Quando iniciamos um negócio seguro, torna-se simples identificar o objetivo pelo crescimento do produto. Quando isso acontece, consequentemente será necessário maiores contratações, mudança para um lugar relativamente maior, e procurar mais serviços que o usual.
A partir daí, começam contratações e com elas todas as burocracias, como exame admissional, que é obrigatório em qualquer registro em carteira no artigo da CLT, para que o estado de saúde e físico do funcionário esteja comprovado e em boas condições. Além disso deve-se assinar papéis e correr atrás de documentações.
Além disso, todos os exames devem ser feito sempre que possível, pois isso beneficia tanto o funcionário quanto o contratante, pois saberão controlar o estado de saúde do colaborador, e caso ele fique doente pela função que exercer, pode pedir seus direitos.
Mas não é por aí que os esquemas de segurança do trabalho e saúde acabam. Todas as empresas, principalmente de alto risco, necessitam contratar um tipo de consultoria em segurança do trabalho, para que tome medidas necessárias no ambiente dos funcionários.
A importância de consultoria trabalhista
Contratada principalmente para auxiliar empresas em implementações, ela apresenta normas de segurança expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), assim como o retorno, que seria a minimização ou no mínimo a neutralização de riscos.
Em outras palavras, ela atua com colaboradores que possuem alguns riscos em suas funções, que podem causar enormes acidentes ou mortes. E, como cada vez mais as melhorias estão sendo implantadas nas empresas aqui no Brasil, todos os acidentes diminuíram.
Sua redução foi graças a diversos tipos de normas regulamentadoras que possibilitaram que além de dar mais segurança aos trabalhadores, o local pudesse ter um selo de seguridade maior e confiança de mercado.
Tipos de serviços que necessitam deste trabalho
Como sabemos, não são todos os tipos de funções que estão inseridas nesse meio, mas há dois tipos que necessitam e muito dessa intervenção, os quais falaremos agora.
Uma delas são os serviços de empresas de alpinismo industrial. Esse segmento do mercado oferece uma forma diferenciada de trabalho em alturas.
Dispensando os andaimes, essa técnica se consiste em realizar suas funções, sejam elas em área verticais ou inclinadas, de uma forma mais ágil e livre, ou seja, os trabalhadores ficam suspensos no ar.
Claro que esse trabalho é totalmente controlado e somente feito por profissionais credenciados, que saibam trabalhar em grandes alturas e área de maior dificuldade de acesso. Além disso, possuem também uma supervisão especializada.
Alguns serviços de alpinismo industrial são:
- Limpeza e lavagem de equipamentos industriais;
- Serviço de resgate;
- Caldeiraria;
- Soldagem;
- Isolamento;
- Pintura;
- Inspeção de equipamentos;
- Ensaios não destrutivos;
- Assessoria e consulta para trabalhos relacionados.
E, além desses serviços, há também a empresa de limpeza, muitas vezes terceirizada no local, que visa sempre deixar o ambiente mais higiênico e confortável possível para os outros funcionários do local.
Esses empregados devem tomar cuidados com o manuseio de todos os produtos possíveis e também nos riscos em altura que alguns podem correr, pois também limpam janelas de edifícios e afins.
Alguns serviços que essas empresas podem proporcionar são:
- Limpeza com produtos químicos;
- Limpezas prediais;
- Pinturas prediais;
- Restauração do ambiente;
- Entre outros.
Mas, quando falamos em negócio seguro, não estamos somente citando os seres humanos, mas também o meio ambiente, ou seja, é uma norma regulamentadora para esse quesito, chamada PPRA NR 9.
Mais comumente chamada de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, essa regra cuida das tomadas de ações e decisões para promover a segurança, saúde e integridade de funcionários e meio ambiente, principalmente para que não haja um desastre ambiental.
Esse documento visa alguns problemas de risco, que são os agente químicos, gases e poeiras, radiações, vibrações ruídos e pressões. Também inclui fatores biológicos como vírus, bactérias e afins.
Trata-se de um método eficiente para que não ocorra riscos de forma nenhuma para a natureza, e que a natureza não ceda de alguma forma e se torne um risco para o funcionários.
Todas as empresas do segmento industrial devem andar conforme esse tipo de lei, para que todos os tipos de desastres possam ser evitados, pois contaminam tudo e todos, como podemos ver alguns casos já ocorridos em nosso país.
Para que sua empresa se torne um negócio seguro, é dever d diretoria e outros setores assegurar que todas as providências sejam tomadas, desdes os materiais de segurança até a correção de estruturas.
Assim ela irá valorizar tanto o ambiente em si como todos os funcionários e pessoas que trabalham para poderem fazer a sociedade rodar economicamente.