Para um negócio conseguir projeção e confiabilidade é preciso que nele haja investimento na segurança dos colaboradores e do patrimônio, como no caso de indústrias da construção civil que investem em linha de vida para que seus trabalhadores possam trabalhar em altura sem problemas algum.
Assim como outras empresas aplicam capital em maneiras de assegurar seu espaço físico com a instalação de câmeras.
Enfim, para que uma empresa possa ser considerada segura é preciso que o investimento ocorra em práticas de segurança que protejam o patrimônio e também o recurso humano.
Nesse artigo falaremos sobre ações que podem ser tomadas que vão desde o controle de acesso de pessoas na empresa até o uso de câmeras e serviços específicos de segurança.
Entendendo o papel da segurança do trabalho no negócio
Uma das formas de garantir a segurança é entender o conceito de segurança do trabalho. A segurança do trabalho é um conjunto de normas, atividades, ações preventivas usadas para que a segurança dos ambientes do trabalho, externo e internos sejam garantidos.
A segurança do trabalho também está relacionado de forma direta na prevenção de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho, como garantir que o auto de vistoria do corpo de bombeiros MG seja liberado para a instalação da empresa.
Assim, o setor de segurança do trabalho dentro de uma empresa é muito importante, pois permite que a qualidade de vida dentro do ambiente do trabalho seja garantida, e influenciando de forma direta na produtividade e na redução dos custos.
Ações preventivas como a conscientização de equipamentos para linha de vida, uso de equipamentos de proteção individual evitam gastos com ações trabalhistas.
Abaixo falaremos sobre algumas ações tomadas tanto no âmbito externo como no interno para a segurança do negócio.
Dicas para aumentar a segurança no trabalho
Como falamos a segurança do trabalho incluem ações do lado do patrimônio e do lado do recursos humano.
Abaixo falaremos sobre pontos de investimento para o aumento da segurança no ambiente.
1. Controle de acesso do seu negócio
Uma das formas mais seguras para que a proteção do ambiente e do patrimônio é o eficiente controle de pessoas dentro da empresa. E para que esse controle seja feito de forma adequada investir em tecnologias de segurança como a biometria é a solução.
O acesso com biometria garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a empresa. Também é indispensável a contratação de um porteiro, que facilitará o controle do acesso.
2. Tenha seguranças
Um serviço que é essencial para que a segurança do patrimônio e a segurança das pessoas seja garantida é a contratação do serviço de segurança terceirizado.
Eles além de permitirem o monitoramento do fluxo de pessoas durante o dia, eles possuem turno noturno, fazendo rondas constantes.
Existem empresas de controle de acesso que podem fornecer profissionais qualificados e treinados para agirem na portaria e em diversos locais.
Dessa maneira, a segurança é aumentada e a possibilidade de ações de intrusos na empresa são diminuídas.
3. Invista em câmeras para monitoramento do seu negócio
Um dos equipamentos indispensáveis para aumentar a segurança do patrimônio e das pessoas é o monitoramento com câmeras de segurança.
As câmeras permitem que o monitoramento seja remoto, diminuindo as chances de uma empresa de sofrer ataques, afinal, é possível o reconhecimento caso este seja filmado.
Caso a empresa sofra alguma invasão as câmeras ajudam a identificar como o incidente ocorreu.
4. Faça treinamentos periódicos
Assim como a linha de vida horizontal permite que trabalhos em altura sejam feitos com segurança. Uma das formas de fazer com que a segurança do ambiente e dos colaboradores aumente é o trabalho em equipe.
Portanto, o treinamento de segurança para todos os colaboradores é essencial para que todos saibam agir antes e depois de um acontecimento de invasão.
Essas campanhas de treinamentos são realizados pelo setor de segurança do trabalho.
5. Tenha os documentos legais de segurança do trabalho
Um fator que aumenta a segurança dos colaboradores é o desenvolvimento de diversos tipos de programas. Esses programas permitem a definição de soluções dentro do ambiente, protegendo o colaborador.
Os programas são elaborados e possuem os seguintes modelos:
- Programa de Riscos Ambientais;
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
- Atestado de Saúde Ocupacional;
- Análise Ergonômica do Trabalho.
Esses programas ajudam no desenvolvimento de soluções de segurança para os colaboradores.
Assim, vimos que o aumento da segurança do patrimônio e dos recursos humanos são possíveis com investimentos ligados aos equipamentos de segurança, profissionais qualificados e programas de segurança do trabalho.