O empreendedorismo é um assunto que tem crescido e despertado o interesse de muitas pessoas. Basicamente, o empreendedorismo é caracterizado como quando alguém identifica uma situação ou problema e desenvolve uma solução para isso, criando algo positivo e que dê lucro.
Para se tornar empreendedor é preciso ter coragem, ideias inovadoras, apostar em criatividade, tecnologia e sempre buscar um diferencial competitivo no mercado.
Hoje em dia, a imagem do empreendedor está muito associada às empresas, a novas iniciativas, formas de financiamento e investimento.
Separamos algumas dicas para você que deseja ser empreendedor e abrir seu próprio negócio. Confira.
O passo a passo do empreendedorismo : planejamento é tudo!
Para se tornar um empreendedor, existem alguns passos que a pessoa deve seguir para ter sucesso e desenvolvimento profissional.
O ideal é que o empreendedor realize um plano de negócio, fazendo o levantamento sobre o que ele pretende trabalhar, qual é o público-alvo, o tipo de produto, a forma e enquadramento jurídico, dentre outros.
Após isto, é interessante que o empreendedor realize um estudo do mercado, verificando qual é sua concorrência direta, analise quem serão seus fornecedores, de onde virá a matéria-prima, o processo de fabricação.
Depois disso, é interessante que o empreendedor crie um Plano de Marketing, ou seja, descreva as atividades e metas que pretende alcançar.
Como também, quando será o preço e custo do produto, qual será o lucro, analise as estratégias de promoção, identidade visual da empresa e crie medidas para atrair o cliente.
Outra dica é identificar onde o empreendedor montará sua loja, tanto loja virtual quanto física, se será algo físico, online, se ele procurará escritorios para alugar. Por conta dos gastos em se construir, o aluguel tem se mostrado uma boa opção para iniciar um empreendimento.
O último passo é o orçamento, o capital de giro, o quanto o empreendedor tem e quanto ele precisa para chegar em seu objetivo. Com isto, ele consegue traçar caminhos para chegar em sua meta.
Realizando um planejamento e se atentando nestes detalhes, o empreendedor consegue ter uma visão panorâmica do que ele tem e o que ele realmente precisa, para que trace boas estratégias e tenha decisões assertivas.
Encontrando o seu espaço
Como citamos acima, o aluguel de salas tem se mostrado uma opção mais viável para o empreendedor abrir seu negócio.
Existe sala comercial para alugar por um preço mais em conta, sendo extremamente viável economicamente, até para que o empreendedor consiga realizar testes com o objetivo de verificar se o empreendimento que ele deseja abrir dará certo ou necessita de ajustes para tal.
Uma outra aposta, ainda no sentido de locar um espaço, é que muitas pessoas têm apostado também no aluguel de escritório compartilhado, dividindo espaço com um local ou loja que já possui certa visibilidade da clientela.
É fundamental definir em que espaço ficar, pois este é um passo essencial para sucesso nos negócios. Ele precisa ser bem localizado, ter visibilidade, espaço suficiente para agregar seu negócio e funcionários com segurança, dentre outros detalhes.
Automação comercial: facilitando o seu trabalho
Além da importância de encontrar um espaço para se instalar, seja um escritorio compartilhado ou não, existem outros processos dentro de uma empresa que são importantes e estão crescendo.
A evolução tecnológica tem unido cada vez mais o ser humano com a máquina, de modo que os equipamentos conseguem realizar várias atividades de forma mais rápida e assertiva, a partir de uma programação.
Neste processo surge a automatização, que pode ocorrer no setor industrial, automotivo e até no comércio.
Automatizar processos representa utilizar maquinas e programá-las para que desempenhem o serviço com mais agilidade e precisão. Ou seja, os benefícios em automatizar o processo comercial são:
- Agilizar procedimentos feitos manualmente;
- Garantir maior eficiência;
- Conta com o apoio de softwares que conseguem realizar a coleta de dados, trazendo informações com precisão;
- Diminui a possibilidade de erros;
- Otimiza o tempo do funcionário;
- Melhora no atendimento;
- Maior rendimento empresarial.
Várias ações podem ser automatizadas como é o caso da digitação de preços, base de cálculos de valores, emissão de nota fiscal, compras, dentre outros. Outra ação interessante que pode ser automatizada é a de contar dinheiro.
Já existe a contadora e separadora de moedas, que trabalha com agilidade financeira. Ela pode ser usada em mercados, padarias, restaurantes, farmácias, terminais de ônibus, empresas de contabilidade, bancos, dentre outras.
O mais interessante é que a máquina emite um relatório com a contagem e os dados corretamente, facilitando as atividades diárias e minimizando erros.
Com todas estas dicas, você está pronto para buscar orientação junto a profissionais especializados em empreendedorismo e por meio de bom planejamento, obter visibilidade e sucesso no mercado.