Dos detalhes mais complexos aos mais simples, existem diversas maneiras de alavancar o desempenho da sua loja, disparar na frente dos concorrentes e, tudo isso, com um excelente custo-benefício.
Se destacar-se no mercado é o seu objetivo, para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas. Confira abaixo.
Marketing olfativo como recurso para alavancar o desempenho da sua loja
Quando o assunto é a ambientação da loja ou mesmo em levar a experiência do espaço e da marca em encomendas, o Marketing olfativo para lojas é uma importante ferramenta no auxílio de vendas e desse reforço, pois gera uma identidade única para pequenas e grandes empresas.
Ele é um poderoso recurso de Marketing Sensorial que visa, subconscientemente, atingir o comportamento de compra do consumidor, proporcionando um impacto agradável e positivo, aumentando a sua permanência de tempo em qualquer instituição ou estabelecimento.
Buscar uma identidade olfativa funciona porque, aromatizar um ambiente, influencia diretamente o consumidor da forma que desejamos, além de trazer mais conforto aos espaços, remetendo sensações e emoções.
Para se ter uma ideia de uma ação bastante prática e comum nesse sentido é pensar que preservar no ambiente o cheiro de pipoca aumenta o faturamento de uma rede de cinemas.
Da mesma forma, ações de vendas de casa podem ser estimuladas ao proporcionar um cheiro de bolo recém assado, levando os visitantes a momentos de aconchego com a família, fazendo-os imaginar essas experiências na casa a venda.
A aromatização do ambiente pode ser feita manualmente, por meio de um spray aromatizador para borrifar, ou automatizada, através de equipamentos.
Há produtos de aromatização cujo litro custa a partir de cem reais, mas os preços variam bastante conforme o projeto. O processo de desenvolvimento do cheiro leva, no mínimo, um mês e exige teste antes de ser implantado.
O Marketing olfativo é um ótimo recurso para turbinar seu negócio, já que ele influencia no tempo que o cliente fica na loja e, até mesmo, na compra de produtos.
Gravação a laser e personalização de ambientes e produtos
Uma alternativa para turbinar seu negócio é a gravação a laser em metal. A cortadora a laser tem sido utilizada com sucesso há muitos anos, principalmente na produção de itens personalizados.
Os sistemas à laser permitem produzir marcações com precisão, legibilidade e velocidade, tanto em metais macios como alumínio, quanto em aço e ligas muito duras.
Você pode utilizar brindes para agradar aos clientes e ainda por cima divulgar sua marca – muito melhor do que os cartões que podem ser jogados fora pelo cliente, e ainda poluir o meio ambiente.
Confira onde o laser pode ser utilizado:
- Rotulagem dos produtos como proteção contra plágio;
- Marcação a laser funcional, como tamanho, diâmetro etc.;
- Informações do produto como data de fabricação, número do lote ou número de série;
- Códigos de rastreabilidade permanente;
- Códigos DataMatrix para garantia de qualidade;
- Placas de identificação processadas a laser etc.
Conheça o poder das sacolas personalizadas para sua loja
A sacola personalizada, bem como bolsas e mochilas, necessita de planejamento, em conjunto com bons projetos de decoração.
É necessário produzir produtos ergonômicos e, ao mesmo tempo, com design arrojado e que, ainda, sejam práticos para satisfazer o clientes, propagar sua marca e melhorar o desempenho de sua loja.
Um dos principais pontos é o acabamento: ele é essencial para a qualidade e resistência da peça. A alça para sacolas com ponteira, por exemplo, possibilita a inserção de cordas para facilitar o transporte do produto, com riscos mínimos de desprendimento.
As alças de ponteiras utilizadas nas sacolas são um diferencial na hora de agradar os clientes.
Um diferencial no comércio são as sacolas distribuídas para os clientes com os produtos comprados, mas para que elas realmente destaquem a sua loja é preciso de uma alça para sacolas com ponteira.
A alça para sacolas com ponteira pode ser confeccionada em diversos materiais como nylon, polipropileno, tecido e papel torcido.
A ponteira é geralmente de metal e acompanha o ilhós, outro acabamento de metal aplicado no furo da sacola, por onde será passado o cordão.
Além de evitar que o produto se desprenda, temos como principais vantagens do uso da alça para sacolas com ponteira:
- Aumento da durabilidade e resistência do produto;
- Facilidade de confecção da alça para sacolas com ponteira, já que o acabamento é simples, porém tem alta eficiência;
- Baixo custo de investimento;
- Possibilidade de troca apenas da ponteira;
- Disponibilidade de diversos tamanhos, cores e texturas da alça.
Além da alça para sacolas com ponteira, outros acabamentos são importantes para a produção de mercadorias com qualidade tais como a pintura em verniz, do produto, e o revestimento da peça, feitos de acordo com a necessidade de cada cliente.
Marketing e atração de clientes para a loja
Por fim, para melhorar o desempenho da sua loja, é fundamental traçar um bom planejamento de marketing junto a profissionais especializados.
Para auxiliar nesse processo, o apoio de um consultor de marketing pode ser bastante interessante.
Isso porque, junto a equipe, será possível identificar as reais necessidades dos clientes e como sua marca soluciona essa dor, criando campanhas que realmente se comunicam com o público-alvo.
Nesse caso, as campanhas podem ser desenvolvidas tantos para meios tradicionais e físicos, até mesmo ações para o marketing digital, alcançando um maior público e, consequentemente, um melhor resultado.