Hoje, existe uma infinidade de raquetes de tênis disponíveis no mercado e é normal que não se saiba muito bem qual raquete de tênis escolher. Existem muitas marcas que lançam continuamente modelos infinitos com diferentes tamanhos e especificações.
Saber escolher o que mais nos convém pode se tornar num puzzle, por isso, é conveniente estar bem informado e assim poupar muito tempo e dinheiro. Fique atento ao conselho que mostraremos para comprar a melhor raquete de tênis.
Dicas para comprar a raquete de tênis certa
A chave
O fundamental é estar ciente de que não existe “a melhor raquete de tênis para todos”. Aquela raquete que, para qualquer um que a possua, automaticamente fará dele um grande jogador. Ou aquele que, se o pegarmos, nos fará jogar automaticamente como o jogador do circuito que o está usando naquele momento. Eu gostaria que fosse assim tão fácil.
O que existe é uma raquete melhor para cada tenista, dependendo das características e do estilo de jogo de cada um. E esse deve ser o seu objetivo: encontrar a raquete que melhor se adapta a você. Se você entender isso, economizará muito tempo e dinheiro.
Sua primeira raquete
Depois de explicada a primeira chave, vamos começar do início. Suponha que você vai começar a jogar tênis e está pensando em comprar sua primeira raquete.
O conselho é simples: opte por uma raquete barata. Será o seu primeiro contacto com o esporte e o preço será a chave para esta primeira escolha. Não adianta gastar uma fortuna em uma raquete que você não sabe se é adequada às suas necessidades e da qual não vai conseguir tirar o máximo proveito. Para começar a jogar, basta um barato.
Claro, certifique-se de conhecer perfeitamente as características dessa raquete (peso, equilíbrio, rigidez, etc), anote e guarde esses dados para que não se esqueça.
Em seguida, você deve levá-lo à corda e certificar-se de que também conhece e percebe a primeira tensão que eles colocam nas cordas. Não se deve ficar com a corda que vem de fábrica, pois ela perdeu tensão devido ao armazenamento, transporte, mudanças de temperatura … e será impossível saber com que tensão você vai tocar. Você pode culpar a raquete pelas falhas que estão na sua corda.
Tudo isso é vital porque, depois de um tempo de uso, e quando você melhorar um pouco o seu jogo, poderá tirar conclusões sobre as características daquela raquete, que você conhece perfeitamente. E assim você pode saber quais mudanças você precisa em sua próxima raquete.
Você saberá, por exemplo, se era um pouco pesado, ou pouco administrável, ou se acha que precisa de mais poder ou controle. E em sua próxima compra você poderá ajustar esses parâmetros às suas necessidades.
No início, você pode fazer sua escolha por meio de um processo de eliminação. Você pode não saber exatamente o que está procurando, mas vai descobrir que não gosta de raquetes muito leves, ou que pesam muito na cabeça, ou cordas com tensões muito altas …
Teste sua futura raquete
À medida que você melhora ainda mais o seu jogo, você poderá ajustar melhor as características que procura em cada nova raquete. Obviamente, o segredo com o tempo é que você experimente os modelos nos quais está interessado.
Os diferentes parâmetros de uma raquete nada mais são do que números que, por si só, não são capazes de definir o tipo de raquete final que chegará às suas mãos. Mas é a mistura de todos esses parâmetros que dará à raquete sua personalidade única.
Mesmo assim, só experimentando você poderá descobrir as sensações que tem com ela. Você não deve confiar nos comentários que um colega pode fazer sobre um determinado modelo: duas pessoas podem ter sentimentos diferentes sobre o mesmo modelo de raquete. É algo muito individual, só experimentando você saberá o que sente jogando com ela.
Quando você estiver interessado em um modelo específico, pergunte às lojas de sua cidade se eles têm esse modelo para testar. Se não, você também pode descobrir se um jogador que você conhece ou do seu clube já tem essa raquete, para que você possa pegá-la emprestada.
Onde você quer ir
Quando você for um jogador mais experiente, chegará a hora de se perguntar o seguinte: O que eu quero fazer com meu jogo agora? O que eu quero que minha nova raquete me dê para continuar evoluindo? Desejo influenciar e aprimorar meu estilo de jogo ou compensar algumas das deficiências que tenho?
Por exemplo, se você é um jogador de rebatidas, pode querer melhorar essa característica escolhendo uma raquete de poder, ou, ao contrário, pode tentar compensar e melhorar seu controle comprando uma com essas características. Essa deve ser sua decisão.
Não se engane
Agora, com um certo nível de jogo, você deve pensar cuidadosamente sobre cada nova escolha de modelo de raquete. Nunca se deixe levar pelo último modelo que está na moda ou usado pelo jogador do momento. Ou mesmo aquele novo modelo que o comercial de determinada loja ou marca fala tão bem para você.
É preciso estar ciente de que a raquete sempre será sua companheira mais fiel nas batalhas deste esporte, e nada pior do que acabar pensando que não escolheu a melhor companheira. Um esporte que afeta tanto o aspecto mental quanto o tênis, a última coisa que você precisa é uma crise de confiança no seu jogo porque você não reservou tempo para escolher o modelo da raquete.
Se você acha que não está dando 100% de seu nível por causa de sua raquete, seu jogo cairá drasticamente. Não deixe que a raquete seja uma possível desculpa para diminuir seu desempenho.