Para que um mercado 24 horas ou supermercados, hipermercado e mercearia seja composto, é importante entender sobre esse tipo de modelo de negócio.
A gestão desses setores é altamente complexo e envolvem muitos aspectos, como conhecimento de formação de preço, gerenciamento de recursos humanos, entre outros fatores.
Neste artigo, iremos falar de três elementos principais: como montar um supermercado, a fidelização de clientes e de como garantir a segurança dentro desses espaços.
Para isso, será preciso discorrer acerca de pontos como o cuidado com o projeto elétrico, para que geladeiras, refrigeradores e sistemas de ar funcionem e o treinamento adequado de funcionários.
Aspectos para a montagem de um supermercado
Os supermercados e estabelecimentos que trabalham com venda de produtos, quando bem estruturados, são um modelo de negócio bastante vantajoso. Isto acontece pois tudo o que se vende nesses estabelecimentos são considerados de primeira necessidade, ou seja, sempre haverá clientes para esses empreendimentos.
Seja um mercado, uma mercearia ou um supermercado, é importante atentar-se para alguns aspectos.
Como qualquer empresa, é necessário a inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), a inspeção da vigilância sanitária no local e a contratação de uma equipe, bem como a instalação de sistemas de emissor de cupom fiscal para os caixas.
De forma mais prática, trataremos de dois aspectos básicos que são de grande importância para esses estabelecimentos, o local dos supermercados e as seções de comércio.
O sucesso de qualquer supermercado tem relação direta com a preocupação com o local em que será instalado.
Essa preocupação reside tanto no aspecto externo como no interno.
No aspecto externo, é preciso verificar se há concorrentes diretos perto e se há um acesso facilitado ao mercado. Já no aspecto interno, é importante verificar se há espaço para montagem das seções, se é possível realizar a montagem de câmara fria e se o fluxo do local é dinâmico e espaçoso.
O segundo ponto é a montagem das estruturas do mercado, conhecidas como seções. Esses espaços são o que permitem a distribuição dos produtos, possibilitando o aumento das vendas e dos lucros.
Basicamente, as seções dos mercados podem ser divididos em tipos de insumos, como:
- Alimentos, que são parte principal dos produtos como proteínas, biscoitos, verduras e hortaliças;
- Produtos de limpeza, como sabão em pó, álcool e desinfetantes;
- Bebidas, que podem ser alcoólicas ou não.
Esses dois aspectos são fundamentais para que os mercados, mercearias e hipermercados podem funcionar de forma adequada e com garantia de vendas.
Mais ainda, com relação aos alimentos, é possível que haja a parceria para a venda de produtos para marmitex para empresas e clientes, aumentando as perspectivas e lucros para o negócio.
A segurança nos mercados
Para que o mercado ganhe confiabilidade do público consumidor, é imprescindível que este invista em segurança.
A segurança desses locais é muito importante, principalmente por conta do alto fluxo de pessoas que ficam nesses locais, portanto, é possível investir tanto em segurança patrimonial como em segurança do trabalho.
Para a segurança patrimonial é possível usar os seguintes métodos:
- Vigilância 24 horas com seguranças;
- Monitoramento por câmeras;
- Uso de sensores;
- Sistemas de alarmes.
Para a segurança do trabalho, é possível o uso de alguns componentes como a sinalização de áreas de risco, apontando alguns espaços, sejam escorregadios ou com perigo de choque de alta voltagem.
Isso porque a sinalização evita tanto os acidentes com os funcionários como com os clientes, que por descuido podem sofrer algum dano.
Outro fator determinante para que a segurança seja mais eficiente, é treinar os funcionários periodicamente sobre os procedimentos de segurança, no uso dos equipamentos, bem como no uso de elevador comercial 1 andar ou medidas a serem tomadas em situações de risco.
Assim, esses dois aspectos permitem que os empreendimentos tenham sucesso e eficiência.
Como fidelizar clientes nos supermercados
A fidelização de clientes consiste em tornar o público fiel com a sua marca, em uma relação de confiança e segurança, fazendo com que sua marca seja sempre preterida em detrimento de outras.
No entanto, para fidelizar não basta apenas ter produtos de qualidade e bons preços. Para isso, é possível realizar algumas ações para que a confiança com o cliente seja construída. Iremos falar de três dessas ações.
A primeira é sempre que possível criar ações de degustação de produtos novos. A segunda é a produção de um cupom de desconto para consumidores, que durante a troca desses cupons gere brindes. Já a terceira ação é desenvolver um cadastro de clientes, sendo possível enviar SMS e emails com ofertas e o encarte da promoção da semana.
Essas ações garantem um maior engajamento com o público e, consequentemente, a fidelização.
Por fim, esses aspectos que tratamos no decorrer do artigo ajudam na formação e no desenvolvimento de um negócio de supermercado eficiente e bastante lucrativo.