Uma data que promete aquecer o varejo é o Dia do Supermercado. Sim, um dos locais favoritos de muita gente também tem um dia para chamar de seu!
São tantas datas comemorativas que nem sempre conseguimos acompanhar todas, mas, sem dúvidas, elas são momentos ideais para quem quer economizar em qualquer tipo de compra, usando cupons de desconto e conseguir benefícios.
E tanto consumidores quanto lojistas conseguem aproveitar esse dia. Saiba mais sobre a data e por que ela é importante para o varejo!
12 de novembro: Dia Nacional do Supermercado!
Apesar de nem todo mundo conhecer a data como o Dia Nacional do Supermercado, o dia 12 de novembro é destinado a esse segmento para reconhecer sua importância no Brasil.
Afinal, são essas lojas que abastecem a mesa de todos os brasileiros, independentemente do formato em que atuam ou dos produtos que oferecem.
A data 12 de novembro está relacionada com a lei de regulamentação desse tipo de serviço – que é mais nova do que a maioria das pessoas pensa. Foi apenas em 1968 que os supermercados foram regulamentados no Brasil, justamente no dia 12 de novembro.
Antes, os mercados e supermercados atuavam de maneira autônoma, sem suporte e, muitas vezes, sem ter acesso a muitos produtos, o que dificultava tanto a vida do vendedor quanto dos seus clientes.
A partir da regulamentação, os supermercados passaram a ter permissão de vender mais tipos de alimentos, além de passarem pelas fiscalizações de segurança e sanitárias, o que também contribuiu indiretamente com a saúde da população.
Como a data aquece as vendas
Assim como toda data comemorativa, o setor varejista sempre busca maneiras de aproveitar a comemoração para aumentar seu faturamento e oferecer benefícios e descontos aos seus clientes.
Assim, é possível observar promoções especiais, benefícios para os clientes, campanhas, ações específicas, entre outros. Tudo isso para atrair clientes e conseguir vender mais.
As datas comemorativas têm histórico de conseguir atrair mais vendas. O Natal, por exemplo, é o momento de maior faturamento do varejo, incluindo os supermercados: são cerca de 60 bilhões de reais movimentados todo o ano.
Logo em seguida vem o Dia das Mães, com 28 bilhões de reais rodando a economia varejista pelos presentes e as comemorações.
Apesar de o Dia do Supermercado não ter um apelo tão grande nesse sentido, mesmo assim é possível pensar em campanhas que sejam benéficas tanto para o lojista quanto para os clientes.
Como aproveitar o Dia do Supermercado
Mas, afinal, como aproveitar a data? No caso dos lojistas, é preciso se preparar para conseguir oferecer bons descontos e serviços diferenciados para os seus clientes.
Assim, para os varejistas de supermercados, é interessante pensar em:
- Campanhas que divulguem o Dia do Supermercado;
- Pensar em descontos especiais para esse dia;
- Oferecer benefícios;
- Fazer o lançamento de algo novo na data;
- Oferecer descontos nos produtos principais, sejam de alimentação ou não;
- Criar cupons de desconto para uso no dia e posterior.
No caso dos consumidores, é possível aproveitar o Dia do Supermercado procurando pelas lojas com promoção, buscando cupons de desconto (principalmente para redes nacionais, com sites online) e pesquisando muito.
A regra é sempre aproveitar todas as datas comemorativas para economizar cada vez mais, principalmente no setor alimentício, que apresenta valores elevados nos últimos anos. Aproveite!