Após a revolução industrial vários mercados começaram a emergir e a crescer, principalmente para fabricação de produtos de larga escala, como maquinários pesados, produtos químicos, etc., produtos que exigem uma segurança para seu negócio.
Por conta disso os donos de negócios começaram a perceber que é preciso ter uma segurança e controle de riscos mais preciso, não só para cumprir o papel na lei (que possui cláusulas da constituição dedicadas a falar especificamente desse assunto), mas para entregar ao seu colaborador um local de trabalho propício com uma qualidade mais elevada.
Este artigo tem como objetivo separar algumas dicas principais sobre como melhorar a questão de segurança do seu negócio.
Invista em tecnologia
Com o avanço de todos os mercados, a indústria da tecnologia começou a criar soluções para os mais variados tipos de problemas, entre eles o da segurança.
Investir em máquinas que auxiliam o colaborador de forma eficiente, sem apresentar risco durante sua operação é fundamental.
A tecnologia de ponta do mercado atualmente são equipamentos com milhares de sensores que conseguem automatizar não só o trabalho mas também garantir reações rápidas emergenciais, caso alguma peça saia ou algum material fique preso, a máquina interrompe completamente a sua operação, o que não acontecia antes, com máquinas feitas para operar mesmo com alguma coisa presa.
Falando um pouco do contexto geral de tecnologia de segurança, é altamente recomendado possuir sistemas inteligentes, no mercado os mais recorrentes são:
Sistema de alarmes;
Sistema de câmeras;
Sistema de acionamento da polícia;
Sistema de sensores vinculado ao smartphone.
Investir nesse tipo de tecnologia trás uma segurança muito maior não só para você, mas para os colabores que trabalham diretamente no local.
Equipamentos de segurança
Claro que além de uma estrutura segura, é necessário fornecer epis (Equipamentos de Proteção Individual) para os colaboradores, esses equipamentos são utilizados para diminuir a exposição a riscos de todos os tipos.
Esses equipamentos são complementares para uma medida de segurança muito maior, que deve ser tomada sempre com a intenção de acabar com a fonte do problema e não remediar. Vamos tratar aqui no artigo de alguns equipamentos em específico.
O primeiro item que iremos abordar é a luva de helanca, fabricada em poliamida muito utilizada no meio industrial.
Seu uso é indicado em serviços industriais leves, mas principalmente para o transporte manual de cargas, onde o maior benefício é que não deixa nenhum tipo de resíduo, manchas ou pelos no produto carregado. Normalmente são livres de costuras e permitem flexibilidade.
O segundo item é a bota de segurança, um equipamento que se tornou padrão em vários ramos, principalmente onde tem alta circulação de maquinário médio e pesado, garantindo assim maior proteção para que os colaboradores possam circular entre o maquinário.
É importante focar no material que constitui as botas para cada tipo de trabalho, caso o colaborador precise fazer longos percursos, botas com um formato mais ergonômico são recomendadas.
O terceiro item são os oculos de proteção, que são fundamentais para quem trabalha com resíduos que podem fazer mal aos olhos, como radiação, solda, vidro, aço e poeira.
O seu uso é imprescindível, pois o contato e a exposição a esses agentes citados podem causar feridas, lesões e outros problemas.
PPP
O Perfil profissiográfico previdenciário ppp, é basicamente um formulário que tem espaços para preenchimento com todas as informações do colaborador, tais como: a sua função, suas atividades, o agente nocivo que ele tem contato, a concentração e a intensidade desse agente também devem constar.
Esse formulário deve ser preenchido, obrigatoriamente, por empresas que tenham atividades que exponham seus trabalhadores a agentes nocivos a saúde.
PPRA
A elaboração de ppra (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) pode ser feita por qualquer pessoa com conhecimento para tal, a lei não especifica uma certa categoria de profissionais aptos, mas é necessário ter amplo conhecimento tanto do modelo de elaboração quanto da área em que será aplicada.
Existem empresas que prestam esse trabalho de consultoria e elaboração.
Investir em segurança é algo que trás um retorno visível para o seu negócio, claro que, às vezes, é um pouco complicado por toda a burocracia que envolve o processo mas é, sem dúvida alguma, uma das prioridades que deve ter com seu negócio.
Mas nem sempre os investimentos são só em coisas trabalhosas, às vezes, com pequenas mudanças como na sinalização, atentando-se ao CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) que tem na sua composição várias normas estruturais e de segurança é possível melhorar o ambiente da sua empresa.