É comum ter dúvidas sobre como lidar com crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A situação fica ainda mais difícil no caso de um adulto com TDAH, que não teve diagnóstico precoce nem tratamento desde cedo.
Caso você tenha suspeita de ter TDAH, faça um transtorno de atenção teste. Se o resultado for positivo, procure um psiquiatra para receber o diagnóstico adequado e iniciar seu tratamento.
Já nas crianças, o diagnóstico deve ser realizado por um médico especialista, caso haja suspeita dos pais. Uma criança com TDAH pode ter comportamento impulsivo, inquieto, agitado, distraído ou disperso.
Os sintomas do TDAH prejudicam a vida escolar, social e até individual das crianças, e isso segue até a vida adulta.
No entanto, junto com um tratamento medicamentoso e a psicoterapia, há alguns cuidados que você pode tomar para lidar com crianças com TDAH ter uma vida comum e funcional.
1. Selecione dúvidas para levar ao professor
Essa estratégia funciona para que seu filho tenha um melhor desempenho na escola. Na hora do dever de casa, ou mesmo em diálogos e brincadeiras, veja se o pequeno não demonstra dúvidas e questionamentos que podem ser respondidos em sala de aula.
A professora saberá como explicar melhor e a criança não terá mais dúvidas.
2. Evite comparações
Se você tem mais filhos, não compare seu filho com TDAH com os demais. Cada criança tem dificuldades específicas, e críticas sobre o desempenho não motivam de jeito nenhum.
Também evite comparar o pequeno com outros da família, e até mesmo colegas de classe. Isso pode acarretar em sérios problemas de autoestima para a criança com TDAH.
3. Diminua a quantidade de elementos que tiram o foco da criança
Crianças com TDAH possuem sintomas como a dificuldade de focar em uma tarefa por muito tempo.
Portanto, não deixe muitos brinquedos ou itens interativos no ambiente com a criança. Um exemplo é não deixar muita coisa na mesa na hora do dever de casa. Isso vai mudar a atenção de seu pequeno rapidamente.
No quarto, também tente diminuir a quantidade de brinquedos, nada de TV e muitos pôsteres na parede, além de outros itens decorativos.
4. Estimule a prática de exercícios físicos
As atividades físicas são ótimas para crianças com TDAH, já que elas gastam energia e se concentram em apenas uma atividade.
Você e seu pequeno podem buscar por uma atividade física que ele tenha preferência. Vale tentar várias modalidades antes de achar uma atividade prazerosa, mas nada de desistir.
Conclusão
Conviver com crianças e adultos com TDAH exige alguma paciência e a criação de hábitos para a pessoa amenizar seus sintomas. No entanto, se preocupar não é o bastante. A criança, jovem ou adulto precisa estar em tratamento.
Ele pode ser apenas com um psicoterapeuta ou com psiquiatra para passar remédios também.
Tenha em mente que isso vai melhorar a qualidade de vida do portador de TDAH e seus familiares e amigos. Portanto, procure ajuda e não deixe para depois o início do tratamento.