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Como desenvolver uma estratégia de abertura de negócios

 

Para que os negócios se desenvolvam de forma sustentável, independentemente do setor econômico, é fundamental ter uma estratégia de negócio. Para os profissionais que estão começando, construir uma base sólida no planejamento deve ser uma prioridade, pois evita grandes transtornos.

No planejamento estratégico, são apontados vários pontos relacionados à abertura de um negócio, como:

1) Planejamento operacional dos negócios

A análise operacional envolve fatores como tipo de serviço ou produtos feitos, além dos equipamentos e pessoal necessários para os novos negócios . Esta é também uma parte muito importante das projeções financeiras.

2) Planejamento de Marketing

O planejamento de marketing é importante para promover os negócios e atrair clientes, mas deve ser adequado ao negócio devido à variedade de estratégias e restrições.

Por exemplo, uma clínica que trabalha com atestado de saúde ocupacional de retorno ao trabalho deve cumprir as normas do CFM (Conselho Federal de Medicina) ao aplicar táticas de marketing digital, como não exibir propaganda enganosa, fotos de pacientes e conteúdo sensacionalista.

3) Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro deve ser completo, incluindo todos os investimentos a serem realizados, custos variáveis ​​e fixos, previsões de pagamentos, etc. Dessa forma, sérios problemas podem ser evitados, como grandes dívidas que fazem com que um novo negócio fique entupido de recursos. Afinal, este é um período crucial para as micro e pequenas empresas.

4) Análise de mercado

Análise orientada para empreendedores, pois neste caso é possível traçar o perfil dos clientes, analisar concorrentes, localização, entre outros fatores serão abordados mais detalhes ao longo do texto. Mais especificamente, a pesquisa de mercado analisa todos os fatores que afetam os negócios.

Dicas de Gestão para Novos Empreendedores

Existem algumas coisas que os empreendedores devem ficar atentos, mas os iniciantes podem aplicar algumas dicas gerais para evitar grandes perdas e maximizar resultados, como:

  • Validar o negócio;
  • Não ter conhecimento do diferencial;
  • Definir valores de forma consciente;
  • Considerar o capital de giro.

É importante que o modelo de negócio seja testado e validado, pois nem sempre a estratégia escolhida é a mais favorável. Quanto mais rápido o teste, menor a perda, que é uma forma de descobrir qual é o melhor caminho para a empresa.

Empreendedores que não percebem a diferença podem ter grandes problemas, principalmente com investidores e com o tipo de imagem que está sendo transmitida aos clientes. Para uma melhor compreensão, você deve procurar uma empresa que vende câmera térmica, que é um campo competitivo. De qualquer forma, não entender a diferença entre a marca ou o produto em si fará com que seu negócio seja subvalorizado ou superestimado, o que afetará suas abordagens nas transações comerciais.

Existe até uma grande dificuldade iniciante para alguns empresários no que diz respeito à determinação de valor, principalmente para fixar preços e estabelecer quais serão as margens. Nesse caso, é vantajoso contar com a ajuda de um profissional para evitar cálculos incorretos.

O capital de giro é basicamente o dinheiro que é reservado para que o negócio sobreviva enquanto ainda não é lucrativo. Um exemplo é uma empresa de equipamentos para laboratório de química que primeiro precisa investir em maquinário, pessoal, impostos e estoque. Nesse caso, é preciso utilizar o capital de giro com sabedoria, assim como há casos em que os empreendedores não planejam com esse recurso. No entanto, um planejamento financeiro preciso, como mencionado, é fundamental para evitar que a sobrevivência do negócio seja comprometida.

Importância da análise de mercado para os negócios

É importante buscar os dados primários que são coletados por eles mesmos e que os dados secundários são informações sistematizadas. Dessa forma, será possível obter diferentes perspectivas sobre os mais diversos aspectos, como pontos fortes e fracos dos concorrentes, perfis de clientes, preços, oportunidades, relacionamentos externos, ameaças e melhor direcionamento para o plano de marketing.

Por exemplo, um fabricante de guarda corpo em são paulo pode atender a diversos setores, desde públicos-alvo que buscam opções de personalização até empresas maiores com necessidades maiores.

De qualquer forma, é necessário analisar as empresas conhecidas, onde estão os potenciais clientes e qual é o seu perfil em geral. Claro que contratempos acontecem, mas procurando conhecer os principais erros e os conselhos certos para quem busca abrir um novo negócio, é possível estar melhor preparado.