Dicas de gerenciamento de setores para fábricas

Se você está com problemas para gerenciar os setores de sua fábrica, já tentou de tudo mas ainda não obteve resultados e não sabe mais o que fazer, continue lendo este artigo, prometo que será de grande ajuda! 

Os setores de fábricas podem ser tanto os setores industriais, quanto os setores comerciais. Hoje a pauta será o gerenciamento desses setores para as fábricas!

Como sempre reforçamos, existem muitos pontos importantes para um ambiente de trabalho. Dentre esses pontos importantes podemos listar:

 

  • O bom diálogo e boa comunicação entre os funcionários

 

Isso é fundamental para evitar intrigas, falhas no trabalho, fofocas e conversas desnecessárias.

 

  • A empatia e motivação entre os funcionários e superiores

 

Outra coisa muito importante dentro de um ambiente de trabalho, é a empatia! O superior precisa entender que sobrecarregar os funcionários só vai abalar o psicológico, gerando um cansaço mental, que resulta em desmotivação e improdutividade no trabalho.

É preciso ter empatia para reconhecer os limites e saber quando um funcionário não está em seu melhor dia para trabalhar. Nesse caso, o correto a ser feito é dispensar o funcionário para que ele tire um descanso físico e emocional.

 

  • Manter a organização local

 

Ninguém gosta de ficar em um ambiente sujo ou desorganizado, não é mesmo? Por isso é muito importante que todos os funcionários mantenham seu espaço de trabalho sempre organizado e busquem fazer o menor tanto de sujeira possível. 

É considerável que o local possua funcionárias na área da limpeza, pois cuidar da organização os funcionários até conseguem, mas a limpeza é algo mais pesado (digamos assim), e dependendo da função, nem todos os funcionários conseguem dar conta.

 

  • Não ser agressivo nem ficar com intrigas na empresa

 

As intrigas pessoais entre funcionários devem ficar do lado de fora da empresa, pois além de atrapalhar o desempenho da empresa, se houver agressividade os funcionários podem sair com ferimentos graves e talvez precisar até de socorro hospitalar.

Gerenciamento de setores para fábricas

Vamos agora às dicas de gerenciamento de setores para fábricas! A seguir, vamos listar as melhores dicas para te ajudar a lidar com o gerenciamento de sua fábrica e os erros cometidos que comprometem a fábrica:

Erros que atrapalham o gerenciamento de uma fábrica:

 

  • Não possuir um plano B (preventivo)

 

Não podemos contar com a sorte, muitas das vezes pode acontecer de os planos da empresa não saírem como esperado. Nesse caso a fábrica precisa ter um plano B já esquematizado para não sofrer com tanta dor de cabeça e tudo dar certo no final.

Elabore esse plano de acordo com os problemas que você acha que poderão surgir.

 

  • Não dar a devida capacidade aos funcionários

 

Como são os funcionários que fazem a parte prática da fábrica, eles precisam e muito serem capacitados com os ensinamentos necessários. Portanto, invista em cursos básicos, como workshops para capacitar ainda mais seus funcionários.

Digamos que isso é um ótimo investimento, já que além de agregar ao conhecimento do funcionário, também vai trazer muito mais benefícios para a fábrica.

 

  • Oferecer o suporte necessário aos funcionários

 

Não adianta nada querer um bom serviço, mas não oferecer o suporte preciso para os funcionários. Esteja sempre ouvindo o que seus colaboradores têm a dizer, o que precisa ou não de manutenção, o que está sendo difícil para eles, dentre outros.

O superior deve estar sempre aberto para ouvir seus colaboradores, afinal, são eles que estão com a mão na massa.

Dicas para gerenciamento de setores para fábricas

 

  • Fazer boas inspeções e oferecer certificados

 

Hoje em dia, apenas oferecer um produto com boa qualidade não é mais suficiente, é preciso também manter um controle regrado sobre a qualidade desses produtos.

Alguns clientes gostam de presenciar um certificado de qualidade, por isso é muito importante fazer uma boa inspeção de qualidade, para que o inspetor faça uma análise dos produtos para identificar as conformidades e não conformidades.

 

  • Planeje sua programação inteira

 

Já com grande demanda de pedidos em mãos, você sentirá uma grande necessidade de um planejamento melhor para sua fábrica.

Para isso, o melhor a ser feito é planejar toda a ordem de produção, incluindo todo o tempo e as matérias que vão ser usadas.

Também é importante analisar as matérias ácidas da produção, ou seja, fazer uma boa avaliação dos focos que podem sofrer melhorias em sua produção.

Dessa forma, a fábrica vai poder contratar mais funcionários para mão de obra e até investir em maquinas e equipamentos de qualidade.

 

  • Atente-se aos custos

 

É preciso que os custos estejam sendo sempre estudados, para não perder lucros ou sair no vermelho. O correto é recorrer a um engenheiro de produção, pois ele já é experiente nessa área e saberá te auxiliar nessa questão.

Conclusão

Mesmo que seja uma tarefa complexa, gerenciar setores de fábricas não precisa ser tão estressante quanto a maioria das pessoas pensam que é.  Seguindo nossas dicas, temos certeza que conseguirá o sucesso na sua gestão.

Saber dialogar e planejar podemos considerar como duas soft skills de extrema importância para qualquer gestor. Pois se você domina estas duas habilidades, com toda certeza terá calma para resolver os problemas antes mesmo deles acontecerem.

Esperamos que o texto tenha te ajudado, e se gostou, deixe um comentário para nós. Ficaremos felizes em saber o que você tem a dizer.


Texto desenvolvido em parceria com a Oficinox.