Não tem como negar que os hábitos de consumo das pessoas mudaram muito nos últimos anos. Com o mercado acirrado e a quantidade de lojas virtuais disponíveis, reter a atenção do público se tornou um pouco desafiador para qualquer e-commerce.
Dessa forma, adotar boas estratégias, por exemplo, SEO para e-commerce, vai ajudar a alavancar as vendas do seu negócio, independentemente de qual seja o ramo de atuação da sua empresa.
Inclusive, em meio à pandemia, só as compras feitas pela internet cresceram em torno de 47% no início de 2020, é o que aponta a pesquisa de Ebit/Nielsen divulgada pela Revista Exame.
Por isso, é fundamental que as empresas invistam nessa modalidade, já que é um setor que está em constante crescimento.
Portanto, se deseja fomentar as vendas do seu comércio eletrônico, mas não sabe como, basta acompanhar algumas dicas que fornecerão a chave do sucesso para a sua marca vender mais.
Qual é a importância do e-commerce?
O futuro já é uma realidade. Graças às novas tecnologias, esse feito se tornou vantajoso tanto para os clientes quanto para os empresários. Dentre os benefícios em ter uma loja on-line, destacam-se:
- Investimento inicial econômico;
- Disponibilidade de vendas 24 horas;
- Relacionamento mais próximo com o cliente;
- Acompanhamento dos indicadores de performance.
Com certeza, montar uma loja virtual é uma das opções mais rentáveis para o seu empreendimento. Isso porque a preocupação em atender às necessidades do consumidor, gerenciar e organizar as atividades expandirá os seus serviços, resultando em altos ganhos.
E-commerce: como aumentar as vendas da sua loja?
Além da economia, propagar a empresa também é um requisito importante. Por meio dela, o reconhecimento acontece de forma natural e orgânica. No entanto, para alcançar novos patamares, é essencial aplicar as estratégias a seguir.
1 – Tenha uma persona bem definida
Seja assertivo! Ter um público segmentado é compreender as demandas do seu cliente, reconhecendo as dores dele. Desse modo, esteja sempre à disposição para solucionar os problemas.
Logo, traçar o perfil da sua persona facilitará a abordagem correta a ser utilizada, possibilitando a fidelização dos clientes, atraindo novos, assim como aumentando as chances de concluir as vendas.
2 – Recolha informações de contato
O e-mail é um ótimo canal de conexão. É por meio dele que você conseguirá despertar o interesse do visitante para as novidades da sua loja, seja ela de qualquer ramo possível, por exemplo:
- Roupas;
- Móveis;
- Tecnologia;
- Decoração;
- Entre outras opções.
Ao enviar as ofertas, a oportunidade de tornar o cliente potencial em ativo dispara. Quando alguém fornece o e-mail é porque se identificou com os seus produtos, só está esperando a promoção certa para comprar.
3 – Divulgue nas redes sociais
A sua marca precisa de uma identidade visual. Com esse intuito, as redes sociais são uma ferramenta valiosa para colaborar na construção da imagem da companhia. Sendo assim, é primordial se manter ativo nas mídias sociais.
Dito isso, a criação de um planejamento para as postagens, bem como entregar conteúdos relevantes para os seguidores, acarretará em mais visibilidade.
4 – Ofereça diferentes meios de pagamento
Oferecer diversas formas do consumidor poder pagar suas compras é uma boa tática para alavancar suas vendas exponencialmente.
Transmitir segurança para o comprador concederá mais credibilidade aos seus negócios. Afinal, ele quer ter a certeza de que não terá nenhum contratempo futuramente, ao preencher os dados.
Além disso, há fortes probabilidades de atingir variados públicos ao disponibilizar múltiplos meios de pagamento.
5 – Aplique as técnicas de SEO
SEO (Search Engine Optimization) significa a otimização de sites, blogs e páginas. É um conjunto de técnicas usadas para impulsionar as vendas da sua empresa, colocando a página do site nos primeiros rankings de pesquisa.
Para concorrer ao topo do mecanismo de busca, é preciso aplicar tais práticas de SEO como:
- Títulos com palavra-chave;
- Palavra-chave na primeira ou segunda frase;
- URLs curtas que contenham a palavra-chave;
- O nome do arquivo da imagem deve incluir a keyword também;
- Parágrafos curtos;
- Adicionar link building à publicação;
- Fazer uso dos subtítulos e bullet points.
O texto também é uma plataforma de venda. Ao seguir essas dicas, o Google entenderá que o seu conteúdo é muito significativo.
Por isso, apostar no marketing de conteúdo, criando um blog vinculado ao site da sua loja, aumentará as visitas dos usuários da internet que procuram sanar suas dúvidas.
Consequentemente, empenhar-se na elaboração do seu site, tal qual do blog, vai transformar sua marca em uma referência na área de atuação.
6 – Aposte nos diversos canais de atendimento
Empregar o atendimento omnichannel trará mais praticidade, eficiência e rapidez às assistências prestadas ao cliente. Essa plataforma permite que o contato entre o consumidor e a empresa seja feito por:
- E-mail;
- Chat;
- Telefone;
- Redes sociais;
- Lojas físicas.
Dessa forma, é possível acompanhar todo histórico dos serviços prestados, contribuindo para resolver ou influenciar as tomadas de decisões dos clientes.