Para Abrir empresa em Osasco, e outras localidades, é preciso pensar em uma série de fatores. Muitas pessoas acabam ficando confusas nesse processo e terminam por tomar as decisões erradas ou demoram muito mais tempo que o necessário até conseguir abrir a sua empresa.
Neste artigo, você recebe as melhores informações e dicas para abrir a empresa. Desde a lista de documentos necessários para o licenciamento de construção até dicas de administração.
Os primeiros passos
Cada cidade possui o seu conjunto de normas e exigências para a abertura de uma empresa. Isso significa que o processo não será o mesmo para quem mora em Osasco e quem mora na capital, por exemplo.
Mas, em todos os casos, é necessário fazer o registro na Junta Comercial, escolher um nome que esteja disponível para aquela atividade e obter as permissões necessárias.
Existe o Alvará do Corpo de Bombeiros, que serve para garantir que o lugar é seguro. Existem dois documentos, que variam de acordo com o nível de risco: o CLCB e o AVCB.
O primeiro é feito por um técnico e mais usado em empresas pequenas, que apresentam pouco risco. Já o segundo é para empresas que oferecem mais perigo e é feito pelo próprio Corpo de Bombeiros.
Outra permissão fundamental é o Alvará de Funcionamento. Esse documento precisa ser solicitado na prefeitura e os procedimentos exigidos variam de acordo com a localização.
Já no início das atividades, é aconselhável que algumas medidas sejam tomadas para a organização da companhia. Após a fase de Recrutamento e Seleção, os contratados precisarão fazer o exame admissional para que possam ser contratados, como determina a lei.
A dica é que antes mesmo de iniciar a seleção já se pode buscar as empresas da área e fechar parceria com alguma. O intuito é fazer um bom negócio, estudando todas as opções para conseguir um resultado satisfatório.
O objetivo desse exame médico é resguardar tanto a empresa quanto os seus funcionários.
Faz-se o exame logo no início e também ao final dos serviços, além do Exame periódico clt, tornando possível identificar qualquer problema de saúde consequente do trabalho na empresa ou comprovar que o funcionário já possuía algum problema de saúde antes mesmo da contratação, deixando a empresa isenta das responsabilidades.
Dada a importância do processo e a sua obrigatoriedade, existem muitas vantagens em escolher a clínica ou profissional ideal.
Há a opção de fazer o exame médico no prédio da empresa, recebendo o médico responsável no espaço e, o mais comum, há a opção de encaminhar os contratados até o espaço de atendimento do médico.
Dependendo da situação, ambas as opções podem ser mais vantajosas, depende do tamanho da empresa, da velocidade desejada para o processo, do tipo de parceria, etc.
Quando construção e reforma são necessários
Há casos em que é necessário realizar trabalhos de construção e reforma antes de iniciar as atividades. Sobretudo quando se trata de uma franquia, que exige um ambiente padronizado. Há algumas atividades comerciais nas quais a modificação da estrutura é inegável, por exemplo, quando é necessário fazer a construção de uma cozinha industrial.
Nesses casos, o processo de abrir a empresa acaba se tornando um pouco mais complicado. Por exemplo, é preciso conseguir o documento de Licenciamento de obras e construções.
No Brasil, é necessário receber a permissão da prefeitura para inciar uma obra. Isso porque é uma atividade que pode resultar em perigos tanto para as pessoas próximas ao local quanto para o meio ambiente.
Existe uma série de documentos que alguém deve conseguir se deseja fazer uma obra, além de outras medidas que devem ser tomadas. Confira a seguir os documentos necessários para obter o licenciamento de obras e construções:
- Alvará de construção;
- Ligações definitivas;
- Certidão de habite-se;
- Certidão de débito do INSS;
- Averbação da construção;
- Escritura.
A maior parte desses documentos são solicitados na prefeitura e o melhor é que se faça isso o mais rápido possível. Alguns deles precisam de taxas para serem conseguidos e é interessante pesquisar sobre a legislação da sua cidade para saber quanto dinheiro você vai precisar separar para isso.
Por fim, a dica para quem planeja abrir uma empresa é sempre se manter muito bem informado e não ter preguiça de realizar pesquisas de mercado. Encontrar o caminho mais rápido para iniciar as operações é o objetivo.