor de franquias de roupas, começou a ter um novo fôlego com as vendas crescendo cerca de 2% em 2017, em comparação com o ano anterior.

Esses dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, elaborada e executada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Assim, com esses dados é possível chegar a conclusão de que abrir uma loja de roupas pode ser um bom negócio, afinal, a pesquisa mostra que os setores como tecido, calçados e vestuário registraram um aumento de 7,6% em 2017, em comparação ao ano anterior.

Para abrir uma loja é preciso atenção em muitos detalhes, que vão da elaboração de um plano de negócio, estruturação do ambiente, fidelização dos clientes e até mesmo design das embalagens personalizadas. É por conta disso que neste artigo falaremos de pontos importantes para a construção de uma loja de roupas.

Plano de negócios para lojas de roupas

Os indicativos para o setor de vestuários são animadores e, por conta disso, as lojas são modelos de negócios desafiadores e um dos mais competitivos.

Assim, para se destacar no mercado é importante pensar fora da caixa, inovar em estratégias, montar um projeto de loja de roupa feminina diferente e que chame a atenção.

Por isso é muito importante a elaboração de um plano de negócio. O plano de negócios permite a visão completa do empreendimento, bem como a verificação dos riscos, fraquezas e oportunidades que sua loja enfrentará.

Basicamente, os planos de negócios permitem identificar:

  • Viabilidade do negócio;
  • Particularidades do setor;
  • Perspectivas de médio e longo prazo;
  • Estimativas de lucro.

Assim, esse plano é crucial para o desenvolvimento de um negócio bem estruturado.

Além da parte mais estratégica, o plano de negócio ainda trabalha com questões mais práticas, como:

  • Tipos de roupas à serem vendidas;
  • Possibilidade de confecção própria, mono ou multimarcas;
  • Número de funcionários;
  • Concorrentes diretos e preços;
  • Decoração de loja;
  • Estruturas utilizadas, como arara para roupa e prateleiras.

A elaboração do plano de negócios pode ser feito com suporte de administradores e consultores.

Caso queira saber mais sobre esse tema há um guia digital no site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) intitulado “Como elaborar um plano de negócios”.

3 pontos para abertura de uma loja de roupa

Falaremos de 3 pontos para que a abertura de um loja tenha sucesso e que são norteadas pelo plano de negócios. Esses três pontos são:

  1. Identificação do público-alvo;
  2. Planejamento financeiro;
  3. Controle de estoque.

O público-alvo é essencial para as estratégias de vendas, inclusive, definindo se uma loja passará por uma reforma de lojas em shopping para estruturação.

Isso porque uma loja que saiba seu público-alvo disponibiliza produtos, vitrines e espaços que atraiam essas pessoas, desenvolvendo um relacionamento com o cliente.

O público-alvo também permite saber as estratégias da concorrência e, então, estruturar sua estratégia.

O planejamento financeiro permite ter uma visão ampla do negócio com a anotação das entradas, saídas e também previsões de despesas e arrecadações.

Assim, é uma importante ferramenta de controle para que sua loja tenha saúde financeira.

Além disso, o controle do estoque é essencial para o comércio varejista e permite que a loja sempre tenha quantidades corretas para as vendas, não causando nem déficit, nem superávit quanto ao estoque. Com isso, o bom controle do estoque garante que o produto nunca falte.

Fidelização de clientes

O plano de negócios, o público-alvo, o planejamento financeiro e o controle de estoques é essencial para a loja. Porém, um fato necessário para o sucesso da loja é a fidelização dos clientes.

A fidelização dos clientes é uma estratégia de marketing que tem como objetivo tornar o público fiel à sua marca e ao seu produto.

Isso pode ser feito de diversas formas, como sistemas de entregas personalizadas com motoboy avulso, promoções e eventos.

As promoções são uma oportunidade perfeita para atrair e fidelizar o público, principalmente por conta dos descontos que chama a atenção e também a criação de bônus de acordo com a quantidade comprada.

Dessa forma, vimos que para uma loja ter sucesso é preciso atenção em muitos detalhes, que vão desde a elaboração de um projeto estratégico até o desenvolvimento de uma estratégia de fidelização com o cliente.