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Dicas de como investir em uma gráfica

Para você que quer empreender e escolheu abrir uma gráfica rápida, mas não sabe por onde começar, saiba que não há grandes dificuldades nisso.

Seja para vender caneca acrílica personalizada ou serviços de impressão, neste artigo, abordaremos os principais pilares para uma gráfica de sucesso, seja ela física ou online.

Defina a localização

Um dos primeiros passos ao abrir um negócio é definir a localização, visto que por meio dele será possível descobrir qual será seu público-alvo, bem como os concorrentes.

Portanto, considere que sua gráfica deve estar onde o público está, sendo de fácil acesso e grande fluxo de clientes e fornecedores.

No entanto, caso isso não seja possível, procure sempre avaliar o plano de negócios da gráfica, observando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (matriz SWOT).

Estabeleça quem será seu público

Após escolher a localização, considere a possibilidade de atender a diferentes mercados ao mesmo tempo, não apenas a um nicho específico.

Por exemplo, se uma empresa solicitar determinada quantidade de agenda personalizada com nome para distribuir como brinde, ou se um consultor solicitar cartões de visitas, sua gráfica poderá atender.

O que vai determinar o nível do serviço e o fechamento de contratos certamente são os seus equipamentos e impressoras.

Escolha bons equipamentos

Em complemento ao tópico anterior, lembre-se que não há como montar uma gráfica sem possuir as melhores impressoras. 

Entretanto, fazer uma escolha assertiva pode ser complicado para quem está iniciando. A princípio, os equipamentos iniciais necessários são: 

  • Impressora; 
  • Vincadeira;
  • Guilhotina;
  • Plastificadora; 
  • Perfuradora.

Assim, já é possível fazer a produção de cartões de visitas, agendas, panfletos com bobina picotada 20×30, folders, cardápios, cadernos, documentos plastificados, entre outros.

Apresente seus serviços

Ter conhecimento de todos os serviços que uma gráfica pode vender é fundamental para um bom faturamento. 

Uma dica nesse sentido é fazer testes daquilo que os consumidores precisam, e não necessariamente o que você quer vender, visto que o interesse deve vir do cliente.

Ademais, não se esqueça de ficar atento às tendências e anseios do público-alvo, afinal, oferecer o básico não funciona com tamanha concorrência.